Segurança na jornada para nuvem: como conquistar?

A transformação digital já chegou a várias empresas e a cloud computing é um fator vital para esse processo. Exatamente por isso, precisamos falar sobre segurança na jornada para a nuvem.

A verdade é que segurança é um passo tão importante, que não pode ser dado de qualquer maneira, ou seja, é uma iniciativa que deve ser abordada antes, durante e depois do planejamento. Além disso, é preciso investir em mecanismos de Segurança da Informação e de Privacidade de Dados.

Quer saber como migrar para a nuvem, de maneira segura e eficiente? Continue a leitura!

Por que aderir à jornada para nuvem?

Como vimos, a computação em nuvem exerce um papel de protagonismo no processo de transformação digital. Afinal, vários recursos e tecnologias dependem dela para funcionar.

Aliás, essa realidade explica alguns números. Segundo a Gartner, 70% das empresas devem aumentar seus gastos com nuvem, o que deve gerar um crescimento global de 18% no setor.

Na prática, a pandemia de Covid-19 acelerou a jornada para a nuvem. Dessa forma, até 2024, ela responderá por 14,2% dos gastos com TI. Em 2020, esse percentual ficou em 9,1%.

E por que isso acontece? Quais são os benefícios de migrar para a nuvem? As razões para investir nessa jornada são muitas, tais como:

  • – redução de custos;
  • – aumento da segurança de dados;
  • – flexibilidade e personalização conforme a demanda;
  • – mobilidade dos funcionários.

Quais são os riscos ao migrar para a nuvem?

Apesar das vantagens acima, a mudança para a nuvem deve ser feita com cautela, pois existem riscos. Resumindo, a jornada para a cloud computing é vantajosa, mas não se pode esquecer de realizá-la com segurança.

Na prática, a falta de cuidados e de um bom planejamento pode gerar erros e transtornos desnecessários.

Em primeiro lugar, há a chance de enfrentar períodos de inatividade. Já imaginou como seu negócio pode sofrer por não conseguir acesso a sistemas e dados? Certamente, haverá uma queda na produtividade e até prejuízos à sua reputação no mercado.

Além disso, é possível enfrentar uma lentidão na comunicação entre os dispositivos de acesso, as aplicações e os bancos de dados. Esses atrasos na troca de informação prejudicam seu dia a dia.

Por fim, ainda há um grande perigo: o de exposição de dados sensíveis. O vazamento de informações por meio dos ataques cibernéticos é um dos principais riscos da jornada para nuvem e deve ser evitado, principalmente com o início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Como garantir segurança na jornada para nuvem?

Agora que você já entende a importância de investir na jornada para a nuvem, podemos continuar. Os riscos apresentados são sérios, mas vamos ajudá-lo a superá-los.

Existem métodos e boas práticas que simplificam o processo e garantem mais segurança na jornada para nuvem. Quer saber quais são? Confira!

Planeje-se para a jornada para a nuvem

O planejamento é a base para uma mudança segura e sem imprevistos. Isso porque o processo envolve estudos e análises que servem de embasamento para a tomada de decisão dos gestores.

Mapeie os processos e elabore normas para o uso adequado e seguro do ambiente em nuvem. Em seguida, monte um cronograma para a migração. Por fim, não se esqueça de alterar as políticas de segurança da informação da sua empresa.

Esteja pronto para os principais riscos

Por ser um processo de modernização, migrar para a nuvem traz novidades e novos perigos. Sendo assim, é preciso trabalhar com mais atenção ao fator segurança.

O ideal é que a empresa esteja preparada para lidar com os principais riscos, como ataques de ransomwares e phishings. É altamente recomendável uma avaliação de riscos, através da detecção de ameaças e vulnerabilidades existentes. O passo seguinte é classificar os riscos e definir uma ação para cada risco identificado. Eduque seus funcionários, faça backups periódicos dos arquivos e tenha um plano de ação engatilhado.

Escolha o tipo de serviço adequado

Atualmente, é possível escolher entre três tipos de nuvens: a pública, a privada e a híbrida. Essa decisão pode impactar na segurança do processo e nos próprios resultados obtidos. Portanto, avalie com atenção para fazer uma boa escolha. 

A nuvem pública é aquela em que o negócio paga pela capacidade de armazenamento, mas guarda os dados em um ambiente compartilhado. A nuvem privada é marcada pela presença de Data Centers exclusivos. Já a nuvem híbrida, como o nome sugere, reúne características dos dois modelos.

Conte com um fornecedor de qualidade

É sempre bom lembrar que a jornada para a nuvem não é feita da noite para o dia. Trata-se de um processo complexo e com etapas claras.

Aliás, as demandas de cada negócio, bem como as aplicações e dados migrados exigem cuidados e estratégias mais robustas e personalizadas. Sendo assim, é bom contar com um fornecedor de qualidade e focado em segurança.

Faça a migração para nuvem por etapas

Depois de definir todos os detalhes, chega o momento de iniciar a jornada para a nuvem. Atenção! Para evitar riscos e falhas, migre somente quando todo o projeto estiver detalhado e pronto.

Para reduzir as chances de sofrer com interrupções e até perda de informações importantes, dívida o processo em etapas. Desse modo, somente passe para a próxima fase quando a anterior for concluída de forma segura.

Monitore e faça as mudanças necessárias

Para finalizar, é importante destacar que a migração para a nuvem é contínua. Isso significa que é preciso fazer um monitoramento dos resultados e realizar os ajustes necessários ao longo do tempo.

Um dos benefícios da cloud computing é exatamente a flexibilidade. Portanto, avalie seu desempenho, corrija falhas, elimine gargalos e aproveite todo o potencial da computação em nuvem.

Viu só como a segurança na jornada para nuvem é vital para o sucesso do processo de inovação em TI? Ao longo do texto, demonstramos como é relevante ficar atento a essa questão. Aliás, isso só traz benefícios à sua empresa.

Lembrando que o apoio de profissionais capacitados e experientes favorece a transformação digital. Eles são essenciais para uma migração mais eficiente, rápida e segura. Portanto, um bom fornecedor te ajudará a alcançar as metas financeiras e operacionais desejadas.

Está pronto para migrar para a nuvem? Entre em contato com a inovTI Cloud & Datacenter! Temos a solução ideal para o seu negócio.

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar