loader image

Conheça os 7 melhores cursos gratuitos online de Ciência de Dados

16 fev 2022 | Dicas de TI, News

Cursos gratuitos de Ciência de Dados passaram a ser cada vez mais buscados pelos amantes da área, já que o mercado tem se mostrado promissor. 

Afinal, segundo o relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial, o data science é uma das carreiras com maior demanda até 2025. Somente no ano de 2021, houve um crescimento de quase 500% na busca por profissionais e os salários chegam a R$ 22 mil.

Ou seja, é uma área repleta de oportunidades e com um retorno excelente para quem se dedica na carreira. Então, se você também quer entrar nessa área, deve estudar bastante. 

Que tal começar a agora? Neste post, nós listamos os 7 melhores cursos gratuitos online de Ciência de Dados que você pode começar ainda hoje. Confira!

1. Introdução à Ciência de Dados — Udacity

A Udacity é uma plataforma de renome no ensino para carreiras do futuro. Aliás, muitos a consideram como a Universidade do Vale do Silício, pois tem parcerias com grandes empresas da área, incluindo Meta, Amazon e Google. 

Assim, não poderia deixar de estar na lista dos cursos gratuitos de Ciência de Dados. Esse curso da Udacity é ideal para quem ainda não tem conhecimento na área, pois ensina como manipular dados, trabalhar com Big Data e ter uma comunicação clara a partir de dados. 

Dessa forma, permite que você experimente e aplique as técnicas básicas. Ao se tornar aluno, você vai aprender:

  • – O que é Ciência de Dados;
  • – Principais problemas resolvidos pela Ciência de Dados;
  • – O que é disputa de dados;
  • – Como adquirir dados;
  • – Formatos mais comuns de dados;
  • – Estatística voltada para Ciência de Dados;
  • – Visualização eficaz de informações;
  • – Big Data e MapReduce;
  • – Mapeador.

Ou seja, você terá a oportunidade de trabalhar em um projeto desde a análise de um conjunto de dados até a visualização e comunicação dessa análise. 

O ideal é que você já tenha um certo conhecimento em estatística, Python ou compreensão de conceitos de programação.

2. Introdução à Ciência de Dados em Python — Universidade de Michigan

Esse curso gratuito da Universidade de Michigan apresenta os fundamentos do ambiente Python, incluindo técnicas de programação, como lambda, leitura e manipulação de arquivos csv e a biblioteca nunpy. 

Além disso, oferece a abstração da Series e DataFrame como sendo as estruturas de dados centrais para análise de dados.

Além disso, conta com tutoriais sobre como usar funções como o groupby, merge e tabelas dinâmicas de forma eficaz. Ou seja, você aprenderá de uma forma bastante didática. 

Trata-se de um curso introdutório e que serve como base essencial para outros cursos mais avançados. Então, é perfeito para quem ainda não tem conhecimento na área.

3. I Heart Stats: Learning to Love Statistics — Universidade de Notre Dame

Quem quer trabalhar na área de Ciência de Dados, precisa dominar estatística. Então, esse curso é fundamental para se dar bem na carreira. 

O curso da Universidade de Notre Dame dá uma base não técnica que vai desde princípios fundamentais até os mais avançados que, certamente, serão muito úteis durante todo o seu crescimento no setor.

Ao finalizar o curso, você vai saber como:

  • – Identificar os recursos importantes dentro de um conjunto de dados;
  • – Selecionar testes estatísticos com base nas características de dados;
  • – Compreender a relação entre duas características ou variáveis diferentes;
  • – Realizar cálculos estatísticos;
  • – Tirar conclusões a partir de dados reais.

4. Aprenda Data Science — Dataquest

Embora seja uma plataforma paga, a Dataquest tem diversos módulos introdutórios gratuitos que são extremamente úteis para quem quer seguir uma das carreiras que é tendência em TI

Os cursos têm uma proposta diferente: o objetivo é fazer com que o aluno pratique o que aprende, não apenas que memorize. Por isso, é interessante navegar pelo site e, além do curso “Aprenda Data Science”, aproveitar outros módulos gratuitos.

Afinal, cobrem tópicos essenciais, como o trabalho com dados, visualização de dados, mineração de dados e construção de algoritmos em Python. 

Em seguida, se você quiser uma certificação completa, basta realizar uma assinatura mensal para aproveitar todas as aulas e aprofundar seus conhecimentos.

5. Data Science: Visualização — Harvard

Que tal ter uma certificação de Harvard? Excelente para o seu currículo, não é mesmo? Visualização de dados se tornará indispensável, visto que as empresas terão que passar pela transformação digital. 

Com o grande volume de dados gerados diariamente, é preciso saber como interpretá-los para que os gestores tomem as melhores decisões para o crescimento do negócio.

Logo, a visualização de dados vai mudar completamente a forma como os analistas trabalham com as informações. E uma certificação em uma das universidades mais renomadas do mundo fará com que você seja um profissional altamente requisitado.

Com esse curso de Harvard você vai aprender os princípios básicos de visualização de dados e como aplicá-los usando o ggplot2. As aulas duram entre 1 e 2 horas por semana. Desse modo, o prazo médio esperado para concluir o curso é de aproximadamente 8 semanas.

6. Microsoft Power BI para Data Science — Data Science Academy

O Microsoft Power BI é uma das ferramentas mais importantes para interpretar um grande volume de dados e otimizar a tomada de decisões por parte das empresas. 

Ele possibilita a coleta, o tratamento e a estruturação de todas as informações em apenas um relatório ou painel. Assim, o software conta com recursos modernos de análise de dados e compartilhamento de ideias, se destacando da concorrência por sua eficiência, qualidade e vantagens exclusivas da Microsoft.

Com o curso da Data Science Academy, você aprenderá não apenas a utilizar o software, como também a aplicar técnicas de Ciência de Dados para gerar modelos preditivos e extrair insights para a tomada de decisões, integrando o Power BI com o Microsoft R. 

Trata-se de um curso bastante prático. Então, você vai aprender a operar a ferramenta desde o primeiro capítulo.

7. Curso Intensivo em Ciência de Dados — Johns Hopkins University

Esse curso intensivo da Johns Hopkins University é mais um dos cursos gratuitos que você não pode perder. Ele tem duração de uma semana que tem como objetivo atualizar o aluno o mais rápido possível sobre o que é Ciência de Dados e Big Data. 

Desse modo, ele é indicado tanto para quem quer atuar como cientista de dados como para quem pretende gerenciar uma equipe de profissionais da área.

Ao concluir o curso você vai entender:

  • – Qual o papel da Ciência de Dados em diversos contextos;
  • – De que forma a estatística, aprendizado de máquina e engenharia de software desempenham um papel na Ciência de Dados;
  • – Como descrever a estrutura de um projeto de Ciência de Dados;
  • – Como identificar um projeto de Ciência de Dados bem-sucedido;
  • – O papel de um gerente de Ciência de Dados;
  • – Os principais termos e ferramentas usados por cientistas de dados.

Como você viu, há uma grande variedade de cursos gratuitos de Ciência de Dados que você pode começar ainda hoje. 

Lembre-se de que quanto antes você aprimorar seus conhecimentos, antes conseguirá atingir o sucesso na área. Além disso, poderá ingressar nessa carreira repleta de oportunidades o quanto antes para aproveitar ao máximo todos os benefícios.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então, aproveite a visita ao blog e descubra quais são os principais desafios da área de TI para 2022.

Cloud Computing