loader image

Cloud nas startups. Saiba mais sobre essa combinação de sucesso!

7 set 2022 | Cloud, Soluções

Falar de Startup e não citar tecnologia, certamente alguma coisa está errada! Associada a essa mesma linha de pensamento, falar de tecnologia e inovação, mas não citar startups, também não faz sentido. Uma vez que elas são extremamente inovadoras, por isso, necessitam do cloud computing que tem o papel de ser a base para garantir a estrutura da operação, revolucionar o mercado, trazendo novos conceitos, quebrando paradigmas e criando novas soluções que jamais foram vistas antes. Ou seja, o cloud e as startups andam de mãos dadas. Principalmente, pelo fato de muitas delas, não só utilizarem recursos de armazenamento, como também funcionarem integralmente na nuvem.

Mas para entender mais a fundo sobre essa combinação de sucesso, preparamos esse artigo, que você precisa ler até o final e se achar bacana, compartilhar com quem tem uma startup! Bom.. agora chega de conversas e vamos lá!

O CLOUD PARA STARTUPS É BENÉFICO POR QUE?

No artigo “Quais as funcionalidades de uma Cloud Computing para tratamento de dados?” falamos sobre os benefícios que o cloud traz para as organizações, sendo ele benéfico para redução de custos com equipamentos, controle de orçamento, treinamentos e, claro, a segurança, que por sua vez é o principal agente motivador da migração, que atrai cada vez mais o interesse dos executivos ou tomadores de decisão, segundo estudo do IDC.

Além da segurança, talvez um dos maiores benefícios da nuvem seja o controle do consumo de recursos, podendo evoluir na medida certa, conforme o tamanho e momento exato da empresa.

COMO FUNCIONA O CLOUD COMPUTING PARA STARTUPS?

Para as startups a aplicação do cloud computing está baseada em provedores de nuvem, que podem ser públicos, privados ou híbridos. Dentro de cada provedor, existem diversas modalidades de serviços, aqui vamos destacar três deles, confira:

– SaaS (Software as a Service) trata-se da distribuição ou comercialização de software em nuvem.
– IaaS (Infrastructure as a Service) é uma estrutura que permite utilizar recursos essenciais de computação como por exemplo o armazenamento em nuvem.
– PaaS (Platform as a Service) tem por objetivo, fornecer um ambiente protegido para o desenvolvedor testar e gerir uma aplicação de software.

Para compreender a estrutura de serviços, pegamos como exemplo, os recursos do Azure da Microsoft, conheça:

Fonte: azure.microsoft.com

 

VANTAGENS EM UTILIZAR O CLOUD PARA STARTUPS

O cloud computing para além do que já foi descrito, é uma excelente solução que vai ajudar nos principais desafios que uma startup enfrenta, principalmente no primeiro ano de vida, que são cruciais para garantir a estabilidade dos próximos anos. Sendo eles, a otimização e gestão melhor de tempo, com a nuvem, as startups têm total controle e governança dos acessos, assim, podendo medir e garantir um processo escalável. Outro ponto de atenção e determinante, é a relação de retorno X investimento. Com o cloud, é possível trabalhar os dados, através do big data, o que vai ajudar na tomada de decisões, garantindo que seja possível traçar planejamentos assertivos, para alcançar as metas e reduzir o payback.

Por isso, utilizar a solução em nuvem para startups é a nossa recomendação. Aqui citamos apenas 2 exemplos. Mas para entender mais a fundo, separamos mais 6 pontos principais, conheça agora:

– Menos custos: Com o cloud, as startups não precisarão investir em espaço físico para servidores. Além de economizar com custos da compra de softwares empresariais.
– Recursos sob medida: As startups só pagam pelo o que usam nas clouds, não sendo necessário gastar com infra estruturas ociosas.
– Cibersegurança: Através de diversas soluções e camadas de segurança, o cloud é a escolha certa para garantir um espaço seguro para todos.
– Autonomia nas operações: A startup terá velocidade nas tratativas internas, autonomia e principalmente: tudo isso a baixo custo. Sendo portanto, uma solução elástica e sustentável.
– Time de TI focado na estratégia: Imagina que agora, o seu time de TI não precisará investir tempo com demandas de infraestrutura e sim, dedicar todo para a estratégia.

COMO IMPLEMENTAR O CLOUD COMPUTING EM UMA STARTUP?

Para operacionalizar o cloud na startup, recomendamos primeiramente entender em que estágio de negócio está e na sequência, as demandas que o Cloud Computing precisa assumir. Com essas informações em mãos e o time técnico da inov.TI, já conseguirá determinar qual tipo de solução será utilizada, planejar o processo de migração e criar o plano de ação. Lembrando que a nuvem é uma estratégia eficaz na operação, pois se trata de uma estrutura elástica e escalável! À medida que os desafios aumentam, também pode ir progredindo nas soluções.

Iniciar uma startup, certamente não é um caminho fácil e com certeza, é muito desafiador. Por isso, estar bem informado, com as tecnologias e recursos certos, deve ajudar a minimizar esforços e otimizar os resultados.

Se gostou deste artigo, comente aqui!