loader image

6 principais motivos para usar o backup na nuvem como serviço

29 jan 2021 | Soluções

Ter uma solução de backup efetiva para seus dados é essencial para cuidar de sua empresa, particularmente no mundo atual do crescimento exponencial dos dados, por isso neste artigo vamos falar sobre os 6 principais motivos para usar o backup na nuvem como serviço.

Você precisa reduzir o tempo de conclusão de backups e, ao mesmo tempo, obter acesso mais rápido aos backups para atender aos requisitos modernos de continuidade dos negócios, disponibilidade, proteção de dados e conformidade normativa. Repositórios de fita externos e outras abordagens legadas não são mais suficientes nesta era de ritmo e crescimento rápidos.

No entanto, embora o backup seja absolutamente essencial, ele não é necessariamente estratégico. Ele não vai trazer clientes novos nem acelerar sua jornada de transformação digital, não importa o quanto sua solução seja sofisticada. Não é uma área em que se quer fazer um grande investimento de capital à vista e depois gastar ainda mais somente para acompanhar o crescimento dos dados, manutenção, gerenciamento e upgrades de equipamento. Também não é desejável dedicar a essa área recursos preciosos de pessoal de TI.

Deve haver um jeito melhor e, graças à nuvem, ele existe. É o backup na nuvem como serviço, e ele está se mostrando uma revelação para empresas de todos os tamanhos, especialmente as que têm limitações de pessoal de TI e de capital. Ele permite reduzir custos, reduzir a carga de trabalho da TI, melhorar a segurança e a conformidade, aproveitar as habilidades de um provedor de serviços experiente e migrar para um modelo de preço OpEx.

Considerando esses benefícios, não é de espantar que o mercado de backup como serviço tenha um crescimento forte, a uma taxa anual composta de 27,04%.1 Não importa o tamanho da sua empresa, é hora de descobrir o que o backup na nuvem como serviço pode fazer por ela. Aqui estão seis dos principais motivos pelos quais toda empresa deveria avaliar o backup na nuvem como serviço, para já e para o futuro.

Nº 1: Maximize seus recursos de TI

A maioria das empresas atualmente está com recursos de TI limitados, particularmente de pessoal. Praticamente toda empresa tem mais oportunidades estratégicas do que pode lidar, desde atividades cotidianas, como capacitar funcionários móveis, até grandes iniciativas, como a transformação digital.

Por que gastar seus recursos limitados em uma função de “manutenção” como o backup, quando a nuvem a torna simples e pronta para usar?

Usando uma solução de nuvem moderna, você pode migrar backups facilmente para um provedor de serviços externo e ainda manter controle e visibilidade completos, criptografia de ponta a ponta e acesso rápido aos backups sempre que for preciso.

Nº 2: Reduza o custo total de propriedade

Não são apenas os recursos de pessoal que são custosos quando se tenta fazer backup por conta própria: é preciso fazer um investimento imediato em um equipamento que pode ser caro e ainda continuar aplicando CapEx em upgrades, expansões e eventuais reposições. Esse modelo antigo não funciona na era da nuvem. Sua empresa terá de investir não só em storage como também em virtualização; do contrário, a despesa seria proibitiva. Com o backup na nuvem como serviço, você pode aproveitar a elasticidade da nuvem para pagar somente pelo que precisar, quando precisar. Não é preciso superprovisionar recursos. O desempenho também é um fator importante, pois discos ou fitas provavelmente seriam mais lentos que a nuvem, causando aumento de custos.


Com o backup na nuvem como serviço, você pode
aproveitar a elasticidade
da nuvem para pagar somente pelo que precisar, quando precisar.

Nº 3: Migre para um modelo de compra OpEx 

A realidade atual é que os líderes de negócios, sejam executivos, sejam chefes de uma linha de negócios, preferem um modelo de OpEx para os gastos de TI em vez do modelo de CapEx tradicional. Ele oferece mais flexibilidade às empresas, exige um investimento inicial menor, não requer superprovisionamento e é bem mais fácil de gerenciar, planejar e orçar. A TI como um todo está migrando para um modelo orientado a serviços e o backup se adequa a ele naturalmente. De fato, como o backup na nuvem como serviço é simples de implantar, muitas equipes de TI o usam como exemplo, para mostrar à gerência o quanto a nuvem pode ser eficaz para reduzir o TCO e migrar para um modelo OpEx. Pense nisso como uma porta de entrada para a nuvem em outras aplicações e cargas de trabalho.

Nº 4: Cumpra melhores práticas facilmente

No mundo do backup, é amplamente aceito que para atender às melhores práticas, é preciso aderir à “regra 3-2-1”, ou seja:

  • 3 – Mantenha pelo menos três cópias dos seus dados.
  • 2 – Armazene seus dados em pelo menos dois tipos diferentes de mídia de storage.
  • 1 – Mantenha uma cópia dos seus backups em um local externo.

Para muitas empresas, enviar backups para um local externo pode ser um desafio devido a limitações na largura de banda, volumes de dados em expansão e falta de recursos para criar ou manter um repositório de backup externo real. Mas com a solução certa de backup na nuvem como serviço, você pode mover os backups facilmente para um provedor de serviços de nuvem que tenha a largura de banda necessária, sem custo adicional.

Nº 5: Aproveite o conhecimento e a experiência de um provedor de serviços

Conforme as empresas migram mais cargas de trabalho e aplicações para a nuvem, elas obtêm grandes benefícios ao trabalhar com um provedor de serviços de nuvem experiente. O backup na nuvem é simples por um lado, mas complexo por outro, em grande parte porque há toda uma gama de opções cujo valor varia de uma empresa para outra, dependendo das necessidades particulares delas. Talvez sua empresa
precise de um simples repositório de dados, ou talvez, precise que alguém o gerencie para ela. Talvez você precise de recursos adicionais de segurança, conformidade ou soberania, dependendo de onde e como você opera. Você pode optar por uma solução que ofereça replicação em acréscimo ao backup, para contar com recursos adicionais para recuperação de desastres. Ao trabalhar com um provedor de serviços gerenciados de nuvem, você pode fazer uma avaliação prática de necessidades e implantar uma
estratégia específica para sua empresa em particular.

Nº 6: Simplifique, acelere e melhore a recuperação de desastres

Ao mudar para o backup na nuvem como serviço, você vai melhorar imediatamente sua capacidade de responder a um desastre ou qualquer outro evento que afete a disponibilidade.

Você poderá cumprir as melhores práticas e a regra 3-2-1 de backup, ou seja, ter seus dados essenciais para os negócios em um local externo na nuvem. E como eles estarão na nuvem, você poderá acessá-los e recuperá-los rapidamente, em vez de, por exemplo, ter os backups em fitas guardadas em algum lugar em uma instalação de storage subterrânea.

Se você realmente quiser simplificar, acelerar e reduzir os custos da recuperação de desastres, pode optar por uma solução e um provedor de serviços que também ofereça replicação baseada na nuvem. Isso vai oferecer uma recuperação de desastres eficiente e acessível, com objetivos de tempo de recuperação (RTOs) e de ponto de recuperação (RPOs) de menos de 15 minutos para todas as aplicações, sem ter de investir em um segundo local.

Ao trabalhar com um provedor de serviços gerenciados de nuvem, você pode fazer uma
avaliação prática
de necessidades e
implantar uma estratégia
específica para sua empresa em particular.

O que procurar em uma solução

Ao avaliar o que se deve procurar em uma solução de backup na nuvem como serviço, deve-se considerar algumas características críticas, incluindo:

Software de backup líder do setor, desenvolvido para aproveitar os ambientes altamente virtualizados da atualidade. Procure uma solução com recursos modernos,
com criptografia de ponta a ponta e conectividade simples com alta largura de banda para levar seus backups para um local externo e para o repositório de backup
do provedor de serviços de nuvem.

Um amplo conjunto de parceiros de nuvem, incluindo todos os maiores provedores
de nuvem pública – como Amazon Web Services, Microsoft Azure, IBM Cloud, Google Cloud, Alibaba Cloud e Oracle Cloud – além de uma ampla gama de provedores de serviços de nuvem gerenciados que podem prestar orientação e assistência.

Vários recursos e funções que se adequam às necessidades da sua empresa, quer você, como usuário de nuvem de primeira viagem, procure um repositório simples, quer esteja buscando maximizar a disponibilidade e a proteção de dados com recursos de valor agregado, como aceleração de WAN ou failover de site completo para um site de DR remoto.

Se você realmente quiser simplificar, acelerar e reduzir os custos da recuperação de desastres, pode optar por uma solução e um provedor de serviços que também ofereça replicação baseada na nuvem.

Dando o próximo passo

Quando se trata de atender às necessidades de negócios atuais e obter os seis benefícios críticos citados acima, a melhor opção para uma empresa de qualquer tamanho é usar soluções de nuvem da Veeam em conjunto com um provedor de serviços gerenciados de nuvem. Essa combinação oferece:

  • • Backups hospedados externamente
    • Controle e visibilidade completos
    • Uma arquitetura moderna de backup
    • Criptografia de ponta a ponta
    • Tecnologia de aceleração de WAN integrada
    • Um amplo conjunto de provedores de serviços de nuvem, incluindo todas as
    principais opções de nuvem pública

Sua empresa está pronta para dar o primeiro ou o próximo passo na jornada
para a nuvem e desfrutar do backup na nuvem como serviço?


Fale Conosco