loader image

Saiba como a Cloud Computing pode fazer a diferença no setor da saúde

16 ago 2022 | Cloud, Soluções

A computação em nuvem, certamente é um assunto que merece destaque em todas as organizações e verticais de negócios, por sua rápida expansão nos últimos anos.

Mas, você imagina como a Nuvem pode revolucionar o setor da saúde?

A pandemia da Covid-19 promoveu a aceleração da tecnologia tanto nas corporações privadas, quanto no setor público.

No âmbito da saúde, para demonstrar essa revolução, vamos abordar o tema que está sendo tratado pela Comissão Europeia, o Espaço Europeu de Dados de Saúde.

Atualmente o sistema de informação da saúde no espaço Europeu, está informatizado, através dos serviços nomeados “A Minha Saúde na Europa”, que integram os serviços é possível ter acesso a um resumo da saúde do paciente e também a prescrição de medicamentos. O que facilita com os cuidados de saúde, quando o cidadão viajar para outro país da UE.

Do que se trata o Espaço Europeu de Dados de Saúde?

Basicamente estamos falando de uma base de dados alojada em Cloud Computing na qual centraliza os dados de saúde de cada paciente, independente do país situado na Europa.

Qual o objetivo dessa unificação de dados através do Cloud Computing?

Sendo um ecossistema específico para a saúde da União Europeia, o objetivo está em facilitar o acesso a informações de saúde, garantir a continuidade do tratamento de forma mais eficiente e com um melhor diagnóstico. Para além disto, segundo o Espaço Europeu de Dados de Saúde, a proposta também está pautada nos seguintes pontos abaixo:

  • Ajuda as pessoas a terem maior controle dos seus dados de saúde;
  • Melhora a prestação de cuidados de saúde, investigação, a inovação e a elaboração de políticas;
  • Possibilita que a UE faça pleno uso do potencial oferecido pelo intercâmbio, utilização e reutilização seguros e protegidos dos dados de saúde;

Quais são os benefícios em utilizar a nuvem para a Saúde?

No caso deste projeto da UE (União Europeia), ela traz benefícios, como:

  • Economia
  • Agilidade
  • Inovação

Inovação. Dentre as diversas aplicações promovidas pela utilização da Cloud, podemos citar:

  • Cuidado dos pacientes


A unificação dos dados da União Europeia, pode ajudar a criar um sistema mais eficiente e melhor para os diagnósticos.

  • Pesquisa científica


Acesso à informação nas mãos certas, os cientistas poderão trabalhar com esses dados para pesquisas e inclusive para doenças raras.

  • Inovação

As indústrias e empresas com acesso a essas informações, poderão utilizar os insights para o desenvolvimento de novos medicamentos, aparelhos e até serviços mais qualificados.

  • Políticas


Os dados através dos insights gerados, poderão ser utilizados para tomadas de decisão para as políticas públicas relacionadas à saúde.


Além disso, a utilização da nuvem para o setor de saúde expande os horizontes para outras potenciais tecnologias como por exemplo a inteligência artificial, na detecção e diagnóstico precoce de doenças e triagem de documentos.


Por tanto, a Cloud é um caminho sem volta e certamente estamos falando de uma solução do presente e futuro, que prevê mais segurança, economia e escalabilidade. A utilização da nuvem, além de proporcionar os benefícios citados, também disponibiliza acesso a tecnologias que envolvem o IoT (internet of things) e com a chegada do 5G surgem novas oportunidades de mercado.

Compartilhe esse artigo com quem precisa entender mais a fundo sobre a utilização da Cloud no setor de saúde!