loader image

Qual a relação entre cloud e sustentabilidade? Descubra!

22 jul 2022 | Cloud, Dicas de TI

Sustentabilidade é um tema relevante não só pela preocupação da maioria das empresas com a conservação do meio ambiente, mas também pela postura e credibilidade no mercado, que pode ser obtida através da implantação de tecnologias verdes.
Mas, o que sustentabilidade tem a ver com Cloud Computing? Como a minha empresa pode otimizar os custos de TI e contribuir para a conservação do meio ambiente?

Nuvem x Emissão de CO2

 

Para correlacionar os dois assuntos, precisamos pensar o que uma infraestrutura de TI implica diretamente no consumo de recursos e energia. Podemos listar gastos com energia elétrica, seguido pela manutenção de servidores e outros recursos como: espaço físico, licenças de softwares, custos com backups internos, entre outros.

Entretanto, por meio da transferência da infraestrutura de TI para tecnologias em Nuvem, é possível reduzir consideravelmente esses investimentos, bem como os impactos no meio ambiente gerados por esses recursos.

Através da otimização de espaço nos data centers é possível gerir a utilização dos equipamentos para desempenhar a mesma função, gerando consequentemente, a diminuição dos gastos de energia, que impactam diretamente na redução da emissão de gases do efeito estufa.

Dois Coelhos

 

É importante ressaltar que modernizar a infraestrutura em TI vai muito além da contribuição para o meio ambiente. Ela também traz consigo, a transformação digital, que irá elevar as possibilidades de inovação do seu negócio a outro patamar. A Cloud Core, solução multi-cloud desenvolvida pela inov.TI e a primeira cloud 100% híbrida do mercado, alavanca a inovação e transformação digital na sua empresa, te proporcionando:

  • Autonomia: Elimine a burocracia dos processos de gerenciamento de cloud.
  • Escalabilidade: Atenda de forma personalizada às necessidades do seu negócio.
  • Confiabilidade: Eleve os indicadores de nível de serviço da sua operação de TI.
  • Segurança: Mantenha conformidade com recursos avançados de proteção para as suas cargas de trabalho.
  • Economia: Reduza o desperdício de recursos e tempo para aumentar sua eficiência.
  • Transparência: Alcance insights poderosos com uma visão de análise preditiva de dados.

Podemos considerar portanto, que a modernização e migração para a nuvem irão contribuir tanto para desenvolvimento do business, como para sustentabilidade e diminuição dos gases de efeito estufa.

Se a sua organização necessita modernizar, otimizar ou migrar a sua infraestrutura de armazenamento, fale com os especialistas da inov.TI e conheça a Cloud Core.

Migre para o TI Verde!

Contato www.inovti.com.br ou pelo e-mail atendimento@inovti.com.br e agende uma reunião para conhecer nossos serviços.