Tudo o que você precisa saber sobre Microsoft Azure

A Microsoft é uma empresa que cada vez mais amplia o portfólio de serviços oferecidos, especialmente no segmento de computação em nuvem. Como é o caso do Azure, um conjunto cada vez maior de serviços de nuvem da Microsoft que ajudam as empresas a enfrentarem os seus desafios. Ele dá a liberdade de criar, gerenciar e implantar aplicativos em uma rede global, utilizando as ferramentas e estruturas que preferir.

Organizações de todos os segmentos e portes que desejam inovar os recursos de TI, encontram na nuvem da Azure uma excelente opção com diversas vantagens, entre elas:

  • Maior flexibilidade;
  • Maior eficiência;
  • Melhoria do desempenho;
  • Redução de custos.

Como funciona o Azure?

Basicamente, você paga apenas pelos serviços que precisa, de acordo com a demanda que tem, além da capacidade de investimento. Ou seja, tanto no modelo pré-pago, quanto no pós-pago, você nunca paga mais ou recebe menos do que necessita.

Se houver muita demanda, é possível aumentar a quantidade de recursos. Quando houver menos, dá para abrir mão dos recursos ociosos, assim economizando dinheiro.

O Azure tem dois modelos diferentes de operação, sendo eles:

IaaS

Nesse modelo, a empresa recebe os recursos necessários para rodar as ferramentas de gestão e produtividade no dia a dia. A Infraestructure as a Service, ou IaaS, torna possível praticamente acabar com a infraestrutura interna de data centers. Isso porque toda a computação e também o armazenamento são feitos na nuvem.

PaaS

Platform as a Service, ou PaaS, é um modelo que oferece a plataforma para rodar os programas e sistemas na nuvem baseados na estrutura interna da organização. Assim, os principais servidores estão fisicamente dentro da empresa ou são alugados de maneira exclusiva. O sistema, entretanto, é virtualizado pelo serviço da Microsoft.

Esse modelo simplifica a gestão de trabalho, otimiza a coleta de dados e ganha em produtividade.

O Azure é seguro?

Comprometida com os mais altos graus de transparência e confiança, a Microsoft incorporou segurança e privacidade para a plataforma Azure. Além disso, tem uma infraestrutura global para fornecer um ambiente robusto e confiável para qualquer carga de trabalho.

Os controles de segurança são internos, multicamadas e integrados aos componentes de firmware e hardware. Além disso, eles são fornecidos em data centers físicos, infraestruturas e operações. O Microsoft Azure ainda conta com uma inteligência contra ameaças. Isso torna possível não só identificar ameaças que estão se desenvolvendo rapidamente, mas também se proteger delas.

A Microsoft conta com mais de 3.000 especialistas em segurança cibernética para ajudar a proteger os dados do seu negócio no Azure. A Central de Segurança do Azure também permite que você tenha acesso a insights mais aprofundados, além de proteger suas cargas de trabalho.

É realmente possível reduzir custos com o Azure?

A plataforma Azure traz economias significativas para as organizações quando comparadas com outras nuvens. Isso porque não há nenhum custo inicial, ou seja, o pagamento é feito apenas pelo que você usa.

Existem ainda opções flexíveis de compras e de preços para as mais diversas possibilidades de nuvem. Além disso, o Azure fornece ferramentas que auxiliam no gerenciamento de gastos com a nuvem.

Dessa forma, o Microsoft Azure atende às suas necessidades, bem como ao orçamento disponível pela sua organização. É economia tanto na migração da primeira carga de trabalho, como na realização de ajustes em implantações complexas.

Qual a diferença do Azure para outras nuvens?

O Microsoft Azure é uma das nuvens mais confiáveis para a infraestrutura empresarial. Essa plataforma é a única nuvem híbrida consistente, tendo mais regiões do que qualquer outro provedor. Ou seja, o Azure fornece uma produtividade inigualável e uma ampla cobertura de conformidade. Isso inclui o cumprimento dos requisitos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Com o Microsoft Azure, é possível aliar a economia com a segurança, transformando mais rapidamente as ideias em soluções.

O Azure é apenas para aplicativos e serviços do Windows?

O Azure é destinado para uso de ferramentas de sua preferência, oferecendo suporte a tecnologias de software livre. É possível executar quase todos os aplicativos utilizando sua fonte de dados, com o dispositivo e sistema operacional que você tiver.

Assim, você tem opções para fazer escolhas na nuvem que te ajudam a aumentar os investimentos existentes e com preços flexíveis.

InovTI: uma parceira confiável para o seu negócio

Com mais de 15 anos de experiência, a InovTI é sinônimo de inovação e eficiência. A empresa trabalha com os principais data centers, clientes corporativos, ISVs e ISPs, entregando serviços gerenciados em nuvem, backup, disaster recovery, outsourcing, licenciamento e automação de TI para mais de 150 clientes, com infraestrutura gerenciada e confiada à InovTI.

Portanto, se você busca um parceiro que desenvolve projetos adequados às suas necessidades e que possui um conjunto completo de serviços e soluções, a InovTI é a solução ideal. Possuindo como lema a ética e o respeito, a empresa será o braço direito de sua companhia, visando, constantemente, o desenvolvimento de sua equipe e de seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Se sim, não perca as novidades em nosso blog. Com posts mensais, discutimos e explicamos como as soluções em cloud computing podem revolucionar o seu negócio.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin