loader image

3 soluções em TI e conectividade para ficar de olho

31 mar 2023 | Dicas de TI, Infográfico, Institucional, Serviços

Como todos sabemos, a tecnologia da informação e a conectividade ditam os rumos do mundo moderno. Atualmente, uma grande quantidade de dados e dispositivos digitais estão sendo oferecidos, permitindo aos usuários obter acesso instantâneo a informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Durante os últimos anos, a tecnologia evoluiu e se expandiu, trazendo consigo novas tendências que precisamos ficar de olho. Neste artigo, vamos discutir 3 tendências em TI.

SOLUÇÃO l – CLOUD COMPUTING

O cloud computing está emergindo como uma das principais tendências da tecnologia da informação. Com a conectividade sempre aumentando, mais empresas estão incorporando a computação em nuvem em sua infraestrutura. O uso da computação em nuvem é projetado para aumentar a produtividade, flexibilidade, escalabilidade e garantia da qualidade.

A computação em nuvem também oferece vantagens em questões de custos e desempenho. No entanto, as empresas devem considerar as questões importantes de segurança ligadas à computação em nuvem. Com as políticas de segurança adequadas e as práticas recomendadas, as empresas podem se beneficiar com a computação em nuvem, habilitando a inovação, a escalabilidade e a eficiência. Além disso, as tendências de TI como a computação em nuvem, a computação móvel, a computação em dispositivos IoT e Big Data estão ajudando a melhorar o desempenho e a eficácia das empresas. As mesmas devem investir em uma arquitetura de segurança robusta para obter o máximo de sua infraestrutura de computação em nuvem, para se beneficiar das vantagens da nuvem e ainda assim garantir a segurança e a privacidade dos dados sensíveis.

SOLUÇÃO lI – SEGURANÇA DE DADOS

Os avanços nas novas tecnologias da TI e da conectividade também estão gerando maior conscientização sobre a segurança dos dados. A segurança dos dados é o processo de monitorar, detectar e prevenir a perda ou acesso não autorizado a dados confidenciais. Os usuários estão cada vez mais conscientes sobre a importância da segurança de seus dados e estão buscando soluções para protegê-los de ataques cibernéticos.

Com o crescimento exponencial na adoção de novas tecnologias e tendências em TI, as empresas precisam ter ainda mais cuidado com a segurança dos seus dados. Por isso, é importante que sua empresa invista em segurança para proteger seus dados e sistemas. Com uma boa infraestrutura de proteção, a sua organização pode proteger-se de ameaças externas, gerenciar permissões de acesso, estabelecer boas práticas de segurança e monitorar o uso desses dados. Entenda mais sobre como essa segurança pode ajudar sua empresa a crescer e o que ela pode oferecer em termos de proteção.

As empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia para armazenar e processar seus dados. É cada vez mais importante, portanto, proteger sua informação de acessos não autorizados, roubo de informações e outros riscos. A proteção de informações se tornou um componente crítico para que as empresas consigam gerenciar corretamente seus dados. Ela tem como objetivo proteger os dados da empresa, garantindo que somente as pessoas autorizadas possam acessar e usá-los. Para isso, é importante que haja controles e procedimentos em vigor, além de mecanismos de autenticação adequados.

Além disso, com a segurança de dados você consegue monitorar as ações de usuários da sua empresa. Com isso, é possível criar alertas e auditores para detectar qualquer ação suspeita e rastrear quem está acessando ou usando os seus dados. Assim, você pode contar com um nível extra de segurança para sua empresa. Além disso, sua equipe de TI pode atuar para minimizar qualquer risco de segurança que possa afetar seus sistemas.

Concluindo, a segurança de dados tem se tornado uma das principais prioridades para as empresas. Por mais que as empresas investem em outras formas de proteção, a segurança de dados é essencial para proteger a privacidade e a integridade dos dados das empresas, sua informação confidencial e seus sistemas. Com as tendências de TI cada vez mais avançadas, as organizações precisam garantir que seus dados estão protegidos e monitorados adequadamente. Investir em segurança de dados é uma ótima forma de garantir que o seu negócio esteja devidamente protegido.

SOLUÇÃO lII – PROJETO DE SEGURANÇA

Os cibercriminosos usam diversos tipos de malware para atacar pessoas e negócios de todo o mundo. O ransomware é um dos principais tipos de malware que pode causar danos significativos aos computadores, levando a perdas financeiras ou violação de dados confidenciais. Por isso, é extremamente importante para organizações e usuários ter um plano de segurança em vigor para prevenir ou pelo menos mitigar os danos de um ataque de ransomware.

Além disso, é importante que todos os usuários e funcionários estejam cientes dos problemas de segurança e que estejam orientados conforme protocolo de segurança interno a proteger os computadores da empresa contra ataques cibernéticos. Ter um plano robusto de segurança e seguir as recomendações regulares ajudarão a garantir que os dados da empresa estejam protegidos contra ransomware e outras ameaças de segurança. Investir em treinamento e software de proteção adequado e criar backups regulares darão às empresas a segurança de que precisam para continuar a operar de forma segura, mesmo em tempos difíceis.

Um plano de segurança cibernética para empresas possui 5 fases, que tem como objetivo:

  • Identificar riscos à segurança da informação
  • Proteger os sistemas e dados dos clientes
  • Fornecer uma plataforma para o monitoramento de eventos.
  • Detectar um incidente que é uma fase em que se buscam informações sobre um possível ataque cibernético, com o objetivo de reduzir os impactos.
  • Elaborar uma resposta a esse incidente, que é uma fase em que são identificadas as atividades que deverão ser executadas para restaurar o ambiente tecnológico.
  • Recuperação que visa restaurar todos os serviços e ativos afetados pelo incidente.

CONCLUSÃO

É evidente que a TI e a conectividade estão em constante evolução e estão se tornando cada vez mais importantes na nossa vida diária. É preciso ficar de olho nas novas tendências para obter os melhores resultados. Ao estar atento às tendências apresentadas, você terá um conhecimento profundo das tecnologias e poderá maximizar seus benefícios. Se você estiver interessado em saber mais sobre cada uma delas e como elas podem beneficiar você, entre em contato conosco para obter mais informações. Prestaremos todo o suporte necessário para garantir a melhor evolução para a sua empresa.

Mantenha-se atualizado!

Siga-nos nas redes sociais! ⬇️
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK

Para mais notícias sobre cibersegurança e novidades, assine nossa newsletter! Ou acesse outros artigos que temos no site!

Vamos deixar aqui, duas recomendações, confira agora:

 

  1. O Backup em Nuvem é a melhor opção para seu negócio?
  2. Saiba como a Cloud Computing pode fazer a diferença no setor da saúde
  3. 5 TIPOS DE SEGURANÇA DE DADOS