loader image

Entenda o que é e quais são os benefícios da utilização da Infraestrutura como código

14 out 2021 | News

Por Juliano Custódio
autor do canal @sobrinhodeti

A infraestrutura como código está ligada à automação de processos e em economizar tempo corrigindo erros. A área de desenvolvimento precisa estar conectada intrinsicamente com o cumprimento de prazos e a ausência de erros. É algo bastante desafiador e muitas vezes uma grande equipe se faz necessária.

É exatamente por esse motivo que alguns problemas com o armazenamento de informações e processos podem acontecer. E é neste momento que a infraestrutura como código se faz crucial para conseguir cumprir o objetivo principal. Trata-se de deixar tudo mais rápido e eficaz, contribuindo para que a possibilidade de atrasar seja cada vez menor.

Afinal de contas, o que é infraestrutura como código?

Também conhecido por IAC (Infrastructure as Code), é um conceito que faz parte do mundo da computação em nuvem. Da mesma forma que os códigos das nossas aplicações e de nossas pipelines de CI/CD, são escritos e versionados em repositórios de códigos. Com a utilização desse conceito, também conseguimos a criação e o versionamento do código para a construção da infraestrutura cloud.  

Existem diferentes formas de trabalharmos com IAC. No provedor de cloud Azure podemos utilizar o ARM (Azure Resource Manager) template ou o Bicep de forma nativa, por exemplo. Outra possibilidade é a utilização de uma ferramenta de terceiro, como o Terraform da HashiCorp, na qual podemos criar nossos códigos de IAC para diferentes provedores de cloud. 


Figura 1: Fluxo de desenvolvimento do IAC

Benefícios 

– Velocidade e simplicidade na criação da infraestrutura 

A princípio você pode imaginar que esse processo irá atrasar o desenvolvimento da sua infra cloud.  Afinal, você terá que codificar os recursos, mas aí é que você se engana. Depois de uma vez criado os templates para a criação dos recursos, você pode criar a sua infra cloud com a velocidade de um clique, por exemplo, ou então com a simplicidade de apenas executar uma pipeline para realização desse trabalho. 

– Consistência de configuração 

Com o IAC é possível construir templates para a criação da sua infra cloud, e com a utilização desses templates você pode criar um padrão dentro da sua empresa ou do seu time de trabalho. Dessa forma, é possível padronizar o nome dos recursos, localização, tipo de plano de consumo, entre outras coisas. Com isso, você garante uma consistência e maior agilidade no desenvolvimento ou na manutenção da sua infra cloud. 

– Mitigação dos riscos 

A utilização do conceito de IAC pode mitigar os riscos da sua infra cloud. Da mesma forma que a padronização foi citada no tópico anterior, você também pode criar padrões de segurança para os seus recursos, dessa maneira, mitigando os riscos de sofrer um cyber ataque. Além disso, você também mitigará possíveis erros decorridos por falha humana no momento da criação dos recursos. Outro fator interessante é que caso a região onde os seus recursos estejam alocados na cloud sofra alguma indisponibilidade, você tem a facilidade para recriar a sua infra em outra região que não esteja passando pelo mesmo problema, dessa forma, diminuindo os riscos de indisponibilidade da sua aplicação.  

– Redução de custos 

Os benefícios com relação a redução de custos podem ser observados através de diferentes formas. Por exemplo, você terá a possibilidade de deletar toda a sua infra de um determinado ambiente não produtivo com a certeza de que, caso seja necessário recriá-lo novamente, você precisará apenas executar uma pipeline para ter esse ambiente recriado. Ou então, podemos falar com relação a custos de mão de obra na construção e manutenção da sua infra cloud, já que, uma vez criado o código dos templates da infraestrutura, gastamos menos tempo das pessoas em criar e manter a sua infraestrutura na cloud. 

Mais agilidade e eficácia para o seu projeto

Atualmente, temos visto um crescimento exponencial na adoção da computação em nuvem. O conceito de infraestrutura como código trabalhando em conjunto com o DevOps e a automatização de processos de ponta a ponta no desenvolvimento de software estão revolucionando o mercado de tecnologia da informação, possibilitando maior agilidade e eficácia na entrega de valor para os clientes. 

Se você quiser saber mais sobre IAC, tenho um vídeo sobre isso lá no meu canal no YouTube: www.youtube.com/watch?v=qd9hrsN0w2A