loader image

Diferenças entre Microsoft Azure e a concorrência

24 mar 2021 | Soluções

por Breno Petrili 
Head of Azure Cloud da inovTI

Antes de vermos os diferenciais da Microsoft Azure, é importante entender a chamada transformação digital, pois esse processo tem se ampliado nas empresas.

A princípio, ele consiste na migração das atividades presenciais para o ambiente virtual, transformando operações físicas em digitais.

O mundo globalizado no qual vivemos nos leva a sermos impactados por esse processo, em que o uso da tecnologia como propulsora de velocidade e qualidade nas entregas é fundamental.

Assim sendo, a computação em nuvem se apresenta como protagonista, dentre todas as tecnologias, por propiciar uma série de vantagens. E, entre as opções do mercado, o Microsoft Azure é um dos de maior destaque!

Quer descobrir quais benefícios são esses e por que a solução da Microsoft se diferencia da concorrência? Continue lendo!

Os benefícios da computação em nuvem​

A computação em nuvem é capaz de otimizar diversos
processos de uma empresa, especialmente os que envolvem dados, sistemas e
outros recursos tecnológicos que precisam ser alocados remotamente. Com efeito,
ela é capaz de proporcionar:

  • – Escalabilidade;
  • – Elasticidade;
  • – Agilidade;
  • – Redução de custos;
  • – Otimização;
  • – Segurança.    

Além disso, possibilita muito mais produtividade do que
qualquer outra solução, muitas vezes, em questão de minutos e ao alcance de
poucos cliques. Dessa forma, a jornada para a nuvem é um movimento inevitável
para a maior parte das empresas em todo o mundo.

A importância de um provedor em nuvem

Dadas as circunstâncias, faz-se fundamental a tomada de decisão sobre a escolha de um provedor de nuvem, seja para estender as capacidades do Data Center atual, seja para migrar o ambiente de infraestrutura local para o virtual. Não só isso, como também dá para criar um ambiente para novos negócios.

Existem, no mercado, alguns provedores oferecendo serviços de nuvem pública. Entre eles, a Microsoft, líder em tecnologia em todo o mundo, disponibiliza o Microsoft Azure.

Essa é uma plataforma de tecnologia com 200 produtos e serviços de nuvem projetados para dar vida a novas soluções para os desafios atuais e futuros.

As principais vantagens do Microsoft Azure

Já que comentamos sobre o Microsoft Azure, por que escolhê-lo como provedor de nuvem pública para a sua empresa? Abaixo, listamos os principais motivos disso. Confira!

#Maior Confiabilidade

Primeiramente, quando as organizações de todo o mundo comparam o Microsoft Azure com o principal concorrente, reconhecem a solução da Microsoft como a nuvem mais confiável para infraestrutura empresarial e híbrida.

Afinal, essa desenvolvedora tem mais de 30 anos atendendo ao mundo corporativo. Dessa forma, conta com grande prestígio e renome no mercado.

#Alto nível de conformidade

A Microsoft conta com mais de 90 certificações de conformidade, sendo a provedora de nuvem com maior nível de alinhamento com as melhores práticas de segurança e qualidade.

#Precificação Imbatível

Em terceiro lugar, a Microsoft Azure é cinco vezes mais barato do que o seu principal concorrente no provisionamento de Microsoft Windows Server e Microsoft SQL Server.

#Grandes Redes de Parceiros

Atualmente, o Azure conta com uma rede experiente de mais de 68 mil parceiros que colabora no fornecimento de suporte às necessidades de seus clientes.


#Benefício híbrido do Azure

Você pode usar suas licenças existentes do Windows Server e do Microsoft SQL Server com o Software Assurance para pagar uma taxa reduzida ao migrar para o Azure. Dessa forma, poderá economizar até 85% em relação à taxa padrão de pagamento segundo o uso.

#Atualizações de segurança estendida e gratuitas

Ao decidir migrar o seu ambiente Windows Server ou
do SQL Server 2008 e 2008 R2 para o Azure, você poderá receber três anos adicionais de atualizações de segurança
gratuitamente.

Visto que a família de servidores Microsoft Windows e
SQL Server 2008 já não conta mais com suporte e atualizações regulares, o
Microsoft Azure oferece um ambiente ideal para migrar e acelerar a inovação. E
isso com redução de custos e segurança aprimoradas.

#Cuidado com a privacidade

A privacidade e a confidencialidade dos dados armazenados e processados no Microsoft Azure não só são garantidas, como também você terá controle sobre eles.

Além do mais, a Microsoft tem o compromisso de não compartilhar os dados de seus clientes com anunciantes, ou explorá-los para quaisquer fins, como pesquisa de marketing ou publicidade

#IA e Machine Learning responsável

O Microsoft Azure conta com funcionalidades de Machine Learning, as quais capacitam desenvolvedores e cientistas de dados a inovarem com responsabilidade na área de Inteligência Artificial (IA).

Dessa forma, o seu negócio poderá recorrer a esses recursos a fim de aproveitar o potencial desses duas tecnologias. Afinal, elas têm o potencial de mudar o mercado.

Em suma, você terá à sua disposição ferramentas de uma tecnologia de ponta e ainda poderá treinar a sua equipe com elas.

#Busca pela sustentabilidade

O Microsoft Azure está comprometido em entregar inovação, sempre alinhado com as melhores práticas sustentáveis. Sendo assim, usá-lo se traduz em reduzir o impacto ambiental das atividades dependentes de tecnologia em sua organização.

Isso por causa da diminuição de emissões de carbono, quando comparada ao que é emitido por um Data Center local. Aliás, essa economia de emissões pode chegar a 98%, conforme o estudo The carbon benefits of cloud computing, da Microsoft.

Dessa forma, a sua empresa poderá se juntar aos esforços da Microsoft em busca de maior sustentabilidade.

#Alta disponibilidade de serviço

O Microsoft Azure é o provedor de nuvem com a maior quantidade de Data Centers em regiões globais, se comparado a qualquer outro provedor em nuvem.

Dessa forma, o Microsoft Azure oferece a escala necessária para aproximar os seus aplicativos dos usuários no mundo todo. 

Como dito, o processo de transformação digital tem crescido nas empresas. Aliás, a pandemia do coronavírus e o isolamento social impulsionou esse movimento, uma vez que muitos negócios precisaram se digitalizar para continuarem operando.

Segundo um estudo global da McKinsey, uma consultoria empresarial norte-americana, a pandemia fez com que o processo de migração de ativos para a nuvem acelerasse 24 vezes.

Antes, esperava-se que isso fosse feito em 547 dias (média). No entanto, com as necessidades geradas pelo coronavírus, a implementação real do processo passou para 23,2 dias.

Se a sua empresa tem necessidade de digitalizar dados, sistemas e rotinas, o Microsoft Azure poderá ajudar o seu negócio a realizar essa migração com segurança e agilidade.

Agora que você sabe as vantagens do Microsoft Azure, em relação aos seus concorrentes, conte com a inovTI, Parceira Gold da Microsoft, para iniciar a sua jornada para a nuvem.

Nossos profissionais estão preparados para apoiá-lo nas melhores práticas de migração e criação de ambiente de infraestrutura em nuvem.

Se ficou interessado ou tem dúvidas, entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudar você!