loader image

Você precisa conhecer 3 tipos de backups disponíveis para a sua empresa

23 jan 2023 | Dicas de TI, Institucional, Proteção de Dados

Existem diversos tipos de backups, e é normal que os tomadores de decisão ou MSPs (Managed Service Providers) fiquem indecisos na hora de definir o melhor a ser utilizado. Entretanto, os “backups inteligentes” são uma excelente solução para as organizações ou departamentos de TI que pretendem economizar tempo e espaço. Por isso, nesse artigo, trazemos 3 tipos de backup disponíveis para a sua empresa que devem trazer resultados significativos para fins de proteção de dados.

Recomendamos que leia este artigo até o final e descubra quais são as soluções que estamos trazendo para você e também, as diferenças entre elas e quando recomendamos o uso.

Os “backups inteligentes” são os: completos, diferenciais e incrementais. Basicamente os 3 oferecem grandes benefícios para as operações que os adotam, como: economia de tempo e mais espaço em disco. Tornando a operação mais segura e como resultado proporcionando maior proteção para os seus dados ou informações. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO BACKUP PARA A SUA OPERAÇÃO? 

A importância do Backup está baseada em garantir a proteção dos dados e informações contra riscos de perdas e incidentes na operação. Com isso, os tomadores de decisão, terão a responsabilidade de definir as melhores soluções a fim de auxiliar e proteger todos os departamentos e clientes da empresa, através da garantia de maior segurança, afinal das contas os sistemas, registros, dados, são os bens mais preciosos de uma organização e a medida que a empresa cresce, seu valor vai se tornando cada vez mais sensível e é necessário que os mesmos estejam protegidos. 

Para escolher as melhores soluções os MSPs, precisam responder às seguintes perguntas:

1. Quais são os dados que busca proteger?
2. Sabe definir por quanto tempo precisa proteger os dados e as informações?
3. Se houver algum incidente, em quanto tempo pretende recuperá-los?

Respondendo essas questões, você estará mais preparado para entender sobre as opções que tem disponíveis e quais se encaixam melhor na sua realidade! Vamos agora falar mais a fundo sobre cada um deles.

 

ENTENDA OS 3 TIPOS DE BACKUPS

Para falar mais profundamente destes backups, separamos entre:

1. Primeiramente os Backups completos: que são ideais para compreender conjuntos inteiros de backup de dados, independentemente de backups que já existem ou caso ocorra alguma situação que altere os dados.
2. Backups diferenciais: entra em ação após o backup full, ou seja, ele irá realizar apenas backups dos já realizados na primeira execução.
3. Por usa vez o Backups incrementais: para arquivos de dados que já foram alterados desde o backup incremental. Com isso, ele é realizado a partir do último backup full, ou seja, ao contrário do que ocorre no diferencial, o incremental realiza backups mais ágeis, entretanto a recuperação destes dados são lentos.

Agora que você já conhece os 3 tipos de backups, vamos entender mais profundamente cada um deles, quais são os seus diferenciais e vantagens! Confira logo abaixo!

 

BACKUP COMPLETO

Quais são as vantagens?

Os backups completos normalmente são executados no sistema, que inclui o sistema operacional, aplicativos e dados da sua operação. E devem ser feitos uma vez por semana, sendo parte essencial do plano geral de backup.

Quais são as desvantagens?

Os intervalos são relativamente longos entre um backup completo e outro. O que significa que muitos dados podem se perder no caminho ou se algum incidente acontecer. Sendo então recomendado que tenha backups complementares entre eles.

 

BACKUP DIFERENCIAL

Quais são as vantagens?

Quando o seu foco é trabalhar com um backup rápido este é o indicado. Sendo mais ágil que o completo, pois com ele, muito menos dados estão sendo copiados.

Quais são as desvantagens?

Como dito anteriormente o backup diferencial é mais “leve” que o completo, entretanto, ainda sim, possuem uma quantidade de dados bem significativa, por isso, recomendamos que não seja feito mais de uma vez por dia e quando for que seja distante do completo, pois pode tornar a execução ainda mais lenta.

 

BACKUP INCREMENTAL

Quais são as vantagens?

A característica principal deste backup, é a rapidez quando executado em pequenos intervalos de tempo, assim menos dados serão copiados tornando a proteção mais segura.

Um exemplo na prática se dá quando o backup incremental foi realizado em uma quinta-feira e os dados que foram executados, eram os que foram feitos backup na quarta-feira. Ou seja, nesse exemplo, o tempo entre um backup incremental e outro é de 24h. Entretanto, este é apenas um exemplo. Você também poderá executar em intervalos menores, como a cada uma hora. O que deve reduzir bastante a quantidade de dados a ser executado.

Quais são as desvantagens?

Embora seja mais flexível e escalável, pode ser uma problema no momento da recuperação. Porém isso vai depender das necessidades pontuais de cada operação. Porque o Backup incremental, só vai conseguir recuperar, após processar todos os dados do Backup completo em paralelo com cada versão do incremental realizado. Ou seja, pode se tornar algo mais lento. Porém, como já dissemos, tudo isso vai de encontro com a necessidade da sua empresa.

 

QUAL É O MAIS RÁPIDO? BACKUP INCREMENTAL OU DIFERENCIAL?

Como pudemos observar no decorrer deste artigo, para definir o backup ideal para a sua organização, é importante entender as reais necessidades da operação e então, buscar por qual oferece os parâmetro ideias que vão de encontro aos objetivos organizacionais e operacionais. Entretanto, podemos dizer que, os backups diferenciais levam mais tempo de execução do que os incrementais. Porém, quando o assunto for recuperação de dados, então devemos inverter, sendo os diferenciais mais ágeis do que os incrementais!

Por tanto, para escolher a melhor opção do mercado, devemos levar em consideração todas as características dos modelos (completo, incremental e diferencial) alinhado à nuvem ideal para no fim, protegerem os dados!

Para definir qual a nuvem certa, leia o artigo Nuvem pública, privada ou híbrida: qual é a melhor opção? Optar pela computação em nuvem já é uma realidade na maioria das empresas que valorizam a tecnologia. Afinal, é uma decisão que agrega uma série de benefícios para inúmeras áreas de atuação. No entanto, há a necessidade de decidir entre nuvem pública, privada ou híbrida.

Conforme a tecnologia evolui, surgem novas formas de adaptar e dimensionar nossas estruturas digitais. Por exemplo, hoje é possível contar com provedores terceirizados capazes de criar uma infraestrutura especialmente para as necessidades de um negócio. No entanto, todo esse potencial também exige um bom poder de decisão. Afinal, escolher entre nuvem pública, privada ou híbrida é algo fundamental para que a sua organização possa começar a aproveitar os benefícios dessa tecnologia. Nesse artigo, você entenderá quais são as principais diferenças entre as nuvens e certamente conseguirá tomar a melhor decisão entre elas!

Esperamos que tenha gostado deste artigo que está bem completinho!

Siga-nos nas redes sociais! ⬇️
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK

 

 

FONTES:
https://www.acronis.com/en-eu/blog/posts/incremental-differential-backups/