loader image

Por que o seu negócio necessita de uma Cloud Computing Híbrida?

27 out 2022 | Cloud, Dicas de TI, News

O Cloud Computing é ideal para empresas que buscam aproveitar da melhor forma possível, todos os recursos disponíveis da nuvem, inclusive a segurança!

Atualmente com um cenário de crise mundial e após a pandemia, as empresas foram obrigadas a acelerarem para soluções digitais e com isso, surgiu a necessidade de estarem online 24 horas por dia através do Cloud Computing. Alinhado a isso, veio a necessidade da otimização de custos, controle das operações e alta segurança.

Com a nuvem híbrida, as empresas, vão poder ter acesso a todos esses recursos, sendo totalmente flexível e ainda sob-demanda.

Para entender mais a fundo, preparamos esse conteúdo, que está bem completo e cheio de informações importantes para compartilhar com seu time. Confira agora!

ENTENDENDO AS NECESSIDADES ATUAIS DAS EMPRESAS

A nuvem híbrida é uma solução dentro do ambiente de computação em nuvem, que utiliza a combinação da infraestrutura local, com cloud híbrida e privada, sendo que o objetivo é proporcionar para as empresas – que a integram em suas operações – o mais alto nível de controle, estratégia de gestão e segurança.

Através dela é possível não só administrar sua empresa da melhor forma possível, como também definir a nível de workflow, qual será o ambiente a ser trabalhado, no público ou privado. Tornando assim, essa solução extremamente estratégica e segura!

POR QUE APOSTAR EM NUVEM HÍBRIDA?

Neste artigo, vamos falar sobre a nuvem híbrida e o que de fato ela pode trazer de benefícios para o seu negócio, a ponto de apostar nela e integrar as suas operações. Conheça!

Através da cloud híbrida, a sua empresa poderá consumir espaço na nuvem privada ou pública de forma sob-demanda. Mas qual o benefício disto tudo? Os benefícios são extremamente significativos. Isso acontece porque através desta solução, a sua empresa terá acesso às melhores nuvens do mercado, utilizando de forma híbrida, o que permite explorar a melhor capacidade e trabalhar sob-demanda!

Essas explicações podem parecer abstratas quando não aplicadas na prática, certo? Então vamos lá, separamos aqui, alguns benefícios que podem ajudar na tomada de decisão e entender melhor sobre a nuvem híbrida!

QUAIS OS BENEFÍCIOS NA PRÁTICA?

Como dito anteriormente, os benefícios são extremamente significativos e para te provar isso, conheça:

1- Flexibilidade, agilidade e sob-demanda: Com a nuvem híbrida não será mais necessário, construir seu data center para acomodar os picos de demandas sazonais (por exemplo, durante a Black Friday, natal, ano novo e entre outras datas importantes). Você terá total controle para migrar e comprar mais espaço entre as nuvens híbridas e privadas. Sendo totalmente flexível, ágil e principalmente sob-demanda.

Como exemplo, imagina que sua empresa é um varejo e precisará aumentar a capacidade de espaço na nuvem, pois a demanda de pedido estará extremamente alta neste período – de festas ou datas sazonais – você, portanto, poderá executar a loja em sua nuvem privada, mas aproveitar a nuvem pública quando a demanda aumentar.

2- Segurança de ponta a ponta, redução de riscos e desastres: A nuvem híbrida pode ser usada para garantir que sua empresa esteja protegida contra um falhas. Ao fazer backup de seus dados na nuvem pública, eles estarão disponíveis em caso de desastre, seja natural ou causado pelo homem. Tenha a segurança e praticidade de configurar suas rotinas de backup de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Como exemplo, imagine que você tem um site e que teve uma falha, se o mesmo estiver alojado em nuvem pública, você poderá fazer o backup na nuvem privada, o que reduzirá drasticamente a possibilidade de desastres.

Outro ponto importante para destacar é que a nuvem híbrida, é utilizada também, como solução que aprimora a segurança das empresas. Isso acontece porque a migração entre as nuvens – privada ou híbrida – é facilitada por containers ou interfaces de programação de aplicações (APIs) as quais são criptografadas. Essa arquitetura permite que as empresas executem trabalhos que necessitam de alta segurança na nuvem privada e as demais na pública.

Portanto, a combinação das soluções que a nuvem híbrida possibilita, pode e deve minimizar a exposição dos dados. Sendo assim, extremamente segura!

3- Acelera a implementação de novas tecnologias: Isso acontece porque dentro das nuvens, você tem acesso a ambiente de desenvolvimento e testes, o que possibilita a sua empresa ou time, construírem novas soluções através de uma nuvem extremamente protegida ou não, dependendo da fase do projeto.

Para entender na prática, digamos que a sua empresa esteja desenvolvendo um aplicativo para o mobile e que é algo extremamente estratégico, dando para a sua empresa uma vantagem competitiva no mercado – ou seja, precisa estar extremamente seguro. Com a nuvem, você poderá manter os principais desenvolvimentos nela e também usar para testes, garantindo assim a qualidade. Outro bônus em utilizar a nuvem híbrida como aliado no crescimento acelerado da empresa, é que não existe nem um limitador, o que não significa que precisará apenas ter um projeto rodando por vez, na realidade, poderá ter vários em simultâneo. Isso acontece, pois a nuvem pública oferece recursos praticamente ilimitados. Sensacional, né?

Portanto considerando que existem duas abordagens principais para a integração de nuvem híbrida, sendo elas: usar a nuvem como o ponto de desenvolvimento front-end ou a segunda abordagem, pode estar associado ao de criar um pool de recursos elásticos unificado. Além disso, você também poderá dimensionar da melhor forma possível o seu ambiente e determinar o tamanho exato de recursos em cada servidor, cada parâmetro como processamento, memória e discos!

Ou seja, a nuvem híbrida pode e deve ser escolhida para trabalhar, porque combina os recursos da infraestrutura física, com a nuvem pública e privada, o que permite que a sua empresa aproveite ao máximo todos os recursos e investimentos em TI. Têm também a capacidade de mover perfeitamente seus dados entre esses dois ambientes, o que permitirá que você otimize a maneira assertiva, custos, segurança, desempenho e disponibilidade.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!