loader image

Qual é a diferença entre Nuvem Privada e Nuvem Pública?

18 out 2019 | Soluções

Não faz muito tempo que a computação em nuvem passou a ser vista como tendência e está ganhando cada vez mais força, sendo bastante utilizada por diversas organizações. Mesmo com um cenário econômico ainda instável, já ficou claro para a maioria das empresas que elas devem investir em uma boa infraestrutura de cloud computing.

Não há nenhum tipo de fórmula mágica nesse processo, por isso é preciso saber escolher o modelo ideal para cada negócio. Entre as vantagens da computação em nuvem, estão:

  • Redução de custos;
  • Maior agilidade na entrega de soluções;
  • Maior mobilidade;
  • Otimização de processos;
  • Diminuição de gastos;
  • Aumento de produtividade;
  • Mais acessibilidade e flexibilidade.

Ou seja, essa utilização de tecnologias modernas e com múltiplas funcionalidades traz ganhos competitivos e diferenciais para as organizações. Assim, delas podem se destacar da concorrência e se tornarem referência em seu segmento.

Hoje, existem três modelos de nuvem que podem ser oferecidos para as empresas. Confira a seguir um pouco sobre cada uma delas!

O que é nuvem privada?

O modelo de nuvem privada consiste em recursos de computação usados para atender exclusivamente às necessidades de uma única empresa. Ela pode ser implementada internamente para, por exemplo, servir diversas filiais ou ser fornecida por um provedor.

Na nuvem privada, tanto os serviços quanto a infraestrutura são mantidos na rede privada. O hardware e o software são utilizados com dedicação única para uma só organização. Desse modo, é mais fácil para que cada empresa personalize os recursos da nuvem privada, atendendo requisitos específicos de TI. A arquitetura de data center e manutenção dos servidores é exclusiva, no planejamento e na execução, para aquela empresa.

Esse modelo de nuvem normalmente é utilizado por instituições financeiras, órgãos governamentais e outras empresas de grande porte que têm operações críticas para os negócios. O intuito de usar a nuvem privada é melhorar o controle sobre o ambiente.

Qual a diferença da nuvem pública para a privada?

Atualmente, o modelo de nuvem pública é a maneira mais comum de implantar a computação em nuvem, sendo o mais utilizado por empresas do mundo todo. O provedor tem servidores próprios para alocar dados, softwares e sistemas de forma independente e isolada.

Os servidores e armazenamento são operados por um provedor terceirizado e entregues pela internet. A infraestrutura da nuvem pública é partilhada. Ou seja, mesmo ela tendo benefícios parecidos com o outro modelo, a diferença é que a nuvem pública é dividida com outras empresas, enquanto a privada não é. Além disso, as nuvens públicas oferecem mais escalabilidade do que as privadas.

Por esse motivo, a nuvem pública é mais acessível para empresas de diversos tamanhos. É possível que cada organização redimensione a oferta do serviço de acordo com a sua própria demanda. Isso faz com que sejam evitados problemas, como a falta de recursos ou o mau uso deles.

Cloud Computing

E a nuvem híbrida, o que é?

A nuvem híbrida mescla os outros dois modelos, tendo características tanto da nuvem pública quanto da privada. Isso permite que as empresas aproveitem as vantagens das duas opções ao mesmo tempo.

Em teoria, a nuvem híbrida seria o melhor modelo para qualquer negócio, pois oferece uma lista extensa de recursos. Entretanto, por ser uma mescla dos outros dos tipos de nuvem, a implantação é mais cara, o que torna inviável para empresas menores.

No modelo de nuvem híbrida, parte dos dados seriam armazenados de forma local, para atividades do dia a dia. Enquanto isso, para tarefas de maior complexidade, os recursos poderiam ser colocados em um servidor remoto. Isso oferece uma flexibilidade ainda maior, além de mais opções de implantação.

InovTI: uma parceira confiável para o seu negócio

Com mais de 15 anos de experiência, a InovTI é sinônimo de inovação e eficiência. A empresa trabalha com os principais data centers, clientes corporativos, ISVs e ISPs, entregando serviços gerenciados em nuvem, backup, disaster recovery, outsourcing, licenciamento e automação de TI para mais de 150 clientes, com infraestrutura gerenciada e confiada à InovTI.

Portanto, se você busca um parceiro que desenvolve projetos adequados às suas necessidades e que possui um conjunto completo de serviços e soluções, a InovTI é a solução ideal. Possuindo como lema a ética e o respeito, a empresa será o braço direito de sua companhia, visando, constantemente, o desenvolvimento de sua equipe e de seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Se sim, não perca as novidades em nosso blog. Com posts mensais, discutimos e explicamos como as soluções em cloud computing podem revolucionar o seu negócio.