loader image

Infraestrutura de TI: qual é a importância das certificações dos Datacenters?

19 maio 2022 | News

A infraestrutura de TI é essencial quando se fala da segurança de um negócio em várias situações. Sejam elas virtuais, como ataques, até quando estamos abordando questões físicas como riscos de incêndio.

A certificação de data center mostra ao cliente que os serviços que estão sendo prestados realmente foram avaliados e confirmados por um especialista. Ou seja, a sua marca estaria apta para realizar determinada função com maestria.

Muitas vezes, para uma outra empresa que pode estar no setor de B2B (Business To Business), o preço não é a única coisa que importa. Também é importante que se tenha apoio e segurança nos momentos mais difíceis.

Será mesmo que a o datacenter que sua empresa contratou pode garantir isso?

Neste caso, vale salientar que não basta apenas dizer que o cliente e os seus dados vão estar em segurança como também importante comprovar isso. As provas estão vindo, é claro, através de informações que são técnicas e especializadas.

Por isso, vamos abordar mais sobre o assunto e, claro, te ajudar a entender por que você precisa estar em um datacenter. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque temos muitas dicas e conteúdo.

Quais são as certificações que um Datacenter precisa ter?

Certificações ISO

A ISO tem como objetivo determinar um grupo de normas técnicas e regras para procedimentos e processos. Ela estabelece um padrão de gestão da qualidade em organizações de todos os campos. Essas normas da ISO também se aplicam nos data centers, veja como:

ISO 9000 – Garantia de qualidade

Referente ao sistema de gestão da qualidade, essa norma procura padronizar a prestação de serviço ou produtos. Ao longo dos anos, ela teve algumas alterações, mas ultimamente tem foco na geração de valor para uma organização ou para seus clientes, para que desempenhem bons resultados.

ISO/IEC 27001 – Segurança da informação

Com ênfase na segurança da informação, que é extremamente importante em projetos de data center, essa norma dita um padrão para estabelecer, implementar, analisar e melhorar sistemas de gestão de segurança da informação. Essa certificação gera maior confiança a parceiros e também a clientes.

ISO/IEC 20000-1 – Foco em serviços de TI

Essa norma é conhecida internacionalmente em questões de boas práticas e gestão de serviços de TI. Ela estabelece requisitos de gestão de uma empresa que presta serviços de TI, garantindo que essas ofereçam serviços de qualidade. São definidos objetivos, políticas, procedimentos e processos que envolvam um serviço de TI de qualidade.

Também é a ISO/IEC 20000 que aborda a metodologia do PDCA (plan-do-check-act), muito conhecida em empresas, a qual propõe que os processos sejam planejados e implementados, visando soluções, entrega de serviços e outras vantagens.

Certificações Tier

As certificações Tier dizem respeito ao desempenho do data center. A qualidade é medida do nível 1 ao 4, sendo o nível 4 o melhor em desempenho, atendendo a todas as especificações. As certificações Tier medem a infraestrutura de operação, buscando comparar a funcionalidade e disponibilidade do data center em relação aos outros.

Qual a importância da infraestrutura de TI?

Hoje em dia, as leis estão cada vez mais rígidas com relação ao controle dos dados de clientes. Por isso, contar com uma infraestrutura de TI que seja automatizada vai garantir que você não tenha problemas quanto ao vazamento de informações.

Para que haja uma proteção de dados, é importante sempre estar com softwares e hardwares que sejam atualizados e que irão garantir economia de tempo e evitar possíveis transtornos no futuro.

Em suma, a certificação mostra que a empresa que está cuidando da sua infraestrutura de TI vai estar apta para realizar todas as funções que são necessárias para garantir a proteção da sua marca.

Vale a pena terceirizar a infraestrutura de TI?

Uma dúvida muito comum das empresas é se realmente vale a pena realizar a terceirização de infraestrutura de TI ou se vale mais a pena fazer com que a própria empresa receba todo o suporte para manter seus dados a salvo.

E é claro que a nossa resposta vai ser a que traz mais vantagens não somente quando se fala de praticidade, como também a que traz benefícios para o seu bolso e caixa. Assim, podemos afirmar com tranquilidade que a terceirização sai bem mais barata e viável

Isso acontece devido ao fato de que a empresa que vai passar por uma terceirização tem muitos clientes. Por isso, a mesma teria que ter caixa para estar sempre investindo em tecnologia de última ponta para que consiga manter a clientela.

Mas, se você tem uma empresa e vai fazer todo o processo de infraestrutura de TI, tem que estar ciente que não deve atualizar apenas o software, como também o hardware.

E quem já pesquisou um pouco sobre o assunto sabe que, quando se fala de Datacenter, os hardwares não são um dos pontos mais baratos, principalmente quando é preciso comprar um novo. Outro aspecto é que a tecnologia está sempre mudando e se atualizando. Portanto, o que você comprou há dois anos, pode não dar mais conta das suas necessidades atuais.

Quais são as vantagens de realizar a terceirização?

Ao contratar a terceirização de infraestrutura de TI para que a sua marca não precise gastar dinheiro com equipe interna você conta com algumas vantagens que vão desde a parte de economia até a praticidade.

Isso porque não é necessário que você se preocupe ao ter que investigar sobre softwares que são lançamentos no mercado nem com nenhum tipo de atualização que seja necessário realizar.

A seguir, conheça mais vantagens da terceirização da infraestrutura de TI:

  • mais segurança com as informações e dados da empresa — você vai garantir que uma marca que realmente tem todas as certificações de segurança estará cuidando e mantendo os dados de seus clientes, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados;
  • redução de custos — sua empresa vai gastar menos porque não vai ter que substituir softwares e hardwares anualmente. Como já dito, as atualizações acontecem a cada ano ou, até mesmo, em tempo menor. Como já comentamos, o que se comprou há dois anos pode não ser mais o suficiente para guardar dados com segurança;
  • aumenta a qualidade dos serviços oferecidos — visto que sempre se está com aparelhos novos e com as atualizações em dia;
  • atendimento especializado — quem realiza tais atendimentos são empresas que contam com certificação para Datacenter e que têm uma enorme infraestrutura de TI. Ou seja, oferece também uma equipe que está disposta e bem capacitada para atender e resolver os problemas de seus clientes. Desse modo, você pode entrar em contato sempre que algum problema aparecer e a empresa apresentará uma solução rápida e eficaz;
  • suporte de TI especializado — você não vai precisar realizar a contratação de nenhum profissional na modalidade de CLT para a sua empresa e nem mesmo se preocupar com férias dos colaboradores;
  • controle dos serviços prestados — você sabe exatamente o que está sendo feito e o valor que estão pagando para que isso aconteça. Por isso consegue-se colocar na balança para ter certeza se vale a pena ou se será melhor realizar a contratação de uma equipe interna.