5 desafios da Conexão 5G que devem ser superados pelas empresas

As inovações e evoluções tecnológicas são sempre muito esperadas pelas empresas e, principalmente, pelos clientes. Entretanto, elas sempre trazem consigo alguns obstáculos. Neste cenário, superar os desafios do 5G é o objetivo atual de grandes organizações.

A entrada dessa tecnologia no mercado e no cotidiano das pessoas tem sido bastante antecipada ao longo dos últimos anos. Além disso, o tópico é tema de muitos debates, inclusive no campo político.

Mas, afinal de contas, quais são os principais desafios do 5G atualmente e como as empresas podem superá-los? É isso que vamos explicar no artigo de hoje. Então, acompanhe o conteúdo!

O que é a conexão 5G?

Antes de discutirmos quais são os desafios que as empresas precisam enfrentar, é válido explicar o que, de fato, é a tão discutida conexão 5g.

Buscando uma definição mais direta, ela é a 5ª geração de conectividade para redes móveis. O seu objetivo é apresentar uma alternativa que seja mais rápida e estável que as atuais formas de conexão.

Para que isso seja possível, é preciso contar com uma estrutura capaz de suportar as frequências mais altas de transferência de dados.

Atualmente, o 5G já é realidade em muitos países. No entanto, essas inovações só são sentidas nas grandes metrópoles de nações desenvolvidas da Europa, Ásia e Américas.

No Brasil, o processo ainda aguarda o leilão a ser realizado pela Anatel. A expectativa, contudo, é que todas as capitais do País possam contar com a tecnologia até 2022.

É importante ressaltar, também, que o 5G não tornará as demais frequências obsoletas. Ainda será possível ter conectividade 4G, por exemplo.

Quais os principais desafios do 5G?

Alguns desafios se apresentam para as empresas para que a 5G se torne uma realidade,  selecionamos os principais, que são eles:

1. Grande volume de dados

O Brasil é um dos países do mundo com mais smartphones. Estatísticas recentes apontam que o País conta com mais de 230 de aparelhos ativos.

Isso significa grande número de dispositivos conectados e, principalmente, alto volume de geração de dados.

Com o 5G, o processo de produção e armazenamento de dados será multiplicado e consideravelmente mais rápido.

Assim, é preciso ter a estrutura necessária para acompanhar o ritmo acelerado e não deixar os consumidores na mão.

2. Custos de implementação

A implementação dessa nova tecnologia trará consigo novos custos para as empresas. Como apresentamos no ponto acima, por exemplo, é preciso ter uma infraestrutura para a mudança.

Esses custos também vão incluir a modernização dos dispositivos móveis, visto que é preciso que eles possam se conectar ao 5G. Hoje, no Brasil, são poucos os que já possuem as especificações necessárias.

Além disso, os cabos de fibra óptica passam a ser cada vez mais indispensáveis para suportar todo o processamento de informações.

Com isso, muitas empresas precisarão trocar os mais populares equipamentos feitos de cobre.

Embora esse processo exija um investimento, os cabos de fibra óptica, por serem mais resistentes, representam uma economia no longo prazo.

3. Infraestrutura de distribuição

O alto volume de dados demanda, também, locais apropriados para todo esse processamento. Sim, estamos falando dos data centers.

Essas estruturas serão fundamentais para lidar com todo o processamento de informações e, com isso, entregar uma melhor experiência aos usuários.

Portanto, esse é um dos principais itens em que as empresas precisam buscar soluções em termos de infraestrutura.

Uma das opções seria, por exemplo, investir na modernização dos data centers que já existem. 

Outra ideia consiste em levar essas estruturas para mais perto dos usuários. Isso significa criar data centers menores e mais espalhados, não apenas com uma única central.

4. O negócio e os benefícios para os clientes

O modelo de negócios do 5G também é outro item que precisa de um processo de brainstorming por parte das empresas.

Pouco adianta toda a modernização de infraestrutura se não houver o retorno do investimento. Por isso, é preciso pensar nos clientes.

O objetivo é, justamente, encontrar o equilíbrio entre os benefícios para os consumidores e a capacidade de gerar aumento da receita para a empresa.

5. Automatização do processo

A automação será um processo fundamental para o sucesso da tecnologia 5G. A prática, embora seja complexa no início, pode trazer um impacto econômico positivo para a empresa.

Desta forma, alguns cargos e funções que hoje são essenciais, não serão mais necessárias. Entretanto, também haverá a necessidade de profissionais com novas habilidades. 

Quais impactos a 5G pode ter no mercado?

A Internet das Coisas não faz mais parte do futuro. Ela é uma realidade que já chegou em muitos locais e, no Brasil, tem se tornado cada vez mais comum.

Aquele cenário de filmes, com casas super conectadas, que antes parecia utópico, se tornou realidade  e tem mudado a relação das pessoas com a tecnologia.

A conexão 5G faz parte de todo esse contexto e desempenha um papel fundamental para acelerar ainda mais esse processo.

Além dos benefícios das conexões mais rápidas e com maior potencial de processamento de dados, a 5G terá grandes impactos no mercado e no cotidiano dos usuários.

Atualmente, há dependência de uma internet cada vez mais ágil e capaz de atender as necessidades de um mundo cada vez mais conectado por meio da tecnologia.

Por isso, a conexão 5G surge como o elemento-chave dentro desse universo. Empresas e indústrias, por exemplo, vão sentir os impactos positivos com as possibilidades de acelerar processos de automatização.

Além disso, para usuários de áreas remotas que hoje encontram dificuldade no acesso à internet, o 5G será responsável por entregar uma conexão mais estável.

Dessa forma, toda a população será impactada com as novidades na forma de conexão, o que vai significar um grande potencial de inovação nos próximos anos.

No entanto, para que tudo isso seja possível, é preciso que as empresas encarem com maturidade os desafios que o 5G apresenta e busquem as soluções necessárias. Esse será o primeiro passo para uma grande mudança de perspectiva na forma como nos conectamos.

Gostou do nosso artigo? Que tal conhecer mais sobre os serviços que a inovTI Cloud & Datacenter tem para oferecer ao seu negócio? Conheça nossas soluções e entenda como podemos ajudar a sua empresa a promover a transformação digital.

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar