loader image

Cloud Azure: conheça a plataforma de computação em Nuvem da Microsoft

15 fev 2021 | Dicas de TI

por Breno Petrili 
Head of Azure Cloud da inovTI

Antes de falarmos sobre o Azure, é necessário tratar sobre o conceito de Computação em Nuvem, que consiste em um serviço online que oferece a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação. A Computação em Nuvem pode ser usada como uma extensão do Data Center On-Premises, aumentando seu poder de processamento e armazenamento, assim como pode, também, ser a oportunidade de diminuir e, por vezes, eliminar a necessidade de manter uma infraestrutura de data center local.

O Microsoft Azure, serviço de Computação em Nuvem oferecido pela Microsoft, consiste em mais de 200 produtos e serviços de nuvem projetados para ajudar você a dar vida às novas soluções para resolver os desafios atuais e criar o futuro. Ele permite a criação, execução e gerenciamento de aplicativos na nuvem, em ambientes locais e na borda, com as ferramentas e as estruturas de sua escolha. Ele viabiliza o cumprimento de metas, através da liberdade e flexibilidade de criar, gerenciar e implantar os aplicativos em qualquer lugar. Permite o uso de linguagens e infraestrutura de sua preferência, para resolver desafios grandes e pequenos.

Conheça as vantagens de utilizar o Azure.

#Redução de Investimento

O Microsoft Azure permite diminuir os investimentos em hardware, software, implementação e manutenção de data centers locais e com especialistas para a administração da infraestrutura. Em outras palavras, você diminuirá, consideravelmente, as despesas de capital – CAPEX e passará a ter gastos operacionais – OPEX. Dessa forma, o uso do Microsoft Azure permite a eliminação da necessidade de novas compras de hardware a cada ciclo de vida, pois você terá um ambiente atualizado regularmente pela própria Microsoft, com a geração mais recente de hardware, pagando apenas pelo que usa.

#Praticidade e Economia no Backup

O Microsoft Azure permite aposentar as fitas de backup, bem como o espaço físico para seu armazenamento. O backup no Azure oferece flexibilidade para a escolha de dados que deseja proteger e o tempo de proteção, gerando economia e pagando-se somente de acordo com o consumo. A plataforma exige pouco esforço administrativo, uma vez que as rotinas de backup são automatizadas.

#Recuperação de desastres

O Microsoft Azure oferece recursos de proteção de dados contra desastres, que garantem a confiança no ambiente computacional. Além das opções de reinicialização, modos de espera a quente e a frio e soluções de failover regionais e globais, o Azure possui recursos avançados, que, por exemplo, podem restaurar as informações em poucas horas, atendendo até os mais avançados requisitos de continuidade dos negócios.

#Segurança e Privacidade

O Microsoft Azure é certificado nas normas de segurança e conformidade internacionais. São exemplos: ISO 27001, HIPAA, FedRAMP, SOC 1 e SOC 2, assim como algumas normas específicas de alguns países: IRAP na Austrália, MTCS de Cingapura e G-Cloud do Reino Unido. Dessa forma, o Azure é líder no ranking de certificações de segurança entre todos os provedores de Nuvem do mercado.

Além disso, o Azure oferece a proteção de dados baseada em SSO – Single Sign On, que significa a possibilidade de ter um logon único oferecido pela nuvem, mantendo a privacidade das informações e diminuindo a necessidade de manter muitas senhas, além de garantir um acesso confiável para clientes e usuários das empresas que prestam serviços a outras empresas. Conta, ainda, com o MFA, a autenticação multifatorial, que consiste em um processo em que o usuário é solicitado a fornecer uma forma adicional de identificação, como por exemplo, inserir um código no celular, antes de receber o acesso aos recursos computacionais.

#Rapidez, Escalabilidade e Elasticidade

A facilidade, a elasticidade e a rapidez em disponibilizar o ambiente de TI é um dos atrativos do Azure, pois há economia em tempo e dinheiro, uma vez que cotações, negociações, espera entre pedido, entrega e implementação de hardwares de um data center on-Premises são substituídos pelo provisionamento de serviços sob demanda, atividade que pode levar horas ou, até mesmo, minutos, entre a realização de um pedido e o provisionamento do ambiente. Ampliar os recursos dentro da plataforma ou retroceder, de acordo com a demanda, também é possível e rápido com apenas alguns cliques.


#Alta Disponibilidade

Para entregar um excelente desempenho aos seus clientes, a Microsoft investiu mais de US$ 15 bilhões em expansão geográfica, garantindo 99,95% de disponibilidade dos serviços do Azure. Isso significa que o risco de parada de ambientes é baixíssimo, mitigando os riscos de perda de dinheiro e tempo devido a falhas da infraestrutura.

#Suporte Técnico

O Azure conta com a vantagem de oferecer uma equipe de suporte e engenheiros certificados para atender as necessidades no uso da plataforma, bem como responder a todas as dúvidas que surgirem, 24 horas e por 7 dias na semana!

#Maior produtividade e flexibilidade no desenvolvimento

O Azure oferece maior produtividade para desenvolvedores, pois suporta muitos frameworks de desenvolvimento, linguagens de programação, sistemas gerenciadores de banco de dados e sistemas operacionais. Você encontrará do Windows ao Linux, do SQL Server ao Oracle e do C# ao Java. Permite, ainda, usar ferramentas de integração contínua – CI e entrega contínua – CD. Com processos otimizados, as tarefas facilitadas e os desenvolvedores podem desenvolver aplicações mais robustas, estáveis e funcionais.

#Inovação

O Azure possui ferramentas de Inteligência Artificial, que permitem a criação de aplicativos inteligentes baseados em dados e com reconhecimento de imagem. Um exemplo é a criação de BOTs, que interagem naturalmente com os usuários, usufruindo da inteligência artificial e da análise de dados de qualquer forma e tamanho, em tempo real.

#Uso de licenças previamente adquiridas

O Microsoft Azure oferece o serviço AHUB – Azure Hybrid Use Benefit ou Benefício Híbrido do Azure, que consiste na possibilidade de utilizar as suas licenças do ambiente local de Windows Server e SQL Server na sua migração para o Azure, gerando uma economia de até 40% em migrações do Windows Server e até 30% em migrações do SQL Server.