loader image

Governança de TI: saiba tudo sobre este conceito

3 mar 2023 | Dicas de TI, News, Serviços

A governança de TI é a prática de gerenciar as organizações a fim de garantir que toda a informação e sistemas de tecnologia estejam seguros e protegidos. Oferece segurança cibernética, proteção de dados e estabelece normas e procedimentos para garantir que os recursos de tecnologia estejam em bom uso. É importante para qualquer empresa, pois garante que seus sistemas, aplicações e dados permaneçam seguros e protegidos. Além disso, ela não fica limitada ao apoio dos processos comerciais. Ela desempenha um papel vital na definição dos objetivos organizacionais e no planejamento estratégico das empresas.

Neste artigo, vamos discutir tudo o que você precisa saber sobre governança de TI: seus conceitos básicos, suas aplicações na prática e os benefícios da implementação. Ao longo da leitura, você entenderá o significado, o propósito e o valor desse conceito crucial para a segurança cibernética e a proteção de dados.

O QUE É GOVERNANÇA DE TI?

Trata-se de uma estrutura que estabelece as responsabilidades da administração e da equipe de TI da empresa para a gestão de ações organizacionais, incluindo processos de otimização de recursos, tomada de decisão e segurança das informações. Em outras palavras, estabelece como a TI funcionará na empresa, verificando se as normas e princípios são aplicados da forma correta.

Na prática, esse recurso define como a tecnologia da informação funciona na empresa, verifica se as regras e princípios são seguidos corretamente, de acordo com a visão, missão e objetivos da empresa.

E como seria a governança e o gerenciamento de TI? Eles têm papéis diferentes dentro da empresa. Com relação à governança de TI, acabamos de pontuar. A gestão é responsável por apoiar a transformação digital na organização, mantendo o desempenho do serviço e a satisfação dos usuários e clientes, além de gerenciar a equipe de TI.

Essa estrutura também é um importante auxiliar na hora de mostrar para a organização como a TI agrega valor ao negócio, de acordo com o seu nível de maturidade.

Mais do que uma prestadora de serviços, a TI deve ser uma área-chave da empresa. O gerente de TI precisa ser uma pessoa visionária, que consiga enxergar os elos que aproximam a TI do negócio.

Uma empresa que possui esse recurso está um ou dois passos à frente de seus concorrentes. Afinal de contas, sem o apoio da TI é muito difícil alcançar a estratégia.

ENTÃO QUAL O SEU PAPEL?

Tem como objetivo:

  • Oferecer o suporte para uma tomada de decisões;
  • Garantir a segurança das informações;
  • Otimizar a aplicação de recursos;
  • Controlar processos internos.

Existe um vínculo estreito entre governança corporativa e governança de TI. Esta última está direcionada especificamente para os resultados da Tecnologia da Informação, e se torna essencial para a formulação de estratégias corporativas.

A Governança de Tecnologia da Informação não é apenas uma entidade de suporte aos procedimentos de negócio, mas também uma essencial colaboradora no estabelecimento de objetivos corporativos, contribuindo com o planejamento estratégico da empresa.

CONHEÇA OS PILARES

Essa estrutura possui cinco pilares essenciais:

  • Alinhamento estratégico — tem que contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa;
  • Geração de valor — os recursos precisam facilitar a geração de valor pelos processos de negócios e a entrega ao cliente;
  • Gestão de riscos — a infraestrutura deve bloquear os riscos de perdas de dados e informações e assegurar a continuidade do negócio frente a eventos adversos;
  • Gestão de recursos — devem existir programas de manutenção, renovação e melhoria contínua dos recursos de tecnologia da informação;
  • Medição de resultados — os dados que fluem nos hardwares e softwares empresariais devem ser mensurados para gerar informações de suporte para o processo decisório.

O IMPACTO QUANDO BEM IMPLEMENTADA

Ao analisar os pilares desse recurso, já dá para se ter uma boa ideia dos ganhos que você pode receber de retorno. Mas como eles influenciam o sucesso de um negócio?

O foco em otimização, inteligência e eficiência é a chave para a lista de vantagens que podemos apresentar. Confira.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

A implementação dessas boas práticas tem inúmeros benefícios, como a redução de custos, a conformidade com as leis, a proteção de dados, a melhoria da produtividade e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro.

1. Redução de custos: Uma das maiores vantagens é a economia de custos, pois esta é a melhor maneira de garantir a segurança dos dados e a proteção dos sistemas. Uma vez que os sistemas e as informações estão seguros, as empresas não precisam gastar com tecnologia, treinamento ou outros recursos para garantir a segurança.

2. Conformidade com as leis: Também ajuda a manter a conformidade com as leis existentes, ajudando a prevenir quaisquer resultados desastrosos para as empresas.

3. Proteção de dados: Uma boa gestão é o melhor método para proteger seus dados e sistemas de ataques externos ou internos.

4. Melhoria da produtividade: Os processos ajudam os usuários a compreenderem melhor suas responsabilidades e seu papel na proteção dos dados, resultando em maior produtividade.

5. Segurança no ambiente de trabalho: Esta prática aumenta a segurança dos usuários e da equipe e garante que seus trabalhadores estejam protegidos contra possíveis ameaças virtuais.

Proporcionando o planejamento e o controle da conformidade legal da empresa, trazendo tranquilidade para os gestores do negócio.

Conclusão

Uma prática crucial para garantir que todos os dados e sistemas de informação estejam protegidos contra ameaças internas ou externas. O artigo discutiu o que é governança de TI, as aplicações na prática e os benefícios de sua implementação, incluindo economia de custos, conformidade com leis, proteção de dados e segurança no ambiente de trabalho.

Esse recurso é uma parte importante da estrutura organizacional. No entanto, sua implementação não ocorre de forma imediata. Com o auxílio especializado, ela pode se tornar mais fácil e eficaz.

Se você deseja aumentar a segurança e a proteção do seu ambiente de trabalho, entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre como implementar uma boa gestão na sua empresa.

 

Mantenha-se atualizado!

Siga-nos nas redes sociais! ⬇️
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK

Para mais notícias sobre cibersegurança e novidades, assine nossa newsletter! Ou acesse outros artigos que temos no site!

Vamos deixar aqui, duas recomendações, confira agora:

 

  1. Cibersegurança e Governança: dois propulsores da inovação
  2. Como implementar a governança de forma eficiente na sua empresa?