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Até o final de 2024, o Gartner prevê que 75% da população mundial terá seus dados pessoais cobertos por regulamentações de privacidade digital. O que faz com que as empresas estejam cada vez mais empenhadas em tornar os dados da sua corporação seguros! Pensando nisso, o Gartner selecionou algumas tendências que podem facilitar a vida dos tomadores de decisão, quando forem otimizar a segurança e precisarem de uma diretriz para isto.

Recomendamos que leia este artigo até o final e compartilhe com quem precisa dessas informações!

Para definir 5 tendências sobre privacidade e segurança dos dados, o Gartner que é líder mundial em pesquisas para empresas, precisou rastrear o comportamento do mercado e então selecionar as principais práticas utilizadas pelas organizações sobre privacidade digital até 2024 e essa data não foi escolhida de modo aleatório, na realidade, eles preveem que até este período aproximadamente 75% da população mundial esteja coberta pela legislação e esteja com os dados seguros.

Segundo a pesquisa desenvolvida, foi recomendado que as empresas tenham atenção em alguns aspectos principais, confira abaixo:

  • Sistemas para localização de dados
  • Técnicas de computação aprimorada de privacidade (PEC – do inglês Privacy-Enhancing Computation)
  • Governança de Inteligência Artificial
  • Experiência de usuários (UX) voltado para a privacidade e políticas de controle para o trabalho híbrido.

A segurança da informação é primordial para as empresas e que geram impactos aos negócios. Podendo trazer resultados que efetivamente vão mudar o cenário atual da organização, tornando: ágil, seguro e até otimizando custos. Por isso, as tendências aqui selecionadas devem ser adotadas e com o tempo, oferecer uma transformação digital completa.

POR QUE A PESQUISA DA GARTNER É TÃO IMPORTANTE?

Além de uma empresa de pesquisa, também é uma consultora em tecnologia da informação (TI). Foi fundada na década de 70 nos Estados Unidos, mais especificamente em Stamford, Connecticut. Atualmente é reconhecida mundialmente e está presente em praticamente todo o mundo. Acredita-se que mais de 70% das maiores empresas globais contam com os serviços de investigação e aconselhamento do Gartner.

Tendo isto em vista, fica claro que se trata de uma empresa das mais respeitadas organizações dentro do segmento de TI. Por isso, devemos dar extrema atenção a todas as pesquisas desenvolvidas para tecnologia da informação. Elas podem orientar e trazer insights extremamente assertivos para a sua organização, como no caso das 5 tendências que vamos falar na sequência.

CONHEÇA AS 5 TENDÊNCIAS DE PRIVACIDADE DIGITAL SELECIONADAS PELO GARTNER

Essa seleção vai ajudar a sua empresa e líderes, tornando a adesão pela segurança de dados mais ágil e atingível! Confira agora!

1. AUMENTO DO USO DE LOCALIZAÇÃO DE DADOS
Segundo o Gartner, o planejamento de localização de dados passará a ser uma prioridade máxima no projeto e aquisição de serviços em nuvem. Isso acontece porque com a utilização da computação em nuvem, as empresas normalmente estão baseando suas clouds em mais de um país e cada nação tem uma política de segurança da informação a seguir. Com isso, está sendo necessário desenvolver uma política que seja ideal para múltiplas regiões.

2. AVANÇO EM TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO PARA APRIMORAR A PRIVACIDADE (PEC- PRIVACY – ENHANCING COMPUTATION)
Com o PEC as empresas poderão proteger os dados durante o uso. Com isso, as empresas podem trabalhar em simultâneo tanto o processamento como a análise dos dados.

Essa é uma nova realidade, pois antigamente era impossível fazer isso, pois os dados deveriam estar em repouso. O Gartner acredita que até 2025, 60% das grandes organizações devem estar usando pelo menos uma das técnicas de PEC.

3. MELHORIAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Acredita-se que cerca de 40% das empresas já tiveram alguma violação de privacidade de Inteligência Artificial e quanto mais essa tecnologia avança, maior é a necessidade de se ter uma estratégia de governança sobre ela — sob o risco de as lideranças de TI terem que se desfazer de sistemas “no atacado”, aponta o relatório de tendências da Consultoria Norte Americana.

4. UX VOLTADO PARA PRIVACIDADE
“30% das organizações voltadas para o consumidor oferecerão um portal de transparência de autoatendimento para fornecer gerenciamento de preferência e consentimento”, aponta o Gartner.

As organizações que se preocupam com o futuro, sabem como é importante trazer a experiência para o usuário quando o assunto é sobre privacidade dos seus dados. Por isso, a intenção será que os avisos, cookies, gerenciamento de consentimento estejam em um portal de fácil navegação e com informações claras sobre a utilização dos dados e que seja capaz de gerenciar os consentimentos.

5. TRABALHO HÍBRIDO É O NOVO NORMAL E COM ISSO MODELOS DE SEGURANÇA PARA SEREM SEGUIDOS FORAM IDENTIFICADOS

Cada vez mais empresas estão aderindo ao modelo híbrido, por isso, a proteção das redes e seus dados são lidados com muito cuidado.

“As organizações devem adotar uma abordagem centrada no ser humano para a privacidade, e os dados de monitoramento devem ser usados ​​minimamente e com um propósito claro, como melhorar a experiência dos funcionários, removendo atritos desnecessários ou mitigando o risco de esgotamento, sinalizando os riscos de bem-estar”, conclui o Gartner.

Por essas e outras razões concluímos que a segurança da informação e dos dados, devem garantir um futuro melhor para a sua organização bem como para os seus funcionários.

Existem diferentes formas para implementar a segurança de dados ou também conhecida como SI (segurança da informação) na sua empresa. No entanto, o primeiro passo é identificar a estratégia operacional e quais serão as práticas necessárias.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre as tendências de privacidade digital até 2024!

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Vamos deixar aqui, duas recomendações, confira agora:

1. Entenda como a nuvem híbrida pode ajudar na segurança dos dados!
2. 5 TIPOS DE SEGURANÇA DE DADOS