Microsoft anuncia uma série de novos recursos para o Teams.

Microsoft anunciou nesta quarta-feira (08) os novos recursos do Teams, sua plataforma unificada de comunicação, voltada tanto para o usuário final, como também – e principalmente – para empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais.

Segundo a companhia, as novas funcionalidades tornam as interações virtuais no Microsoft Teams, “mais naturais, mais engajadoras e, por fim, mais humanas”. Em comunicado, a gigante de Redmond afirma: “Os recursos oferecem três benefícios principais para as pessoas no trabalho e na educação. Primeiro, eles ajudam você a se sentir mais conectado ao seu time e reduz a fadiga da reunião. Segundo, tornam as reuniões mais inclusivas e envolventes. E terceiro, eles ajudam a otimizar seu trabalho e a economizar tempo. Trata-se de permitir que pessoas de todos os lugares colaborem, permaneçam conectadas e descubram novas maneiras de serem produtivas de qualquer lugar”.

Confira abaixo as novas funcionalidades que devem chegar a todos os usuários da plataforma ainda esse ano:

Modo Juntos

De acordo com a Microsoft, o modo Juntos é uma nova experiência de reunião no Teams que usa a tecnologia de segmentação de Inteligência Artificial (IA) para colocar digitalmente os participantes em um plano de fundo compartilhado, fazendo parecer que todos estão sentado na mesma sala com todos os outros membros da reunião ou aula.

Microsoft 365

A companhia afirma que o modo Juntos torna as reuniões mais atraentes, ajudando o usuário se concentrar nos rostos e na linguagem corporal das outras pessoas e facilitando a compreensão da comunicação não verbal. A funcionalidade pode ser aproveitada em reuniões em que várias pessoas falam ao mesmo tempo, como brainstorm ou mesas redondas, porque facilita para os participantes entenderem quem está falando. O modo Juntos com exibição em auditório estará disponível para todos em agosto.

Visualização dinâmica

Embora o modo Juntos ofereça uma nova experiência de reunião, a Microsoft afirma que ele não é voltado para todas as reuniões. No entanto, com o novo recurso de Visualização Dinâmica, a companhia quer quer as videoconferências tradicionais, que as pessoas usam todos os dias no Teams, também possam ser mais envolventes. Com isso, essa nova funcionalidade traz um conjunto de aprimoramentos para oferecer mais controle sobre como o usuário vê o conteúdo compartilhado e outros participantes.

Usando IA, as reuniões otimizam dinamicamente o conteúdo compartilhado e a participação por vídeo. Novos controles – incluindo a capacidade de exibir conteúdo compartilhado e participantes específicos lado a lado – permitem personalizar a exibição para se adequar às suas preferências e necessidades. A Visualização Dinâmica se baseia nos aprimoramentos de reuniões anunciados anteriormente, incluindo a visualização de uma grande galeria – que será lançada em agosto – que permite ver vídeos de até 49 pessoas em uma reunião simultaneamente. Além disso, haverá ainda salas de reunião virtuais, que permitem que os organizadores dividam os participantes do Teams em discussões simultâneas em grupos menores.

Filtros de vídeo

Assim como já são usados em aplicativos de fotografia e mídia social, o Teams passa também a contar com filtros de vídeo. Antes de ingressar em uma reunião, o usuário pode utilizá-los para ajustar sutilmente os níveis de iluminação e suavizar o foco da câmera para customizar sua aparência.

 

Extensão de mensagens Reflect

Batizada de Reflect, esta nova extensão de mensagens permite aos gerentes, líderes e professores verificar como a equipe ou os alunos estão se sentindo durante uma videoconferência – em geral ou sobre um tópico específico, como equilíbrio entre vida profissional e pessoal, status de um projeto, eventos atuais ou mudanças dentro da organização.

Os administradores de TI poderão instalar a extensão Reflect do GitHub e disponibilizá-la aos funcionários de suas organizações no menu de extensão de mensagens. Uma vez instalada, a extensão fornece perguntas de check-in sugeridas e a possibilidade de adicionar perguntas personalizadas às quais os membros da equipe podem responder em uma experiência semelhante a uma enquete. Os gerentes podem também optar por tornar os resultados da pesquisa anônimos. As extensões de mensagens Reflect estarão disponíveis já nas próximas semanas.

Reações ao vivo

Este novo recurso quer facilitar a vida daqueles que conduzem reuniões, aulas ou apresentações por meio do Teams, permitindo que eles avaliem melhor as reações dos participantes em tempo real.

A partir desta funcionalidade, o usuário poderá reagir durante uma reunião usando emojis que aparecerão para todos os participantes. As reações ao vivo são um recurso compartilhado com as apresentações ao vivo do PowerPoint, que permitem ao público fornecer feedback instantâneo ao apresentador. O recurso também será usado em apresentações ao vivo do PowerPoint para o Teams no futuro, permitindo ainda mais o envolvimento do público diretamente da plataforma.

 

Chat

Ainda este ano, os chats enviados durante uma reunião no Teams aparecerão nas telas de todos os participantes da reunião, tornando o bate-papo mais central para a discussão da reunião. O objetivo com esta atualização é facilitar a vida do usuário quando ele precisar interagir com vídeos, apresentações e bate-papos que, muitas vezes, ocorrem simultâneamente.

Atribuição de orador / Tradução para legendas e transcrições ao vivo

Ainda que o Teams já forneça legendas ao vivo como uma maneira de acompanhar o que está sendo dito na reunião, em breve a plataforma ganhará a chamada “atribuição de orador”, para que as legendas especifiquem quem está falando.

 
 
Fonte: CanalTech 
0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar