loader image

10 principais tendências de TI para 2022

22 nov 2021 | News

É impressionante a velocidade que novas tecnologias surgem e impactam a sociedade e os ambientes de negócios. A pandemia acelerou ainda mais esse progresso e, tendências de TI que pensávamos que se concretizariam apenas anos à frente, já fazem parte do nosso cotidiano.

A título de exemplo, segundo uma pesquisa do Observatório Febraban, 60% dos entrevistados passaram a usar mais canais virtuais para se relacionar com seus bancos. Além disso, foram cerca de 10 milhões novos bancarizados no país. Esse avanço foi, em grande parte, motivado pelo auxílio emergencial ao longo de 2020 e 2021.

Não apenas no setor bancário o avanço tecnológico ficou evidente. Similarmente, em diversas outras áreas percebem-se tendências de TI importantes que vão impactar a relação das empresas com o público.

Ao ler este artigo, você vai conferir 10 das principais tendências que prometem gerar resultados ainda mais significativos nos negócios em 2022. Então, prossiga e saiba mais!

1. Chatbots ainda mais inteligentes

Com a intensificação dos canais digitais para vendas e divulgação de serviços, como sites corporativos e lojas virtuais, as empresas têm investido cada vez mais na qualidade do atendimento ao cliente. 

Nesse contexto, a implementação de chatbots inteligentes cumprem um papel cada vez mais importante. Dessa forma, garantem ganhos em escala.

Mas não basta integrar um chatbot que não consegue suprir as necessidades dos usuários. Por isso, surgem soluções de chatbots com inteligência artificial (IA) capazes de dar respostas ainda mais eficientes. Com recursos avançados, conseguem conduzir uma conversa mais natural e personalizada.

Em um passo ainda mais avançado, os robôs de voz com IA podem até ajustar o tom de voz e animação conforme o que entendem das intenções e sentimentos do cliente.

2. Uso mais intensivo dos assistentes de voz

Os assistentes de voz estão ficando cada vez mais populares. Já presentes nos smartphones, eles ganharam gadgets dedicados e fazem parte do cotidiano de muitas famílias.

Com simples comandos de voz, é possível acessar informações e iniciar ações automatizadas em casas inteligentes e até mesmo fazer compras. Assim, todo o processo pode ser feito sem a necessidade de abrir nenhuma interface gráfica ou digitar nenhum comando.

3. Criação de novos serviços a partir da tecnologia em nuvem

A computação em nuvem é uma das tendências de TI que perdura há anos e anos. Em 2022, essa estratégia continuará sendo uma das principais bases para os pilares da infraestrutura tecnológica das empresas. 

A ideia é que cada vez mais serviços, como EPRs, sejam criados especificamente para funcionar na nuvem, diferente da ideia de lançar para a cloud aplicações já produzidas.

4. Ampliação da inteligência artificial

A inteligência artificial é uma das tendências de TI que estão presentes nos artigos entusiastas todos os anos. E não é pra menos! Cada vez mais as empresas estão buscando novas aplicações, e os investimentos com IA são crescentes.

O avanço do 5G, que segundo a IDC vai gerar US$ 2,7 bilhões em novos modelos de negócios, impactará diretamente as tecnologias de inteligência artificial, aumentando as possibilidades de aplicações.

Assim, é natural que vejamos aumentar o uso de IA pelas organizações como uma forma indispensável de lidar com um crescente volume de informações e eventos.

5. Privacidade de dados e segurança

A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) foi criada com o objetivo de definir diretrizes específicas para a coleta, o processamento e o armazenamento de dados pessoais. Embora tenha entrado em vigor em 2020, ainda representa um grande desafio para as organizações. 

Segundo dados da IDC, apenas 50% das empresas afirmam estar avançadas na adequação à lei. O mapeamento e controle dos dados foi apontado por elas como uma das maiores dificuldades.

Por isso, as empresas buscam tecnologias avançadas de segurança para aprimorar os recursos de proteção aos dados, como as técnicas de computação para fornecer melhorias à privacidade (PEC). 

Essas tecnologias são utilizadas para dar proteção aos dados enquanto estão em uso, permitindo o processamento e compartilhamento ainda mais confiáveis.

6. Avanço da digitalização dos negócios


A digitalização, sem dúvidas, apresenta o potencial de promover o crescimento em escala dos negócios. 

A pandemia deixou isso claro e, ao mesmo tempo em que muitas empresas aceleraram a digitalização dos seus processos, muitos gestores entenderam a necessidade de criar um modelo de negócios que permita se manter conectado aos seus clientes independentemente da localização geográfica.

As imposições restritivas quanto a locomoção para barrar o avanço da covid-19 impactaram profundamente as relações comerciais. Em vista desse impacto, muitas lideranças estão voltando seus negócios para o eletrônico.

Além do atendimento ao público, a digitalização vem como solução para unificar equipes que, por certo período, não podiam mais ficar fisicamente juntas. Essa nova realidade do trabalho híbrido é um dos pilares dessa digitalização do ambiente empresarial.

7. Hiperautomação

A maior parte dos setores já entendeu as vantagens da automação para a redução de custos, redução de falhas e aumento da eficiência operacional. No próximo ano, os esforços também estarão direcionados no sentido de automatizar o maior volume possível de processos.

A automação avançada permite que os clientes tenham uma melhor experiência no consumo de produtos e serviços e na interação com as diferentes interfaces do negócio. Mas, para alcançar esse nível tecnológico, não é uma questão de a empresa apertar um botão de “Start”.

É importante que as lideranças estejam focadas na experiência do cliente para redesenhar seus processos existentes dentro de uma nova realidade, com uma nova infraestrutura e tecnologias. Por isso, os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) devem ser ainda maiores no próximo ano.

8. Sistemas autônomos

Nesse contexto, os sistemas autônomos são softwares autogerenciáveis que podem modificar seus algoritmos e se ajustar conforme as condições e situações a que estão condicionados. 

É verdade que já estão presentes em infraestruturas de segurança de alto nível. Mas agora podem ser migrados para a manufatura e em softwares de robôs e drones.

9. Videoconferência 

Em virtude das restrições da pandemia, a videoconferência se tornou uma das principais ferramentas para evitar a locomoção nas cidades e aglomerações. Nesse pensamento, o número de usuários dessas aplicações chegou a crescer 500% e é por isso que ela é uma das tendências de TI.

Mesmo com o avanço da vacinação e a volta à normalidade, a tendência é que esses recursos continuem sendo utilizados. Por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pelo Zoom Meetings, 90% dos usuários desejam continuar utilizando a ferramenta após a pandemia

Na verdade, fala-se no “novo normal”, em que a videoconferência poderá ter um papel ainda mais presente nas atividades cotidianas, como atendimento a órgãos governamentais, consultas e avaliações médicas.

10. Realidade aumentada em redes sociais

Uma das introduções mais bem-sucedidas da realidade aumentada na vida dos usuários foi o jogo Pokémon GO. O software, insere no ambiente físico, modelos virtuais dos personagens. Com a tecnologia, o jogador poderia facilmente interagir por meio do smartphone.

Desde então, diversas marcas têm usado a tecnologia para atrair clientes, como a Gucci que vestia um tênis virtual no cliente ou a L’Oreal, com um protótipo de espelho virtual (smart mirror) que permitia “experimentar” produtos de maquiagem.

Nesse contexto, a mais recente novidade é a publicação do metaverso. Essa é uma proposta lançada pela Meta, novo nome dado à empresa que gerencia os aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp. A ideia é unir a vida real offline com um ambiente virtual compartilhado na web. 

Gostou de conhecer as tendências de TI para 2022? Esse segmento não para! Aqui no blog da InovTI, você tem acesso a um conteúdo de qualidade que ajuda você a ficar conectado com as novidades e notícias do setor. Assine nossa newsletter e não perca nenhuma postagem!