loader image

O futuro será o armazenamento de dados

15 set 2022 | Serviços, Soluções

O armazenamento de dados está em constante mudança. Isso acontece porque trata-se de uma tecnologia que cada vez mais possui uma crescente de usuários. Com isso, ano após ano, as necessidades vão mudando, tornando essa solução dinâmica e que tem grande potencial de expansão.

Sendo assim, fica a grande dúvida: Qual o futuro para o armazenamento de dados? O que esperar para os próximos anos, quais serão as tecnologias emergentes?

Se quer saber sobre esse tema, confira o artigo até o final!

O mundo está próximo de completar 5 bilhões de usuários na internet, de acordo com o relatório publicado em 2022 pela Global overview report. Uma quantidade assustadora de pessoas conectadas e gerando bilhões de dados, ano após ano. Consequentemente, o armazenamento nos sistemas mundiais estará dobrando, fazendo com que o crescimento exponencial dessa tecnologia aconteça e cada vez mais, de forma acelerada.

Atualmente falar sobre armazenamento de dados também significa que estamos falando de transformação digital. Ela, sem dúvida, é o combustível que as empresas estão buscando para migrarem para soluções em nuvem e novas tecnologias.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS ATUAIS?

Atualmente, existem muitos tipos diferentes de armazenamento, podendo ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas, como por exemplo o HD do seu computador ou externo, um cartão de memória ou até mesmo o drive em nuvem, no entanto, para entendermos melhor sobre o que esperar pro futuro, vamos ressaltar 3 deles, sendo:

  • Armazenamento em HD ou SSD
  • Armazenamento definido por software ou também conhecido como SDS
  • Armazenamento em Nuvem
  • Armazenamento de dados em Rede que tem a siglas NAS

Essas tecnologias, podem ser ou estar em modelo físico, sistemas na rede, fora da nuvem ou dentro dela.

O QUE ESPERAR PARA O FUTURO DO ARMAZENAMENTO?

Com o avançar da tecnologia de soluções em cloud computing, a tendência é que reduzam a utilização de armazenamentos físicos, migrando para a nuvem, isso acontece, porque a computação em nuvem tem o poder de ajudar a conectar usuários com soluções remotas e online. O que nos leva a crer que no futuro, provavelmente não se falará em nomes como SAN (Storage Area Network ou em Português Rede de Áreas de Armazenamento) ou NAS (Network Attached Storage que em Português significa Armazenamento em rede). Essa evolução deve acontecer e deverá resultar em uma única tecnologia que unificará e trará grandes benefícios.

Para Dave Hitz, fundador e vice-presidente da Network Appliance Inc na Califórnia, o que deve acontecer é a mesma coisa que aconteceu com roteadores e switches. Hoje, quase ninguém entende a diferença entre um roteador e um switch de camada 4 ou 7 – e quase ninguém se importa! As pessoas já perceberam que qualquer infraestrutura de armazenamento séria, requer SAN e NAS.

Para entendermos mais a fundo, sobre o futuro do armazenamento de dados, separamos 4 tendências, que você precisa conhecer! Verifique agora:

1. Evolução do HD (high definition) para SSD (solid-state drive), trata-se da evolução do antigo disco rígido (hd) para um armazenamento sólido (ssd), normalmente sendo uma memória em flash, a qual é uma avançada forma de armazenagem e mais segura, quando comparada ao HD, pois o disco, pode sofrer riscos, desencaixe e outros problemas que desabilita o seu funcionamento.
2. Aumento da Segurança para o armazenamento dos dados através da Criptografia, de acordo com o artigo 5 TIPOS DE SEGURANÇA DE DADOS, o foco da criptografia é impedir que softwares maliciosos ou hackers acessem informações confidenciais, através de uma tecnologia que utiliza chaves próprias para embaralhar os caracteres, o qual acaba inviabilizando a leitura das informações. Sendo assim, sem a chave criptografada não é possível ter acesso aos dados.
3. Machine Learning para auxiliar no gerenciamento de dados, é um ramo da inteligência artificial, poderoso aliado para a tomada de decisão e até previsibilidade dos negócios, o que pode ser uma solução decisiva para ajudar no crescimento acelerado da empresa.
4. Hyperconverged Storage (HCS) é a unificação através de uma estrutura que combina o armazenamento, processamento e rede. O qual oferece maior ganho de agilidade por meio da automatização, e que reflete na redução de custos com TI e economia com o processo completo, pois o valor de armazenagem também reduz, uma vez que trabalhará com uma solução unificada.

O futuro do armazenamento de dados conforme dito anteriormente, parece estar cada vez mais se afastando das mídias tradicionais (físicas) e se aproximando das em nuvem, o que traz para as pessoas ou organizações, mais flexibilidade, segurança, controle e gestão dos dados, sendo uma tecnologia acessível 24×7 para diferentes pessoas e de qualquer lugar. Associada a ela, temos a AI (inteligência artificial) que vai auxiliar em toda a gestão de dados, reduzindo trabalhos como em tarefas repetitivas e até backups de forma inteligente.

Para encerrar, o conselho da inov.TI é que se você quer garantir o futuro da sua organização, faça uma revisão do tipo de armazenamento que a sua empresa trabalha atualmente e caso não tenha migrado para a nuvem ainda, agora é a hora. Compartilhe esse conteúdo com quem precisa ler sobre esse assunto e tomar essa decisão. Conte com o time de especialistas da inov.TI e migre já!

POR QUE A INOV.TI?

Somos uma empresa provedora de soluções de mais alto nível em multicloud e atuamos em todo o Brasil. Nosso maior objetivo é levar soluções personalizadas para sua empresa.

Com infraestrutura própria, de padrão internacional, somos a garantia de elevar a sua operação de TI a um próximo estágio, através da inovação, tecnologia, autonomia, previsibilidade de custos, flexibilidade e independência. O controle que você precisa está aqui!

Se não conhece ainda, acesse nossas redes sociais e conheça mais!