Certificações de TI: como se tornar requisitado para 2022?

Você sabe quais certificações de TI são essenciais para se destacar no mercado? Ao saber em qual área você quer se especializar e ficar de olho nas tendências, é possível aumentar as suas chances de sucesso nesse segmento.

É sempre importante considerar as particularidades do mercado ao buscar pelas qualificações certas. No caso do setor de TI, há um foco bastante consolidado na exigência de determinadas certificações que atestam experiência em inúmeros aspectos da profissão.

Então, além da graduação, o profissional de TI que deseja se desenvolver precisa ficar de olho nessas certificações exigidas e se preparar de acordo, para conquistar vagas nas áreas desejadas. Sem isso, acaba nem sendo considerado para tais posições.

A seguir, você entenderá a importância de buscar pelas certificações de TI certas, além de conhecer os principais exemplos que precisam ser prioridade. Boa leitura!

Por que é importante obter certificações de TI?

Primeiramente, quando precisam preencher uma vaga, os recrutadores ficam de olho em profissionais que contam com as qualificações específicas de que necessitam. 

Ao exigirem as certificações de TI certas, eles contam com uma garantia considerável de que o candidato tem a experiência adequada.

Afinal, o processo de obtenção dessas certificações de TI costuma ser bastante exigente. O profissional que possui essas qualificações, é visto como alguém mais desejável no mercado do que alguém que não as tem.

Se você está em busca de uma posição específica no segmento de TI, um dos primeiros passos que a seguir é se informar a respeito das exigências dela. Ou seja, a solução é identificar quais certificações de TI são necessárias para entrar no processo seletivo e ter chances de sucesso.

Quais são as certificações de TI mais importantes?

Quem está em busca de se qualificar da forma certa no segmento de TI precisa saber quais são as certificações mais valorizadas nesse meio. 

Muitas delas fazem referência a áreas bem específicas, enquanto outras oferecem conhecimentos e experiência essenciais em sentidos mais amplos, mas igualmente valiosos.

Quer saber mais? A seguir, nós separamos quais são as principais certificações de TI que o profissional deve buscar para se valorizar para o mercado em 2022.

Oracle

A certificação da Oracle, chamada de Oracle Advanced PL/SQL Developer Certified Professional, é indicada para quem deseja se qualificar para trabalhar com a Oracle Cloud Infrastructure e outros serviços em nuvem.

Essa certificação é bastante valorizada já que envolve todos os níveis de soluções em nuvem da Oracle, que são amplamente utilizadas no mercado para inúmeros fins. O profissional também pode se tornar ainda mais desejável no segmento ao obter um nível Expert no exame.

Amazon Web Services (AWS)

A certificação AWS Certified Solutions Architect Associate, da Amazon Web Services (AWS), é ideal para quem deseja atuar no segmento de arquitetura de soluções. Com esse certificado, o profissional atesta que consegue construir ambientes escaláveis, livres de falhas e seguros sob a infraestrutura da AWS.

A própria base de conhecimento da AWS conta com bastante conteúdo rico para servir de preparação para o exame. Também é possível realizar simulados e consultar whitepapers que discutem estudos de caso específicos.

VMware

Para o profissional que trabalha rotineiramente com a instalação, configuração e administração de ambientes na nuvem, a certificação da VMware é fundamental.

Há uma escassez considerável de gente qualificada para esse tipo de atividade, então a certificação VMware Certified Professional — Cloud Management and Automation 2021 (VCP-CMA 2021) se faz altamente estratégica.

O conteúdo é flexível, podendo ser adaptado a depender do grau de experiência do profissional com certificações da VMware. Já a prova envolve testes de conhecimentos sobre nuvens híbridas, privadas e públicas, além de atividades relacionadas à migração de data centers para cloud.

Microsoft

A Microsoft permanece como um player relevante no segmento de TI, o que faz com que os profissionais da área possam contar com suas certificações para se qualificarem cada vez mais.

Um exemplo disso é o certificado Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE), ou Especialista em Soluções Certificado pela Microsoft. O MCSE se refere a:

  • conhecimentos de infraestrutura de servidor;
  • computação em nuvem privada;
  • Business Intelligence;
  • utilização do Microsoft SharePoint. 

Cada uma dessas especialidades é capaz de abrir novas portas para o desenvolvimento do profissional de TI.

Linux Professional Institute

A certificação do Linux Professional Institute, também conhecida como LPIC, é apontada como uma das mais importantes para os profissionais de TI que trabalham com a configuração e arquitetura de sistemas Linux. Existem 3 níveis dessa certificação: 

  • LPIC-1 Linux Administrator;
  • LPIC-2 Linux Engineer;
  • LPIC-3 300 Linux Enterprise Professional. 

No estágio máximo, o profissional está qualificado para utilizar o Linux em desde atividades do dia a dia até a construção de aplicações na empresa.

COBIT 5

Por sua vez, o COBIT é a sigla de um framework de governança de TI altamente valorizado no mercado, o Control Objectives for Information and related Technology. Quem se qualifica por meio dele tem domínio sobre o controle de informações e infraestrutura para ambientes corporativos de qualquer tamanho.

A certificação COBIT 5 é criada pela associação responsável pelo framework com o intuito de atestar os conhecimentos de quaisquer profissionais de TI, desde analistas até desenvolvedores e gerentes. 

Qual o panorama para o mercado profissional de TI em 2022?

O profissional interessado em conquistar oportunidades melhores no mercado de TI em 2022 deve ser capaz de identificar tendências e se adiantar em relação a elas. Ou seja, é necessário analisar cuidadosamente como o segmento está se comportando e se preparar adequadamente para atender às exigências dele.

Antes de começar, é fundamental ter em mente quais são os seus objetivos de carreira. Dessa forma, é necessário pensar em qual área deseja trabalhar, que tipo de empresa é a ideal para você e quais atividades prefere realizar no seu dia a dia.

Tendo essas informações em mente, você pode partir para uma análise mais aprofundada a respeito de como esses segmentos estão recrutando novos profissionais. Procure, então,  saber quais qualificações são mais valorizadas, como é o caso de certificações de TI.

Por exemplo, se determinada empresa depende de atividades relacionadas à infraestrutura baseada em Oracle, esse é um ótimo caminho para começar a buscar as qualificações certas. Com isso, o mais apropriado é reunir o melhor material de preparação para ter um bom resultado nessa certificação e continuar se qualificando.

Por fim, como você viu acima, a busca por certificações de TI é fundamental para se qualificar adequadamente nesse meio. Agora que você já conhece quais são as principais opções para acessar boas oportunidades no mercado, está na hora de decidir por quais delas você irá começar.

Restou alguma dúvida sobre certificações de TI? Então, deixe um comentário com a sua pergunta que teremos prazer em respondê-la!

Cloud Computing

 

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar