A solução Disaster Recovery está se tornando cada vez mais importante para as empresas que querem se proteger contra riscos de perda de dados e tempo de inatividade em cenários de crise, e é extremamente necessário que elas compreendam todas as suas vantagens. Disaster Recovery é uma solução de gerenciamento de dados que fornece respostas rápidas e eficazes em caso de desastres, permitindo que as empresas recuperem rapidamente seus dados e continuem com suas operações.
Neste artigo, vamos dar uma olhada nos benefícios dessa tecnologia e mostrar como ela pode contribuir para as empresas enfrentarem cenários de crise.
O QUE É DISASTER RECOVERY?
O termo Disaster Recovery (ou Recuperação de Desastres, em tradução livre) refere-se a um conjunto de ações sólidas e consistentes a serem planejadas e empregadas, de modo preventivo, durante a ocorrência do fato e depois de um desastre.
Para assegurar a continuidade dos procedimentos operacionais — e para que os recursos críticos estejam devidamente disponíveis em qualquer emergência — tudo deve ser minuciosamente explicitado.
O intuito principal da elaboração de um planejamento de recuperação de desastres é fornecer proteção contra algum incidente que pode deixar os trabalhos e serviços inutilizados, principalmente em empresas de serviços digitais.
O plano de Disaster Recovery busca diminuir a suspensão das operações e dar garantias do grau de estabilidade organizacional — além de possibilitar uma recuperação organizada após a ocorrência do problema.
O objetivo é restabelecer todas as aplicações depois de algum evento dessa natureza. A catástrofe pode ser tanto de proporções mais reduzidas, como um programa de computador que está falhando devido a um vírus, quanto uma calamidade de dimensões gigantescas, como um ataque de hackers e o roubo de dados confidenciais.
COMO ELE CONTRIBUI?
Para entender no que o Disaster Recovery pode ser útil para a sua organização, vale a pena esclarecer algumas das principais — e mais comuns — ameaças que podem atingir o setor de TI da empresa.
Queda de energia
Essa é uma ameaça óbvia e bastante plausível. Toda e qualquer empresa está vulnerável a esse risco — seja ela detentora de um setor específico de TI ou não.
Roubos
A segurança de um estabelecimento comercial é de suma relevância. Essa preocupação se justifica, sobretudo, em relação aos recursos humanos da empresa, ou seja, a integridade física das pessoas que nela trabalham.
Assim, é fundamental blindar a segurança da companhia — em especial, a do setor de TI. No caso de furto dos equipamentos — além do roubo de informações sigilosas, há um alto custo financeiro, pois esses aparelhos precisarão ser comprados novamente, o que vai impactar negativamente o orçamento.
Crimes cibernéticos
Mesmo com todos os cuidados de segurança, falhas e vulnerabilidades são descobertas a todo instante nos mais diversos sistemas operacionais e softwares utilizados pelas empresas.
Por isso, é preciso ter atenção redobrada para esses problemas e garantir um sistema confiável de recuperação de arquivos.
Falhas no equipamento
Por mais avançado que seja um equipamento, ele está sujeito a alguma falha. O sistema pode ter uma pane, os softwares podem travar, equipamentos podem estar excessivamente lentos, os computadores podem não iniciar ou ficarem superaquecidos e queimarem etc.
Nesses momentos, o resultado, normalmente, é sempre o mesmo: se um equipamento falhar, as operações ficarão suspensas até que o problema seja resolvido. Ou seja, uma interrupção como essa é extremamente prejudicial para os negócios.
Erros humanos
No manejo dos equipamentos de TI, um colaborador pode cometer um erro e, com isso, avariar os equipamentos e os softwares. Além disso, há o risco de um funcionário deliberadamente danificar dispositivos e dados dos sistemas.
Impactos ambientais e desastres naturais
Desastres naturais ou problemas causados por impactos ambientais são eventuais. Não é algo que ocorre todo mês, por exemplo. No entanto, frequentemente recebemos notícias de acontecimentos dessa natureza e suas consequências devastadoras.
Chuvas torrenciais, terremotos e outras catástrofes envolvendo o meio ambiente são passíveis de acontecer e, de certo modo, até esperadas. Fenômenos dessa natureza podem abalar o fornecimento de energia ou, então, causar danos materiais ao estabelecimento, como a destruição parcial ou total das estruturas físicas.
COMO PODE AJUDAR SUA EMPRESA?
Essa tecnologia oferece muitos benefícios que ajudam as empresas a enfrentarem cenários de crise, tais como:
1. Segurança de dados aprimorada: Fornece respostas rápidas e eficazes em caso de desastres, permitindo que as empresas recuperem rapidamente seus dados e continuem com suas operações críticas.
2. Redução dos custos de recuperação de desastres: As empresas podem economizar tempo e recursos, pois têm acesso a todos os itens de segurança e recuperação de dados necessários para enfrentar cenários de crise.
3. Maior flexibilidade: Oferece uma variedade de recursos de segurança e recuperação de dados, permitindo que as empresas sejam mais flexíveis para lidar com cenários de crise.
4. Simples de usar: A plataforma é projetada para ser fácil de usar, permitindo que as empresas aproveitem seus recursos de segurança com o mínimo de esforço.
5. Gerenciamento avançado de dados: Permite aos usuários criar backups avançados, configurar a replicação de dados e gerenciar os recursos de segurança de sua empresa com facilidade.
CONCLUSÃO
Mais do que apenas ações reparadoras, o Disaster Recovery deve ser encarado como necessidade de se configurar um conjunto de medidas preventivas de perdas e danos.
Manter essa mentalidade é essencial para que a empresa consiga diminuir (ou eliminar) os riscos e prejuízos — e ainda promover uma recuperação mais rápida e eficaz, se necessário.
Não deixe sua organização exposta a riscos! Entre em contato com os nossos consultores e adquira já um plano de Disaster Recovery.
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