loader image

7 passos para migrar seu ERP para Cloud

6 jul 2021 | Soluções

Está considerando migrar seu ERP para Cloud? O uso do armazenamento em nuvem, de fato, tem sido cada vez mais comum no meio corporativo, especialmente pela praticidade.

No entanto, esse não é o único benefício que essa mudança pode trazer. O uso de um software de gestão em nuvem pode ser responsável por reduzir custos e até trazer mais segurança para as informações.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar motivos para migrar seu ERP para Cloud e mostraremos 7 passos para que esse processo seja bem-sucedido. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

Por que fazer a migração?

Como dissemos, o armazenamento em nuvem, mesmo sendo algo relativamente novo, já é habitual nas empresas. Inclusive, motivos para isso não faltam. Aqui, vamos falar sobre três dos principais.

Redução de custos

Quem é gestor sabe da importância que é buscar economia sem que haja perda de produtividade ou prejuízos no longo prazo.

Assim, essa é uma das principais vantagens que a migração vai trazer. Investindo em uma solução de cloud computing, por exemplo, é possível reduzir os gastos com uma estrutura física de armazenamento.

Além disso, os custos com manutenção também diminuem. Afinal, tudo é feito de maneira remota.

Facilidade de acesso

O ERP em nuvem traz outro ponto extremamente positivo: a facilidade no acesso. 

Com esse investimento, é possível conseguir liberdade geográfica para acessar de qualquer lugar e de forma eficiente.

Nesse sentido, esse ponto também é fundamental para:

  • otimizar o trabalho da equipe de TI;
  • melhorar o desempenho;
  • trazer opções de personalização ao software de gestão.

Esses três itens são fundamentais para o crescimento de uma organização, independentemente do tamanho ou do nicho.

Maior segurança dos dados

Atualmente, a questão da proteção de dados tem sido um dos pontos mais abordados e discutidos no mundo online. Ainda hoje, é muito comum ver pessoas que têm certo receio sobre a segurança das informações no ambiente digital.

Entretanto, os serviços de hospedagem dispõe de rigorosas diretrizes que garantem uma maior proteção. Além disso, com os serviços de backup, é possível ter ainda mais tranquilidade nesse quesito.

Como migrar seu ERP para Cloud?

Agora que você já sabe das vantagens que é migrar seu software de gestão para a nuvem, chegou o momento de conhecer o passo a passo desse processo. Agora, listaremos as 7 etapas fundamentais. Acompanhe!

Passo 1: faça um planejamento detalhado

Como em qualquer atividade, o planejamento é fundamental. Logo, com esse processo de migração, não é diferente. Por isso, tenha uma visão macro da realidade do negócio antes de dar início à fase de transição.

Aqui, o mais importante é definir as necessidades da empresa no momento em relação ao software de gestão e os pontos de melhoria. Além disso, é preciso conhecer os fluxos organizacionais, tanto gerais quanto de cada setor, deixando toda a equipe na mesma sintonia.

Passo 2: tenha um bom servidor de internet

Trata-se de um ponto óbvio, porém nunca é demais ressaltar. Assim, é de suma importância lembrar que a nuvem é um serviço online, por isso, a internet de qualidade é fundamental.

Entenda que um provedor de internet que não atenda às suas necessidades organizacionais pode trazer muitas dores de cabeça na migração do seu ERP. Então, não se esqueça de avaliar bem esse item.

Passo 3: considere as opções de plataforma

Possivelmente, esse é o item que mais vai precisar da sua atenção. A escolha da sua plataforma será uma das mais complexas. No entanto, conhecendo a realidade do seu negócio e do que de fato a sua empresa precisa, fica mais fácil avaliar suas opções. 

Por isso, não faça essa escolha rapidamente. Na verdade, é preciso encontrar o software que mais se encaixa com o seu perfil e que não causará maiores mudanças no fluxo de trabalho.

Passo 4: defina as prioridades

Como todo processo de mudança, é preciso ter claro quais serão as prioridades. Essa fase vai facilitar a migração, pois definirá como será o andamento de todo o processo.

Além disso, será mais fácil avaliar se tudo tem corrido conforme o planejamento. Assim, não ignore o mapeamento de prioridades. Aqui, é importante, por exemplo, ver quais departamentos devem ser migrados primeiro e se os backups foram bem-sucedidos.

Passo 5: trate como um investimento, não como um gasto

Ainda hoje, é habitual ver pessoas confundindo gastos com investimentos. É claro que os custos devem ser avaliados com bastante cuidado e paciência, mas a visão macro dos benefícios é primordial.

Outro ponto de destaque é que esses custos são variáveis, ou seja, durante o processo pode aparecer algo que não fazia parte do planejamento inicial. Dessa forma, é preciso tratar a questão com sabedoria e ter uma reserva para esses investimentos de última hora.

Passo 6: respeite as etapas 

Tentar acelerar o processo ou queimar etapas traçadas no planejamento inicial pode ser um grande tiro no pé para a empresa. Logo, durante toda a fase de transição, é necessário respeitar o que foi determinado lá no início e fazer avaliações constantes das fases.

A migração do ERP para a Cloud não deve ser apressada, visto que pode trazer grandes danos para a empresa. Por isso, é preciso que a mudança seja feita devagar, para garantir que todos os sistemas estão se conectando como devem.

Assim, será possível identificar possíveis falhas com antecedência e apresentar as respostas necessárias sem maiores prejuízos.

Passo 7: conte com um parceiro de confiança

A área de TI tem características próprias que podem causar grande estranhamento em quem é leigo no assunto. Nesse sentido, pode até ser fácil explicar os benefícios e os motivos pelos quais as transições devem ser feitas. No entanto, acompanhar e entender o processo já é algo que traz uma complexidade maior.

Assim, é muito importante contar com o apoio de organizações parceiras, que lhe darão uma maior confiança para garantir que migrar seu ERP para Cloud será um processo bem-sucedido.

Por isso, a inovTI tem parceria com os principais players deste mercado. Além disso, contamos com uma equipe de especialistas para conduzir essa migração. Entre em contato conosco para que possamos entender melhor suas necessidades.


Cloud Computing