loader image

Solução de Alto Desempenho: Conheça o multicloud

7 abr 2023 | Cloud Exchange, Dicas de TI, Institucional

Em termos gerais, a computação em nuvem transforma os processos das empresas para melhor. Ela envolve benefícios como flexibilidade de acesso, maior segurança, agilidade, integração e automação com o menor custo. O multicloud potencializa e agrega valor aos negócios. Por isso, neste artigo, iremos detalhar suas vantagens e as formas de aplicar esta solução no ambiente empresarial.

O que é?

O multicloud funciona a partir de vários serviços de nuvem em uma mesma arquitetura heterogênea, seja pública ou privada. Assim, seu objetivo é evitar a dependência de um único provedor.

Essa solução é uma forma de resolver isso. A ideia também é útil para negócios que apostam simultaneamente em provedores diferentes para SaaS, PaaS e IaaS. Desse modo, a tecnologia conta com inúmeras utilidades.

Empresas que utilizam o multicloud podem escolher a nuvem pública que melhor se adapta às necessidades de seus clientes, com protocolos de segurança e SLAs apropriados, enquanto acessam recursos exclusivos de outras nuvens proprietárias. Isso possibilita maior flexibilidade e eficiência na entrega de serviços para clientes.

Dessa forma, a tecnologia oferece inúmeras possibilidades e vantagens para negócios que buscam maior agilidade, flexibilidade e eficiência em suas operações de TI.

Multicloud é diferente de nuvem híbrida?

Embora existam semelhanças, são conceitos diferentes. O primeiro diz respeito a vários serviços de nuvem, enquanto o segundo está ligado apenas aos diferentes modos de implantação.

Multicloud:

  • É uma maneira eficaz de gerenciar e otimizar as implementações de cloud computing para o negócio;
  • Mais variedade de recursos disponíveis e flexibilidade na contratação de pacotes;
  • Elimina barreiras técnicas para seguir protocolos e disciplinas tais como metodologias ágeis ou MSF (Microsoft Solutions Framework);
  • Permite o uso misto de aplicações de cloud computing com diferentes tipos de provedores;
  • Reduz o aprisionamento tecnológico por ser escalável e elástico, expandindo as possibilidades de migração;
  • Permite a administração de serviços em nuvem de vários parceiros sem a necessidade de interconexão entre as funções do sistema.

Nuvem Híbrida:

Este modelo se refere à presença de vários tipos de implantação de computação em nuvem, pública ou privada. Todas as nuvens envolvidas no processo requerem interconexão e integração.

Ao contrário da característica multicloud, que inclui dois ou mais ambientes de nuvem pública na plataforma, a nuvem híbrida tem apenas um ambiente de nuvem pública e um ambiente de nuvem privada.

Para aumentar a proteção, certas empresas estabelecem múltiplas nuvens híbridas com conteúdo de setores organizacionais específicos.

Desse modo, não dá para usar os dois modelos simultaneamente. A razão é o fato de a nuvem híbrida interconectar um ambiente privado e um público. Essa relação não existe no multicloud.

Quais as vantagens da solução?

Interação com variadas nuvens, retorno rápido do capital investido no projeto e rápido amparo a desastres são alguns deles. Porém existem mais benefícios que podem ajudar o seu negócio, confira:

1- Poder de negociação
A independência para negociar com fornecedores agrega na escolha dos sistemas. Uma área de TI consegue selecionar o que realmente precisa, seguindo um plano de governança de custos. Não há o temido lock-in que prende um contratante a um único fornecedor.

Conforme a demanda começa a crescer, a TI expande a estruturação de modo fácil e adequado ao orçamento. Se é preciso gerar um upgrade, o gestor de TI pode pesquisar a melhor opção entre todos os os provedores.

A multicloud melhora a escalabilidade que já é algo característico da computação na nuvem. Sempre que necessário, é possível negociar com finalidade de migrar ou atualizar planos.

2 – Melhorar a recuperação de desastres
Perdas de dados, às vezes irreversíveis, podem acontecer se há ataques de cibercriminosos ou instabilidades técnicas. O interrompimento repentino de serviço gera necessidade de recuperação e outros custos altos para a gestão tecnológica.

Esse problema é reduzido com multicloud, pois em virtude das nuvens distintas, não existe dependência de apenas um serviço. Note 5 benefícios referentes à segurança:

  • Combina diversas alternativas de proteção e gestão de dados dos diversos fornecedores;
  • Mantém funcionamento intacto da nuvem corporativa;
  • Menor exposição a ameaças e ataques DDoS.
  • Aplicativos de dados críticos de uma instituição ganham proteção com um arranjo de diversas nuvens. A multicloud assegura os databases corporativos em casos de desastres naturais, falta de energia ou falhas técnicas.
  • Fornecem viabilidade para aplicar recursos em regiões com nuvens distantes dos desastres.

3 – Garantir disponibilidade
Os ambientes multicloud são ideais para ilhas de TI com trabalho ininterrupto. Eles têm capacidade de limitar ou anular as interrupções produtivas, gerando disponibilidade a todo instante.

4 – Otimizar ROI
A combinação de serviços otimiza a economia. O alto desempenho da multicloud evolui a alta produtividade, expandindo os lucros e cobrindo rápido o investimento. A flexibilidade multicloud de pagamentos avulsos colabora para a competitividade do mercado reduzir os preços.

5 – Evoluir a interação de nuvens
Uma única estrutura multicloud combina nuvens de sistemas, registros públicos, aplicações proprietárias e outros. Tudo isso com perfeição operacional. Esse artifício é o que otimiza o trabalho colaborativo.

Por exemplo, para diminuir o tempo de resposta de membros de um time que estão a quilômetros de distância, certas cargas podem ser hospedadas em cloud com servidores próximos aos usuários. Isso respeitando a soberania de dados e os protocolos regulamentares dos países.

A ideia é ser ágil e prática, ao certificar os meios para relacionar aplicações diversificadas. Dessa forma existe a evolução no funcionamento produtivo.

6 – Agilizar a integração e o armazenamento nas nuvens
Os provedores das múltiplas nuvens propiciam a experiência necessária para a adoção de infraestruturas robustas. Com a experiência certa em mãos, você obtém agilidade e mobilidade no intuito de integrar ou armazenar cargas de trabalho completas de plataformas heterogêneas.

CONCLUSÃO

As desvantagens da dependência de um único provisor são resolvidas com a multicloud.

As plataformas rompem barreiras da distância do staff, otimizam trabalhos colaborativos, oferecem flexibilidade de negociação e, principalmente, são seguras. Também diversificam recursos para produzir, inovar ou defender dados.

Se você estiver interessado em saber mais sobre multicloud e como essa solução pode beneficiar você, entre em contato conosco para obter mais informações. Prestaremos todo o suporte necessário para garantir a melhor evolução para a sua empresa.

 

Mantenha-se atualizado!

Siga-nos nas redes sociais! ⬇️
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK

Para mais notícias sobre cibersegurança e novidades, assine nossa newsletter! Ou acesse outros artigos que temos no site!

Vamos deixar aqui, duas recomendações, confira agora:

 

  1. Diferentes Clouds: o que é multicloud?
  2. Saiba como a Cloud Computing pode fazer a diferença no setor da saúde
  3. 5 TIPOS DE SEGURANÇA DE DADOS