Três pesquisadores canadenses da área da saúde estão trabalhando em conjunto para criar um modelo que usa imagens em raio-x e tomografias computadorizadas para identificar consequências da COVID-19 nos pulmões. O sistema vai usar inteligência artificial e mecanismos de machine learning para fazer a identificação de problemas nos pacientes afetados pela doença.
A iniciativa está sendo apoiada pelo Amazon Web Services (AWS), braço de infraestrutura e computação na nuvem da gigante comanda por Jeff Bezos. A companhia ofereceu US$ 20 milhões em créditos de serviço em nuvem e suporte para que o time e outras 34 instituições trabalhem em modelos semelhantes.
Segundo comunicado da companhia, os pesquisadores têm acesso a engenheiros e especialistas para colaborarem nas necessidades técnicas da pesquisa. A proposta é que eles consigam ajudar a desenvolver um sistema de diagnóstico por imagem com o auxílio de inteligência artificial.
O principal gargalo de combate ao novo coronavírus em todo mundo é a necessidade de teste populacional. Os sistemas atuais geralmente são caros, escassos e demorados. Assim, o desenvolvimento de novos modelos é de suma importância, como já destacou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com os US$ 20 milhões investidos no setor, o AWS pretende financiar projetos de combate à COVID-19 pelos próximos dois anos.
Fonte: CanalTech