loader image

Como estão as vagas de TI e quais as perspectivas para o futuro?

5 maio 2022 | Sem categoria

O setor de TI é um dos setores de crescimento e evolução mais rápidos do mundo. A demanda por profissionais de TI qualificados está aumentando constantemente, e as perspectivas para o futuro são muito empolgantes.

Quando o assunto são as vagas na área de TI, é possível enxergar algumas tendências que se confirmam, bem como outras que apontam caminhos futuros para essa área. Desse modo, quem pretende entrar para esse mercado ou se recolocar precisa estar por dentro de tudo isso.

Quer saber mais? Então, no artigo abaixo:

Quais são as tendências de vagas de TI para a atualidade?

 

O setor de TI está entre os que mais mudam rapidamente. Assim, ao analisar como ele está se comportando atualmente, é possível identificar como as vagas na área se transformam para que seja possível conquistar oportunidades cada vez melhores.

A seguir, elencamos as principais tendências para 2022. Veja!

Crescimento na procura

De acordo com um levantamento feito pela GeekHunter, o número de vagas do mercado de TI saltou em 136% entre 2020 e 2021. Ainda segundo esse relatório, o número de contratações efetivadas subiu 182%.

Esses números mostram o quanto a procura por esses profissionais está em alta atualmente. O mercado está aquecido, enquanto as empresas abrem vagas e contratam em um ritmo contínuo.

Foco em trabalho remoto ou híbrido

Certamente devido à pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, há cada vez mais oportunidades com trabalho remoto ou híbrido. Aliás, daquelas monitoradas pelo levantamento da GeekHunter, 90% eram remotas.

Isso representa uma oportunidade bastante valiosa para profissionais alcançarem boas posições, inclusive, em cidades e até países distantes de onde moram. Afinal, basta uma conexão com a internet para se integrar ao time.

Alta demanda por inglês

A maior disponibilidade de trabalho remoto gerou uma demanda crescente por profissionais que tenham nível intermediário e fluência em inglês. Isso porque o idioma abre portas para o ingresso em times estrangeiros, além de dominar ferramentas nessa língua.

Essa não é uma tendência nova, mas sim uma demanda que cresce cada vez mais. Dessa forma, quem deseja conquistar boas vagas na área de TI precisa encarar o idioma inglês como fundamental.

Ótimas ofertas de salário

Juntamente com a alta demanda por esses profissionais vem também o registro de boas ofertas salariais, ainda segundo o relatório da GeekHunter.

Por exemplo, em 2021, profissionais de back-end tiveram salários 10% maiores, enquanto os full-stack viram aumentos de 8,6%. Por fim, desenvolvedores mobile tiveram um crescimento de 5,5% nos salários.

Como se preparar para as vagas de TI da atualidade?

 

Conforme surgem as tendências na área de TI, é possível identificar algumas competências que são mais procuradas pelas empresas. Os profissionais que se prepararem adequadamente poderão aproveitar as melhores oportunidades nesse mercado.

Conheça, a seguir, quais são as competências mais procuradas pelas novas vagas de TI que estão surgindo atualmente!

Computação em nuvem

Com as empresas migrando rapidamente para a nuvem, essa é uma das habilidades mais procuradas nestes profissionais. Por isso, candidatos com experiência em serviços de nuvem, como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure, são muito procurados.

Segurança cibernética

A partir do momento que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia, elas também estão se tornando mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Como resultado, a segurança cibernética se tornou uma prioridade para muitas organizações. Nesse cenário, candidatos com experiência em segurança de rede e segurança da informação são bastante solicitados.

Inteligência artificial

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais usada para automatizar várias tarefas no local de trabalho. Isso levou a um aumento nas vagas de TI, à medida que as empresas buscam aproveitar essa tecnologia.

As perspectivas futuras da IA no local de trabalho são crescentes. Espera-se que a IA desempenhe um papel importante na melhoria dos processos de tomada de decisão e no aumento da produtividade.

Ciência de dados

Com a crescente quantidade de dados gerados pelas empresas, a busca por cientistas de dados nunca foi tão grande. Assim, quem tem experiência em mineração de dados, machine learning e análise preditiva está em vantagem.

DevOps

À medida que as organizações se esforçam para encurtar os ciclos de desenvolvimento e aumentar a eficiência, o DevOps se tornou uma parte essencial de muitos departamentos de TI.

Os candidatos que têm experiência em automação, gerenciamento de configuração e entrega contínua são muito procurados.

Como conquistar boas vagas de TI?

 

Tendo em vista o quão aquecido está este mercado, resta aos profissionais da área saberem como aproveitar ao máximo esse momento. Para isso, é preciso entender como vencer a concorrência e conquistar as melhores vagas.

Veja quais são os passos fundamentais para conquistar as melhores vagas!

Crie um currículo forte

No mundo da TI, seu currículo é uma das ferramentas de marketing mais importantes, pois ele influencia na primeira impressão que um potencial empregador tem de você. Isso pode aumentar ou diminuir suas chances de conseguir um emprego.

Busque as qualificações certas

Um diploma universitário em ciência da computação ou um campo relacionado geralmente é necessário para a maioria dos empregos de nível básico.

 No entanto, muitos empregadores também estão procurando candidatos com experiência em tecnologias ou linguagens de programação específicas.

Faça um bom networking

Comece a se envolver em comunidades e fóruns on-line relevantes, relacionados ao seu campo de interesse. Isso ajudará você a se conectar com profissionais com ideias semelhantes e empregadores em potencial.

Além disso, participe de eventos e encontros do setor para divulgar seu nome e fazer conexões.

Leve referências de qualidade

A maneira mais eficiente de conseguir vagas de TI é por meio de boas referências. Portanto, mantenha contato com seus antigos empregadores e colegas de trabalho, para que eles se lembrem e indiquem você.

Como você viu neste artigo, o aumento das vagas de TI na atualidade reforça a tendência de aquecimento dessa área. Então, quem pretende ingressar nesse meio, deve acompanhar essa movimentação para se qualificar adequadamente e aproveitar as melhores oportunidades.

Agora é o momento de você falar sobre as suas vivências. Então, conte nos comentários quais são as suas impressões sobre o mercado e vagas de TI!