Recuperação de desastres ou ( DR ) do inglês disaster recovery, envolve um conjunto de políticas e procedimentos para garantir a recuperação ou continuação da infraestrutura de tecnologia e sistemas de uma empresa no caso de um desastre natural, falha humana ou ainda por uma pane técnica.

A recuperação de um desastre prevê que em poucos minutos uma estrutura redundante da infraestrutura de TI e sistemas  assuma a operação total da empresa até que desastre na estrutura principal seja corrigido. Resumidamente a ideia é ter um ambiente redundante em local fora da empresa ( Físico ou  Nuvem) que será acionado em eventos disruptivos extremos. A solução de desastre Recovery é, portanto, um subconjunto da continuidade do negócio.

Pesquisas recentes indicam que a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) carecem de um plano de continuidade de negócios ou disaster recovery (DR) e neste sentido o advento da nuvem (Cloud Computing) tem facilitado bastante a adesão a esta solução com uma relação custo x benefício muito atraente.
Conheça a seguir as cinco boas razões para você ter uma solução de DR:

1. Falhas e erros humanos
Estatísticas mostram que 80% das indisponibilidades não planejadas acontecem por falhas humanas em mudanças na estrutura de TI  e 60% da indisponibilidade são resultados de configuração inadequada.

2. Economia
Considere a economia em implementar máquinas virtuais que podem recuperar os dados em caso de desastre. Antes da virtualização os custos de recuperação de desastres eram 3x maiores porque as empresas tinham vários data centers para replicar os dados, além do tempo e custos operacionais. Com as soluções em Cloud Computing os custos estão muito mais acessíveis.

3. Prejuízos
Downtime e perda de dados podem arruinar a reputação da sua marca, empresa e diminuir a confiança que pode resultar em perda de receita. Segundo a Gartner, apenas 35% de pequenas e médias empresas tem um plano DR.

 4. Falhas críticas de hardware  
Você pode comprar o melhor equipamento no mercado mas isto não garante que travamentos e paradas não aconteçam. 99% dos profissionais de TI tem experiência com falha de hardware.

5. Seus Clientes Esperam por Isto
No mundo dos negócios, seus clientes esperam ter acesso 24/7. Indisponibilidades podem significar perda de negócios e de clientes imensuráveis.

É melhor não contar com a sorte.
Ter uma infraestrutura realmente profissional e estar preparado para este tipo de situação garante a segurança dos dados da sua empresa.
O Disaster Recovery da InovTI é uma solução que existe para recuperar os serviços de TI da sua empresa após um evento extremo, que pode causar desde a interrupção no tráfego de e-mails até a impossibilidade no faturamento de produtos e serviços. Clique aqui e saiba mais sobre a solução.