5 passos para garantir que o seu backup seja bem-sucedido

Muitas empresas não dão a devida importância, mas o backup é um processo fundamental para garantir a segurança dos dados corporativos e pessoais.

Seja para proteger as informações contra ataques cibernéticos ou, simplesmente, tê-los salvos em um local seguro em uma eventual perda, a ação é de suma importância e precisa ser tratada com atenção.

Em um português simples, a palavra significa “cópia de segurança”. A técnica consiste em, literalmente, copiar os dados para uma plataforma segura, seja em um ambiente físico ou digital.

Mas você sabe como garantir que seu backup seja bem-sucedido? É isso que vamos te explicar hoje.

Neste artigo, vamos apresentar 5 passos para você seguir e tratar sobre a importância de conhecer mais sobre o cloud backup. Então, acompanhe a leitura!

1. Defina uma frequência

Ter uma frequência para a realização dos backups é uma prática muito saudável para se usar no ambiente corporativo.

Neste caso, a periodicidade é um processo que a equipe de TI deve definir. Entretanto, não existe uma resposta definitiva sobre qual a frequência ideal. Isso vai depender da realidade do seu negócio.

Se a sua empresa produzir importantes dados com alta rotatividade, por exemplo, o processo pode ser feito mais de uma vez durante um mesmo dia.

De qualquer forma, é preciso definir esse fluxo internamente — e segui-lo à risca.

Caso ele não seja feito diariamente, é preciso que existam protocolos para proteger os dados para quando o processo for feito.

2. Automatize o processo

5 passos para garantir que o seu backup

Automatizar o processo é outra etapa necessária para que um backup tenha sucesso.

Com essa prática, é possível criar uma rotina que não precisa de ação de sua equipe para executá-la.Além disso, é possível agendar os backups para que ocorram em momentos que não interfiram no trabalho diário.Quando ele é feito de forma manual, a empresa fica suscetível a falhas humanas e atrasos com a rotina diária.

Por isso, o que puder ser automatizado, deve ser. Mas, isso não significa que não deve haver uma supervisão.É preciso que exista, com frequência, a análise dos backups para garantir que o processo funcione da melhor forma.

3. Faça testes de recuperação

Faça testes de recuperação

Os testes são fundamentais para garantir que o processo de armazenamento de dados está sendo bem executado.Por isso, essa prática precisa ser um hábito para que os backups continuem funcionando.

Os testes devem conferir:

  • a integridade dos dados;
  • a velocidade de recuperação em casos de perda;
  • se o servidor está cumprindo bem o seu papel.

Assim como no item 1 deste passo a passo, aqui a frequência também é muito importante para o processo.

4. Faça uso da criptografia

O backup, por si só, já é uma etapa para garantir a segurança dos dados da sua empresa.No entanto, também é preciso protegê-los de possíveis ataques de hackers.

A criptografia dessas informações, então, vai criar uma proteção a mais contra possíveis invasões.Ou seja, mesmo que o ambiente do backup seja atacado, os dados estarão seguros. Esse processo também precisa ser transparente e deve haver a supervisão da equipe de TI.

5. Tenha uma política de backup

Normalmente ignorada por muitas empresas, a política de backup é um elemento necessário, para se dizer o mínimo, para um procedimento bem-sucedido.

Com a prática, que é definida pela equipe de TI, é possível definir os dados que serão copiados, a frequência, os tipos de backup a serem utilizados etc.Além disso, a política de backups vai servir para hierarquizar as informações salvas, com os devidos graus de importância.

Por isso, é preciso documentar todo o processo e criar mecanismos de transparência em relação ao backup. Assim, a política de backups vai garantir que todos os cinco pontos aqui listados fluam da forma mais natural possível.

Por que apostar em uma solução de Cloud Backup?

Agora que você já conhece os cinco passos para fazer, com qualidade, uma cópia de segurança dos dados da sua empresa, queremos apresentar o Cloud Backup.

Como dissemos lá no começo, é possível armazenar os dados tanto em um ambiente físico quanto no digital.

No físico, claro, é preciso usar servidores para arquivar o material ou fazer uso de aparelhos como um HD externo, em processo que será majoritariamente manual.

Entretanto, os cloud backups, ou backups na nuvem, são uma ótima opção para quem quer garantir uma segurança ainda maior para os dados.Portanto, é importante conhecer bem os benefícios do armazenamento na nuvem para entender o impacto positivo que ele terá nos dados da sua empresa.

Reduz os custos

O cloud backup é ideal para redução de custos operacionais. Em um processo de armazenamento físico, a empresa tem de investir em um espaço físico para os servidores e em equipamentos de qualidade.

O armazenamento em nuvem elimina esses investimentos e, por consequência, também diminui os riscos de problemas por falhas técnicas.

Além disso, nesse sistema você só vai pagar pelo que, de fato, usa. Assim, evita um investimento exagerado.

É de fácil acesso e escalável

Imagine que você tem uma empresa com mais de uma filial, não é mais fácil colocar todos os dados em um só local? Com o cloud backup isso é possível. Você armazena todos os dados em um só ambiente e facilita o acesso da sua equipe, independentemente de onde esteja.

Dito isso, esse formato também é escalável. Ou seja, é possível contratar um maior armazenamento sempre que precisar, de forma simples.

É rápido para implementar e gerenciar

A instalação de um servidor ou data center em uma empresa é um trabalho que vai demandar bastante tempo e custos.

Já o cloud backup tem uma implementação quase que instantânea e, rapidamente, já pode ser utilizado.Além disso, o gerenciamento se torna muito mais fácil, visto que não vai existir a necessidade de um contato presencial.

Os backups são um processo muito relevante no cotidiano da empresa. Com eles é possível proteger os dados e reduzir custos operacionais. Por isso, seguir o passo a passo que apresentamos é de suma importância.

Outro ponto interessante é conhecer os benefícios que os cloud backups trazem. Atualmente, eles são um investimento bem mais vantajoso quando comparado aos armazenamentos físicos.

A inovTI Cloud & Datacenter tem a solução ideal para os backups em nuvem. Com a gente, o processo pode ser feito pela Acronis ou pela Veeam. Entre em contato com um de nossos atendentes pelo site.

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar