Se você ainda acredita que a realização de backups é uma tarefa opcional e que deve ser uma preocupação apenas da área de TI de uma empresa, aqui vai uma informação importante: Esta atividade tornou-se obrigatória para garantir continuidade dos negócios.

As empresas que não atribuem a devida atenção ao backup na nuvem de suas informações críticas, correm altos riscos de sofrerem perdas de dados irreparáveis, principalmente devido ao fato de inúmeros incidentes ocasionados por ameaças cibernéticas – como o ransomware –  se tornarem cada dia mais frequentes. Além disso, outros incidentes como degradação de equipamentos, falhas de infraestruturas e erros humanos ocorrerem de uma hora para outra.

Uma das alternativas mais assertivas para que as empresas possam proteger seus dados e garantir a continuidade dos negócios é a realização de backup na nuvem de seus arquivos e aplicações. Mas por que a realização do backup na Nuvem é a alternativa mais assertiva, econômica e segura?
Nós destacamos 05 boas razões para que você pense nesta alternativa para o seu negócio:

1 – Backup na Nuvem ajuda a reduzir custos com dispositivos e processos obsoletos

Dispositivos de armazenamento alocados dentro da sua empresa, como discos e fitas, são muito caros e não oferecem a proteção que os arquivos da sua empresa precisam. Além disso não são operacionalizados de forma eficiente e prática.

Com o backup na nuvem, sua empresa não terá mais a despesa gerada com esses dispositivos, com insumos necessários para mantê-los funcionando e nem precisará utilizar o serviço de recursos humanos dedicados exclusivamente a esta gestão.  Você só investe naquilo que realmente utilizar.

2 – Backup na nuvem automatiza todo o processo

Se realizado de forma manual, por meio de dispositivos e recursos locais, o backup pode demorar e tomar boa parte do tempo dos profissionais da sua área de Tecnologia da Informação.

Contratar um provedor de cloud resolve esse problema, oferecendo uma plataforma que automatiza todo o processo de backup. Basta o gestor escolher os arquivos a serem copiados e agendar a realização dos backups. Assim, a equipe pode se concentrar em atividades mais estratégicas.

3 – Backup na nuvem reduz significativamente o tempo de recuperação

O backup na Nuvem garante que a sua empresa consiga realizar a recuperação rápida das informações e retomar as atividades das operações após um incidente. Isto não é possível apenas com os dispositivos de armazenamento locais.

A agilidade na recuperação é muito importante considerando que garante que as operações das empresas não sejam prejudicadas financeiramente, não hajam altas perdas em vendas, que os clientes não sejam afetados e não gerem desvantagens competitivas frente ao mercado e aos concorrentes.

4 – Backup na nuvem eleva a segurança dos dados

Você sabia que os provedores de cloud computing oferecem o recurso de criptografia de dados em trânsito e em repouso?

Desta forma, os processos de transmissão e armazenamento se tornam mais seguros e os cibercriminosos não conseguem interceptar as informações durante a realização do backup na nuvem.

Somente o gestor ou o responsável pela área de TI da empresa tem acesso à chave de criptografia necessária para restaurar os dados.

5 – Backup na nuvem retém os arquivos por um longo período de tempo

Devido à leis e regulamentos relacionados à privacidade dos dados, muitas empresas – principalmente as do setor bancário e da saúde – são obrigadas a proteger as informações de seus clientes por anos.

O backup na nuvem se mostra uma alternativa atraente em relação aos dispositivos de armazenamento locais, pois ele não sofre depreciação ao longo do tempo e possibilita a retenção de dados por até 99 anos.

6 – Backup na nuvem oferece total tranquilidade ao gestor de TI da empresa

O backup na nuvem é realizado por meio de infraestruturas de primeiro nível, seguras, escalonáveis e altamente disponíveis. Com ele, os responsáveis não precisam se preocupar se o serviço estará ou não disponível na hora que ele mais precisarem.

Os melhores provedores de computação em nuvem do mercado garantem uma disponibilidade de 99,9%, dando uma maior tranquilidade ao gestor de TI da empresa.

Se a sua empresa ainda não possui um sistema eficiente de backup na nuvem, chegou a hora de entender quais os benefícios e vantagens que este modelo agrega às estratégias de crescimento e de segurança do negócio?

Aproveite para conhecer a nossa solução Cloud Backup InovTI ou deixar suas dúvidas ou experiências sobre este assunto nos comentários abaixo!