Você sabe como funciona um Datacenter?

Você já se perguntou como funciona um Datacenter? Bom, empresas de todos os portes produzem uma grande quantidade de informações diariamente. Com isso, é preciso de um ambiente seguro para armazená-los. 

É nesse contexto que os Datacenters surgem e ganham destaque. Eles servem, justamente, como um local capaz de receber, processar e manter os dados.

Entretanto, mesmo que inicialmente tenham sido desenvolvidos como uma estrutura exclusivamente física, hoje, muitas empresas veem o processo de virtualização como um ponto positivo.

Pensando nisso, vamos explicar como funciona um Datacenter. Além disso, aqui você também vai entender os benefícios de os virtualizar. Nos acompanhe na leitura!

O que são essas estruturas?

Antes de avançarmos na explicação sobre como essas estruturas funcionam, é fundamental que você entenda o que é um Datacenter.

O nome vem do inglês e significa “Centro de Processamento de Dados”. Dessa forma, em termos simples, eles são estruturas que servem para armazenar e gerenciar servidores e informações que empresas geram diariamente.

Em outras palavras, é possível traduzir um Datacenter como o “cérebro” da organização. Afinal, é nele em que os sistemas que vão garantir o funcionamento do negócio são armazenados.

Essa solução, inclusive, pode ser alocada na própria sede da empresa. No entanto, é natural que eles tragam consigo algum grau de complexidade para suas instalações e manutenção.

Entretanto, também é possível encontrar Datacenters compartilhados. Assim, mais de uma empresa pode usufruir da mesma estrutura.

Como funciona um Datacenter?

Certamente, você já deve ter visto algo do tipo em filmes. O personagem vai compartilhar uma mensagem e ela viaja por todo um fio até chegar ao destinatário.

Bom, essa analogia também serve para facilitar um pouco o entendimento sobre como os Datacenters funcionam. São eles os responsáveis por receber, processar, armazenar e disponibilizar informações.

Dessa forma, é possível afirmar que qualquer tipo de dado acessível na internet esteja em um Datacenter. Ou seja, até nos sites que você habitualmente acessa, é preciso que essa funcionalidade esteja presente. 

Para que todo esse funcionamento se desenvolva sem maiores problemas, é preciso investir em:

  • sofisticado sistema de segurança físico e virtual;
  • sistemas de refrigeração para evitar aumento da temperatura;
  • roteadores;
  • switches.

Outro ponto também fundamental para o bom funcionamento dos Datacenters é o investimento em geradores. Dessa forma, caso o local onde eles estejam sofra algum apagão ou queda de energia, as informações permanecerão seguras.

Quais os benefícios de virtualizar um Datacenter?

Com as constantes inovações tecnológicas, muitos processos estão se atualizando de forma rápida. Um deles é a virtualização de Datacenters. 

Como o próprio nome já sugere, consiste em fazer uso de soluções virtuais para maximizar a capacidade das estruturas. Ou seja, as máquinas físicas também vão hospedar servidores online. Essa virtualização traz vários benefícios. Aqui, listamos cinco. Veja!

1. Redução de custos

Esse é um dos principais pontos positivos. Manter um Datacenter em pleno funcionamento traz consigo muitos custos, que, com a virtualização, podem ser reduzidos.

Com uma estrutura virtual, diminuir os custos com manutenção, compra de hardwares e de novos servidores, será algo corriqueiro. Além disso, é possível expandir sem ter que usar mais espaço do ambiente físico.

Não podemos esquecer da diminuição de gastos com energia. Afinal, os servidores físicos são responsáveis por um alto consumo.

Assim, o processo de virtualização é fundamental para a redução de gastos. Junto disso, é possível alinhá-lo com um aumento da produtividade do Datacenter.

2. Otimização de tempo

Imagine que você precisa migrar dados entre alguns servidores. Em uma estrutura física, esse processo pode resultar em um “downtime”. Ou seja, ficará fora do ar por um tempo.

Já com a virtualização, a migração de dados acontece sem que existam pausas no trabalho. Dessa forma, a empresa ganha tempo e, consequentemente, produtividade.

3. Escalabilidade

A escalabilidade é outro benefício que os Datacenters virtuais trazem. Mas o que isso significa de forma prática?

Bom, em termos simples, sua empresa pode “redimensionar” alguns recursos, como a capacidade dos servidores. Com isso, é possível utilizar somente as funcionalidades de acordo com a realidade do negócio.

4. Maior segurança 

A virtualização de Datacenters é essencial para um aumento da segurança das estruturas que mencionamos. Isso significa uma maior proteção aos dados armazenados.

Além disso, os mecanismos de recuperação de dados também são otimizados. Dessa forma, a empresa fica menos suscetível a perdas por ataques de hackers ou panes.

5. Otimização de processos

Não podemos deixar de citar que os Datacenters virtuais são soluções ideais para otimização de processos de TI. Com a virtualização, por exemplo, é possível automatizar manutenções de forma mais prática.

As atualizações do sistema também podem acontecer de forma constante. Assim, as empresas podem contar com estruturas de última geração sem pagar a mais por isso.

Como escolher a melhor solução?

Os Datacenters, virtuais ou não, desempenham um papel muito importante em um negócio. Dessa forma, fazer a escolha de uma empresa parceira nem sempre é o processo mais fácil. 

Primeiramente, é fundamental entender que essa escolha não deve se basear apenas no preço. É preciso avaliar todo o custo benefício antes de tomar uma decisão.

Em segundo lugar, é muito importante que a empresa entenda qual o modelo mais adequado às suas necessidades. Como você viu, existem Datacenters próprios ou compartilhados. Portanto, a escolha deve se basear na atual demanda da empresa.

Por último, o ideal é que a parceria aqui seja de longo prazo. Por isso, é imprescindível levar a qualidade do suporte e a disponibilidade em consideração.

Seguindo esses passos, o processo de tomada de decisão fica muito mais facilitado. Com isso, é possível fazer sua escolha com mais clareza.

O entendimento sobre como funciona um Datacenter é de suma importância para uma empresa. Essas estruturas desempenham um papel essencial no atual contexto tecnológico. Além disso, o processo de virtualização tem sido bastante positivo para as empresas.

Quer entender mais sobre as soluções em tecnologia para o seu negócio? Aproveite para conhecer os serviços que a inovTI Cloud & Datacenter tem a oferecer.

Cloud Computing
0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar