loader image

Recuperação de Dados: como funciona o Disaster Recovery?

31 maio 2021 | Soluções

Hoje em dia, a recuperação de dados é uma forma preventiva imprescindível. Ela se apresenta como uma necessidade para pessoas e empresas. Afinal, os equipamentos eletrônicos estão sujeitos a uma série de imprevistos. Computadores são hackeados, falham ou perdem dados por erro humano.

Inclusive, proteger informações é fundamental. Uma vez que os negócios dependem muito delas. As decisões são, cada vez mais, embasadas em dados. Bem como, a gestão precisa de métricas de acompanhamento.

Diante disso, preparamos um artigo para lhe contar como funciona o Disaster Recovery. Além de falar sobre outros pontos relevantes sobre essa ferramenta. Confira!

O que é recuperação de dados?

O que é recuperação de dados?

A recuperação de dados se refere ao processo de restaurar arquivos eletrônicos que estão indisponíveis. De documentos digitais até dados puros. O que pode ser realizado de duas maneiras diferentes: protocolos de recuperação ou Backups.

No primeiro caso, busca-se restaurar os dados perdidos. Já no segundo, disponibiliza-se a última versão salva. No entanto, é mais seguro investir no backup. Principalmente porque dependendo do motivo da perda, os protocolos de recuperação serão ineficazes.

Qual é a importância da recuperação de dados?

Qual é a importância da recuperação de dadosComo dito, a dependência entre negócios e informações está aumentando. Quer seja na tomada de decisão, quer seja para seu funcionamento. Dados de clientes, fornecedores e produtos são utilizados diariamente. Assim, são os indicadores que pautam a estratégia.

Imagine o impacto da perda deles em uma empresa. Não só o funcionamento é prejudicado, como também a eficiência. Com efeito, os atrasos são negativos para a imagem.

Da mesma forma, uma divulgação pública desses dados também será. Além disso, perdas financeiras podem ocorrer, por falta de cobrança ou atrasos na entrega.

O que é Disaster Recovery?

Disaster Recovery

Disaster Recovery pode ser traduzido como recuperação de desastres. De tal forma que se refere ao conjunto de ações para recuperação de dados perdidos em virtude de imprevistos. Outrossim, seu objetivo é garantir a continuidade da operação.

Enquanto, tradicionalmente se trata de um plano de ação interno, posto que todas as etapas são feitas pelo proprietário dos dados. Em contrapartida, também descreve o serviço que é oferecido como DRaaS. Ou seja, uma terceirização de backup.

Sendo essa a opção a mais vantajosa. Afinal, os dados são copiados automaticamente em uma plataforma de nuvem. De tal forma que as informações podem ou não estar salvas em um equipamento diferente do de origem.

Quais são as principais causas de perda de dados?

Disaster Recovery

Com a internet, a insegurança digital aumentou. Por outro lado, a revolução digital foi muito rápida e nem todos conseguiram acompanhá-la. Sem dúvida, há muitas causas para a perda de dados. Podemos citar como principais:

  • crimes cibernéticos, como sequestro de dados, vírus e ciberataques;
  • roubo de equipamentos;
  • falhas mecânicas: do servidor ou da infraestrutura de energia elétrica;
  • erros humanos;
  • desastres naturais.

Quais são os benefícios de contratar tal serviço?

Benefícios de contratar Disaster Recovery

Diante de tantos possíveis motivos para problemas, investir na recuperação de dados é fundamental. Seus benefícios são muitos. Principalmente quando se trata de contratar esse serviço.

Baixo custo

Por se tratar de um serviço terceirizado e em nuvem, não é necessário investimento em infraestrutura. Os recursos de hardware e software são do provedor. Sob o mesmo ponto de vista, incluem-se os custos de mão de obra. Considerando que as atividades técnicas são feitas pela contratada.

Além disso, cabe ressaltar que há diversos planos de serviços disponíveis. Adequados para vários tipos de negócio. Não só para os de grande porte, como também para pequenas empresas.

Por fim, considerar o preço em comparação ao custo de não ter o serviço, isto é, o valor das perdas financeiras em consequência da perda de dados. Consequentemente, o valor fica mais atrativo.

Automatização e facilidade de uso

Por meio da automatização do processo de backup, a empresa ganha tempo e segurança. Assim, o tempo destinado a fazer uma cópia já é um ganho de produtividade. Ao passo que a facilidade de configuração amplia esse benefício.

Antes de tudo, há a eliminação da possibilidade de esquecer de fazer a cópia. Por isso, essa opção é simples e prática. Mais ainda, permite que o foco fique na atividade-fim da organização e não na prevenção de danos.

Escalabilidade e flexibilidade

Empresas em contínuo crescimento têm passado por um aumento de dados. Sobretudo, aquelas cuja operação gera um grande volume deles. Em ambos os casos, escalabilidade e flexibilidade são vantagens.

Os serviços de backup na nuvem oferecem tais benefícios, principalmente em comparação às opções físicas. Apenas sendo preciso estender o plano de serviços para obter os recursos adicionais, conforme a necessidade surgir.

Como funciona tal serviço de recuperação de dados?

Como funciona tal serviço de recuperação de dados?

Quando se trata da terceirização em forma de serviço, ele ocorre automaticamente porque foi programado para isso. Assim, o provedor fornece uma plataforma que replica e salva tudo o que está em seu servidor.

Como resultado, quando algum problema acontece, aciona-se o processo de recuperação de dados. Assim, a última cópia de sistemas, documentos e bancos de dados fica disponível.

Como a InovTI pode ajudar?

A InovTI tem uma parceria com a Zerto. De quem representa o serviço de Cloud Service Provider (CSP) no Brasil. Esse serviço de Disaster Recovery opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sendo uma solução personalizada para o rápido e completo restabelecimento das operações empresariais.

Hoje, já são muitos os clientes que contam com tranquilidade, capacidade técnica, planejamento e qualidade. Tudo isso através de ferramentas integradas. Assim como, salvamento em site de Backup próprio ou em nosso Datacenter com Cloud Privado.

Implementar a recuperação de dados não pode mais demorar. Tanto quanto outras formas de prevenção não devem ser ignoradas. Não apenas para garantir a continuidade das operações, mas também para desenvolver um histórico de dados para embasar a estratégia empresarial futura.

Nesse sentido, o Disaster Recovery é uma ferramenta de recuperação de dados barata, flexível e fácil de usar. De tal forma que, previne-se que as muitas causas para perda de informações não gerem consequências graves para a empresa.

Quer ter essa segurança para a sua empresa, mas ainda tem dúvidas? Acesse o material da InovTI sobre a solução e entre em contato para esclarecermos qualquer questionamento.