Os principais desafios da área de TI para 2022!

O ano de 2022 está chegando e com ele os desafios de TI também vão aparecer. É o momento, portanto, de começar a encarar as futuras tendências que deverão ser implementadas para garantir maior adesão em um novo momento tecnológico. 

E, para esse novo ciclo é importante pensarmos, também, que virão muitos desafios, principalmente, para enfrentarmos as mudanças pós pandemia da Covid-19.

Contudo, ao mesmo tempo que temos tantas inovações e tendências, também geramos uma série de desafios que precisam ser superados nesse próximo ano. Mas quais são eles?

É importante estar atento a essas questões para saber o que precisa ser mudado em seu negócio. Por isso continue lendo e entenda quais são os principais desafios da área de TI para 2022. Boa leitura!

Ataques que ultrapassam a detecção de ameaças

Cada vez mais, temos ataques sofisticados que conseguem ultrapassar as barreiras de detecção de ameaças e, assim, os profissionais só identificam quando o ataque está em curso. Com isso, os gestores de TI precisam agir rapidamente para solucionar a questão.

Assim, se antes tínhamos maior foco em proteção e detecção, precisamos de um maior equilíbrio para trazer monitoramento para identificar ataques em curso. Isso é fundamental principalmente quando temos ações cada vez mais complexas.

Por exemplo, um ransomware que ultrapasse as barreiras de detecção começa a atuar praticamente em silêncio. Dessa forma, muitas vezes, não há mais o que fazer, sendo necessário adotar o Disaster Recovery para remediar a situação.

Por isso é necessário lidar com esses novos desafios no dia a dia das empresas de TI. Isso porque os ataques sofisticam-se cada vez mais e, muitas vezes, pegam os profissionais de surpresa.

Implantação de uma Cloud Computing segura e eficiente

Para iniciar o assunto, é necessário saber que cada vez mais as empresas utilizam a Cloud Computing de diversas formas no dia a dia. Não é à toa que o Gartner havia dito que seria tão necessária para os negócios quanto a internet até 2020.

Com a pandemia, esse avanço acelerou-se ainda mais. Afinal, a possibilidade de acesso a soluções e dados à distância, para os profissionais trabalhando de forma remota, foi fundamental para a continuidade das atividades no dia a dia.

Contudo, ao mesmo tempo, os cibercriminosos também ficam mais atentos para buscar vulnerabilidades para atacarem e, assim, é preciso ter ao seu lado uma implementação eficiente e segura. Isso inclui, também, contar com fornecedores do serviço que promovam uma forma segura de ação no dia a dia.

Além disso, é preciso que eles tenham um suporte adequado. Em caso de problemas como invasões, quedas de serviços, entre outros, o fornecedor precisa intervir rapidamente para resolver a questão.

Realização de backups seguros

As empresas trabalham cada vez mais com dados, de forma que é fundamental garantir que eles não fiquem indisponíveis. Uma das formas para isso ocorrer é com a realização de backups seguros

Esses são desafios tidos como cada vez mais importantes, principalmente, porque cibercriminosos realizam ataques nesse ponto específico com frequência.

Inviabilizar ou obter dados presentes em backups em nuvem são também formas de ação de cibercriminosos e, portanto, é um desafio importante para 2022 investir em protocolos de segurança, redundâncias e, também, não optar por apenas um método para resguardar os dados.

Adoção de planos de Disaster Recovery

Segundo o Gartner, até 2022, a metade dos investimentos em segurança para “Internet das Coisas” serão dedicados para remediação de falhas e recuperação de desastres. Mas por que eles ganham tanto destaque?

Isso acontece porque os riscos estão se tornando mais complexos e, em muitos momentos, passam os mecanismos de detecção de problemas. Por isso é importante ter também um plano de Disaster Recovery robusto. E como a IoT terá cada vez maior relevância no dia a dia tanto das empresas quanto dos clientes, essa tecnologia é alvo de ciberataques com maior intensidade.

Esses valores também são utilizados para outras questões para minimizar problemas que possam gerar falhas, tais como:

  • – contemplar atualizações periódicas;
  • – lidar com recall de produtos;
  • – trazer novos investimentos para medidas de segurança;
  • – cumprimento das legislações vigentes.

Para reduzir essas falhas e lidar com todos esses desafios da área de TI para 2022, o ideal é investir em bons fornecedores ao seu lado para garantir melhores resultados no seu dia a dia e evitar erros que possam comprometer o setor de TI do negócio. 

Afinal, eles possuem a expertise necessária para lidar com essas questões da melhor forma possível. Conheça um pouco mais sobre essa estratégia!

Ter bons fornecedores ao seu lado

Como já adiantamos para você, os fornecedores serão de grande valia para o seu sucesso em 2022 já que o assunto são os desafios da área de TI. 

Por exemplo, eles podem auxiliar na criação de um plano de Data Recovery que tenha um ótimo custo-benefício, para que seu investimento traga o retorno necessário. Com isso, em caso de problemas, é possível minimizar eventuais prejuízos que possam acontecer.

Com isso, você conseguirá utilizar valores poupados para outras melhorias, garantindo uma maior escalabilidade do negócio. Por isso, se o desejo é superar os pontos que listamos, é importante conhecer bons fornecedores.

Afinal, ao mesmo tempo, se você encontrar empresas que não sejam idôneas, poderá ter experiências que comprometam a sua empresa. Por isso, é bom avaliar algumas questões para uma melhor escolha. Entre essas questões estão a:

  • – avaliação do portfólio da empresa;
  • – verificação de quais são os comentários dos clientes;
  • – avaliação da expertise dos colaboradores;
  • – análise de como é feito o suporte ao cliente e a comunicação em caso de dúvidas;
  • – definição e conferência da utilização das melhores soluções do mercado.

Por isso, se o objetivo é encontrar uma empresa antenada nas principais tendências da área de TI para 2022 e que também está se preparando para esse novo cenário, pode para de procurar!

Nós, da inovTI, somos especialistas em Cloud e Data Center, com mais de 20 anos de experiência, buscando sempre o que há de melhor em inovação e tecnologia. Atuamos com uma excelente infraestrutura, trazendo soluções de gerenciamento de nuvem, backup, disaster recovery e outsourcing de TI.

Com isso, temos o que é necessário para auxiliar sua empresa. Entre em contato e saiba mais sobre nossas possibilidades de atuação!

Cloud Computing

 

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar