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Pandemia está acelerando tendências de gerenciamento de projetos já em andamento e alterando práticas de longa data que agora soam irrelevantes

gerenciamento de projetos é um alvo escorregadio. Uma vez que o reino dos gerentes de projeto (PMs) armado com uma ferramenta de rastreamento como o Microsoft Project, um escritório, um orçamento de viagem e um excelente espaço para reuniões em todo o mundo, reduziu-se a uma tela de computador – e até mesmo a uma mentalidade – viu-se que ele é, na verdade, melhor atendido quando ofertado com profundo conhecimento, habilidades de liderança, táticas de negociação e uma equipe capacitada (e agora provavelmente remota).

Mesmo antes da pandemia, o gerenciamento de projetos estava passando por uma mudança radical. Mas a natureza remota de nosso novo normal acelerou e se transformou.

Mas o que é realmente considerado como tendência positiva quando falamos sobre gerenciamento de projetos? A CIO conversou com executivos que estão vivendo na vanguarda dessa mudança. Eles compartilham quais tendências devem estar no radar dos líderes.

Ferramentas de colaboração remota

A pandemia levou as pessoas – não apenas as que estão em trabalhos técnicos – a usar ferramentas que muitas resistiram há muito tempo. E uma coisa engraçada aconteceu. Eles se sentiram confortáveis ​​com eles. Eles descobriram que as ferramentas digitais que nós, técnicos, usamos há muito tempo, permitiram que eles fossem altamente produtivos, mantendo-se mais próximos de casa e da família. Depois que as pessoas voltam ao escritório – da maneira que o fazem – é provável que isso continue. E isso está mudando tudo.

“A pandemia tem sido um catalisador”, diz Jeff DeVerter, CTO de produtos e serviços da Rackspace. “A Microsoft viu dois anos de transformação digital – pessoas se mudando para a nuvem – em alguns meses. Será interessante ver como isso aumentará as empresas no futuro. “

Scott Bales, vice-presidente de entrega e engenharia de soluções da Replicon, concorda. “Não podemos gastar tempo com nossos clientes – uma perda que impactou os projetos porque estar na sala oferece uma conversa com maior largura de banda. Mas ganhamos videochamadas. Agora, em vez de ver alguém por duas semanas pessoalmente no início e novamente perto do final de um projeto, você os vê 100% do tempo – online. Isso parece ser aceito como a norma agora. Essa é uma tendência interessante. “

“Os departamentos de TI sempre adotaram coisas novas”, concorda Evans. “Eles mudam facilmente para coisas como JIRA, Slack e Teams. Mas agora estamos vendo mudanças no atacado entre os departamentos mais tradicionais. Por exemplo, um grande banco suíço com quem trabalhamos está distribuindo equipes em toda a organização para que eles possam ter reuniões de equipe on-line, bate-papos, presença virtual e todas as coisas que os profissionais de tecnologia usam há anos. ”

Competência

“Trabalhar remotamente nivela o campo de jogo”, diz DeVerter. “Estive recentemente em uma ligação com o CIO de um grande banco global. No passado, eu voava para o local dele, usava meu melhor terno e me encontrava em seu escritório sofisticado.

reunião remotamente removeu as armadilhas de sucesso e poder que historicamente definem esse tipo de reunião de alto nível. Sem necessidade de espaço para escritório, orçamento de viagem ou roupas poderosas da Gucci, tudo se resumia à competência.

“Ele estava no que parecia o canto do sótão”, ri DeVerter, “vestindo um pulôver. O CTO dele estava de camiseta. Muito do que costumava acontecer era construído sobre tradição, presença, esse tipo de coisa. Agora, é tudo sobre o quão bem você pode fazer backup do que está dizendo. “

Está se desenrolando de maneiras mais infelizes para pessoas e organizações que se basearam nessas armadilhas do que em competência. Mas essa tendência já se mostrou boa para a produtividade geral.

“Todos nós seremos classificados quanto à nossa capacidade de produzir como indivíduos e organizações”, diz DeVerter. “Muitas empresas têm medido pela presença. Você poderia sobreviver se soubesse a aparência de ocupado, com relógio na hora certa e tivesse a pilha de papéis certa ou a quantidade certa de taxa de transferência de e-mail. ”

Diante disso, diz DeVerter, “a liderança deve colocar tudo sobre a mesa. Eles deveriam estar definindo o jogo de campo e dizendo quais são os postes do gol, para que a equipe possa correr duro em direção a eles. ”

Gerenciamento de Projetos

Propósito

Seja adotando uma posição sobre a injustiça racial, reconhecendo que os colegas de trabalho têm vidas fora do trabalho, pagando aos funcionários de maneira justa, lidando de maneira responsável com as alegações de assédio sexual ou respondendo a uma pandemia, o propósito bem definido de uma empresa é uma tendência irreversível.

“Todo mundo brinca: ‘Como você está fazendo do mundo um lugar melhor?'”, Diz Matt Burns, líder do ecossistema de startups da monday.com. “Mas eu não acho mais uma piada engraçada. As pessoas querem saber: ‘Como você está tornando este mundo mais seguro, mais feliz e mais saudável? O que você está fazendo? ‘Vivemos em uma sociedade compartilhada e devemos nos concentrar em melhorá-la. “

Isso também não é algo que pode ser tratado de forma leviana. Oferecer elogios a uma tendência social pode parecer facilmente falso, como pular em uma onda para obter pontos que você não está disposto a ganhar. “O público pedirá recibos”, diz Burns.

Agora que tiramos o local do local de trabalho, ele diz. É provável que o propósito direcione as razões das pessoas para escolher um empregador em detrimento de outro, um local em detrimento de outro. “Se você deseja obter os melhores talentos diversos para expandir sua organização, eles precisam saber que significam muito, importam, que estão melhorando o mundo”, diz Burns.

Liderança

“Historicamente, os gerentes de projeto são muito orientados a tarefas”, diz Nancy Bechthold, vice-presidente de operações de serviços da NetSPI. “Eles tinham um plano de projeto, faziam check-in com uma equipe, atribuíam tarefas e voltavam periodicamente para ver o status dessas tarefas.”

Esse estilo de gerenciamento de projetos está diminuindo. E isso é uma oportunidade e um desafio para os PMs. “Estamos vendo os gerentes de projeto assumirem um papel de liderança real”, diz ela. “Eles estão liderando toda a equipe, além de levar os clientes em direção ao melhor caminho para o sucesso.”

Isso significa que os gerentes de projetos precisam saber muito mais do que como acompanhar tarefas, atualizações e prazos. Eles devem entender o projeto, mesmo os aspectos técnicos, seus requisitos legais e como tudo isso afeta os negócios e o projeto. Talvez o entendimento de um PM não precise ser profundo, não em todos os tópicos. Eles não podem ser pressionados para escrever códigos ou criar argumentos legais. Mas eles precisam saber o suficiente para fazer as perguntas certas ou chamar a atenção do cliente para questões importantes.

“Este é um conjunto de habilidades muito diferentes”, diz Bechthold. “Requer conhecimentos, além da capacidade de negociar, orientar e motivar. Isso também significa que eles precisam entender os negócios – e os negócios do cliente “.

Fonte: PortalCIO