loader image

Como implementar a governança de forma eficiente na sua empresa?

16 dez 2022 | Dicas de TI, News, Proteção de Dados

Para fazer uso da governança corporativa, é importante entender o que ela busca fortalecer. Normalmente quando aplicada às boas práticas, corretamente alinhado ao Cloud Computing, ela busca trazer grandes benefícios para as organizações, as quais podem fortalecer os princípios e processos organizacionais como também a realização de metas e manutenção do sucesso sustentável.

Para entender o que é, o porquê implementar, vantagens e como introduzir na sua empresa, confira esse artigo até o final e você vai se surpreender como é importante implementá-la no dia a dia da sua organização!

O que é governança corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Ou seja, trata-se de um recurso ou mecanismo que visa estabelecer um paralelo entre as regras do mercado e os interesses da organização, dentro destes pontos, devemos associar as metas e princípios das empresas.

Em outras palavras, a governança corporativa trabalha os objetivos dos stakeholders, para mantê-los seguros e alinhados aos interesses da empresa.

 

Por que implementar?

A governança pode auxiliar a manter vivo os princípios das empresas. Quando associada à nuvem, torna esse mecanismo muito mais assertivo. Isso porque, uma vez implementado, os gestores e colaboradores terão controle total do que está sendo feito, a nível de usuário. O que facilita muito com relação em manter a segurança dos dados e também, no auxílio para tomada de decisões. Para entender melhor e de forma prática, vamos exemplificar abaixo com uma suposição que pode acontecer no dia a dia de cada empresa, confira:

Imagina que você precisa entregar um documento para revisão e ele deve ser conferido por 3 pessoas diferentes. Utilizando softwares situados em nuvem, você poderá dar acesso aos documentos para pessoas específicas e caso haja alterações, terão visão completa de quem alterou, quando e porquê. Isso faz parte da governança, garantido a preservação dos dados e segurança da informação.

 

Tendo isto em mente, quais são os principais pontos e vantagens em se trabalhar com governança associada ao cloud computing?

Em poucas palavras separamos as principais vantagens:

  • Mais agilidade nos processos
  • Transparência e governança de acessos
  • Redução de falhas, uma vez que o processo poderá ser monitorado de ponta a ponta e em tempo real
  • Preservação dos princípios organizacionais
  • Accountability ou seja, as prestações de contas serão mais claras e sem possibilidade de manipularem os erros
  • Segurança dos dados e monitoramento assertivo

Agora que você já sabe as vantagens que esse recurso pode proporcionar na sua organização, descubra como implementar de forma assertiva e sem ser doloroso!

Como implantar a governança?

Para a implementação não existem restrições do tempo de fundação da empresa, na realidade, ela poderá ser aplicada em novas ou organizações com muitos anos. O importante aqui é entender a fundo as suas necessidades, criar um plano que seja coerente com os objetivos dos fundadores, investidores e stakeholders.

Para iniciar a implementação, siga esse passo a passo e garanta a assertividade:

 

  • Crie uma estrutura hierárquica
  • Implemente o Conselho Administrativo
  • Crie o código de conduta organizacional
  • Fortaleça suas lideranças para que trabalhem em prol da governança
  • Estimule boas práticas e com transparência
  • Realize auditorias periódicas – se possível tenha um time de compliance -.
  • Contrate um o cloud computing ideal para a sua empresa
  • Esteja sempre disponível
  • Garanta a segurança organizacional e dos dados

Após desenvolvido cada um dos passos acima, a sua empresa estará pronta para trabalhar de forma efetiva com o mecanismo da governança.

Lembrando que uma vez implementado, estará garantido que a organização sempre esteja pautada nos valores da ética e integridade, os quais foram desenvolvidos pelos sócios/acionistas.

Como a governança pode ajudar a aumentar o valor da sua organização?

A GC garante integridade e confiabilidade, pois, será tratado em primeiro lugar a conduta ética, seja para os clientes, colaboradores e também na contratação de fornecedores.

Além disso, quando a governança é associada a nuvem, a sua empresa, terá grande potencial de crescimento acelerado, uma vez que o cloud computing, está em uma posição de desenvolvimento tecnológico rápido, em constante evolução, com soluções assertivas de softwares que vão garantir muitos dos princípios da governança, como por exemplo, estimular boas práticas e com transparência, controle de acessos e monitoramento de ponta a ponta!

Levando em consideração que há inúmeros aspectos que você deve observar quando decide mudar todo o ambiente de TI para a nuvem, você precisa conhecer os segredos de um processo bem-sucedido que pode eliminar uma série de percalços.

 

Entenda como implementar a nuvem e auxiliar nos processos de GC

Nós da inov.TI, oferecemos todo o respaldo necessário para a sua empresa migrar para a nuvem, seja ela privada, pública ou híbrida. Para entender melhor, confira abaixo, onde separamos 6 segredos de estratégias bem sucedidas que priorizam a nuvem:

  • Promova a mudança da cultura organizacional – Para que uma grande mudança aconteça, a mentalidade corporativa precisa ser trabalhada para não se tornar um obstáculo.
  • Desenvolva um CoE (Cloud Center of Excellence) – O objetivo é o desenvolvimento de uma estrutura que tem como função valorizar o que está funcionando bem e resolver o que não está de acordo.
  • Escolha princípios compatíveis com a nuvem – Tenha em mente que para construir, alojar e administrar tudo na nuvem, os desenvolvedores precisam de um conhecimento diferente do que se fossem realizar a tarefa em um data center próprio.
  • Seja realista quanto ao plano de implantação – Quanto mais realista e minucioso for o programa de implantação, menores as chances de algo dar errado. Implantar um sistema de nuvem pode ser tentador, até porque, parece que todo mundo está fazendo isso, não é mesmo? Mas, para dar esse passo é preciso muito planejamento.
  • Defina sua estrutura de custos – Apesar de representar uma boa economia nos processos de gestão de TI, a computação em nuvem também precisa de um plano de custos bem definido.
  • Não descuide da segurança – Como parte das estratégias que priorizam a nuvem, a segurança deve ser prioridade no processo de migração, seja ele total, seja parcial.

Agora que você teve acesso a informação da importância da governança e pode associar a necessidade de ter o cloud computing, recomendamos que para a implementação, entre em contato com o time dos #inovators. Certamente, teremos tudo o que precisam para migrar de forma efetiva e assertiva!

Entre em contato e beneficie sua empresa de um processo ético, com um sistema mais ágil, de maior competitividade e crescimento.