loader image

Líderes de varejo alcançam maturidade digital. Descubra algumas tendências para o setor

16 ago 2022 | News, Serviços, Soluções

Com um mercado cada vez mais exigente, imediato e competitivo, faz com que as empresas quebrem paradigmas e acelerem fundo quando o assunto é digitalização. Para o varejo não é diferente: a competitividade nas vendas online e presenciais aumentam ainda mais a busca por inovação. Confira algumas tendências do setor!

Qual a importância da transformação digital para o varejo?

À medida que as empresas acreditam e investem no Cloud Computing, ocorre um aumento natural de suas vantagens competitivas, que aceleram seu crescimento de forma exponencial. Para comprovar o fato, o IMD (índice de Maturidade Digital) realizado no Brasil em 2019 pela Isobar (Agência Global de Experiência Digital) mostra que empresas digitalmente mais maduras apresentam melhores resultados, vide o Burger King com valorização de 20% nas ações de 2017 para 2018.

Isso ilustra a importância desta transformação, tanto do ponto de vista da empresa, através de estratégias, processos e tecnologias adotadas, quanto pelo ponto de vista do consumidor, através da experiência digital, imagem e feedback cedido.

Quais são os benefícios da maturidade digital para o setor varejista?

Com a jornada de compra do cliente cada vez mais complexa, o tratamento dos dados de maneira mais efetiva é imprescindível para gerar insights e apresentar um potencial produto no momento ideal para o consumidor. De acordo com a Euromonitor, até 2040 o avanço da tecnologia será tão intenso, que a experiência digital irá mudar 100% com relação à atualidade.

As soluções de Cloud Computing permitem elevar o nível de inovação de empresas e prepará-las para os desafios e complexidades futuras do negócio. Para subir esse degrau, listamos alguns benefícios que a nuvem pode proporcionar ao setor varejista, conheça agora:

  • Diminuição de erros

Com a automação dos processos, a tecnologia trará mais segurança, agilidade e eficiência no varejo.

  • Aumento de clientes

Com os dados em nuvem, as empresas podem gerar insights que vão auxiliar de forma assertiva na tomada de decisões. Fazendo com que a atração de mais clientes seja inevitável!

  • Produtividade e agilidade

O varejo necessita de recursos que sejam produtivos e ágeis, confira alguns pontos que através da transformação digital podem aperfeiçoar:

  • Entregas ágeis para os clientes;
  • Gestão de estoque eficiente;
  • Previsão de consumo e vendas;
  • Escalabilidade de vendas;
  • Integração da loja física e virtual;

Conheça as tendências para varejo

O sucesso das empresas varejistas pode estar intimamente ligado com as seguintes tendências:

  • Consumidor mais consciente, comprando exatamente aquilo que precisa, com foco na sustentabilidade e sem desperdícios.
  • Novos drivers de compra que levam em consideração a experiência do consumidor, por isso estão cada vez mais personalizados, tanto no online como no presencial.
  • Adesão a novas tecnologias, como o uso da inteligência artificial para prever o consumo, as empresas conseguem ter um planejamento mais assertivo. Além disso, pensando na ponta, o consumidor tem acesso a comprar através de realidade virtual, uma tecnologia que está só no começo, e que pode ser explorada com diversas frentes para o varejo.

Como visto, não há dúvidas de que as empresas varejistas precisam acelerar o investimento no Digital. Por tanto, é necessário a consolidação e escolha de um cloud eficiente, para maior efetividade e aproveitamento de recursos. Estar com a tecnologia “em dia”, é um investimento estratégico, inteligente, lucrativo e assertivo para o desenvolvimento econômico e de reconhecimento de marca para a empresa.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!