loader image

O que é preciso para ter mais segurança na implementação do Cloud Computing?

15 jul 2022 | Cloud, Soluções

“Nuvem não aparece como prioridade, mas é ela que habilita todos os projetos pensados para TI. A modernização da TI passa pela oferta de SaaS e de cloud”, Fabio Martinelli, da IDC Brasil.

Segundo pesquisa realizada pela ABES – Associação Brasileiras das Empresas de Software, com dados da IDC, em 2021 foi observado que mais de 90% das empresas ainda possuem Data Center´s tradicionais e 49% dizem utilizar alguma tecnologia em nuvem, em um mercado que promete movimentar mais de US $3 bilhões em gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em nuvem pública no Brasil.

Para as empresas que ainda não aderiram à nuvem, podemos destacar alguns benefícios: ampliação dos sistemas operacionais, aumento do desempenho e otimização de recursos. Já entre as empresas aderentes da nuvem, o desperdício de recursos na contratação e implantação da tecnologia é uma preocupação constante dos gestores, visto o modelo de contratação engessado oferecido por muitas plataformas fornecedoras do serviço. Foi pensando nisso que a inov.TI desenvolveu a Cloud Core: uma solução multicloud 100% híbrida de contratação sob demanda, que traz autonomia, segurança, escalabilidade e o mais avançado recurso de gerenciamento.

Quando falamos de implementação efetiva de uma solução em nuvem, é necessário no primeiro momento entender realmente qual problema que necessita solucionar com a tecnologia e se atentar a requisitos que fazem com que o serviço contemple as suas necessidades.

Com o intuito de auxiliar nesse planejamento, o NIST – National Institute of Standards and Technology (em português, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) criou padrões e orientações para proteção de informações desenvolvidas. Atualmente o NIST CSF (Framework de Segurança Cibernética), auxilia não só na melhora da segurança cibernética, como também na redução do risco potencial de responsabilidade legal, sendo seus principais pilares:

  • Identificar: entendimento organizacional através da gestão de segurança cibernética.
  • Proteger: implementar de maneira eficiente garantindo para garantir a entrega dos serviços de infraestrutura crítica.
  • Detectar: aderir a soluções para identificação de um evento de segurança cibernética
  • Responder: implementar medidas para tomada de decisão perante a um incidente de segurança.
  • Recuperar: gerar atividades para o restauração de quaisquer recursos ou serviços que foram prejudicados devido a um incidente de segurança.

Assim, dentro da organização de uma Cloud é importante que se aplique um framework flexível, que possua as características essenciais presentes nos requisitos da NIST e de fácil implementação. 

Além de atender os padrões da NIST mencionados que são essenciais para o funcionamento seguro de uma Cloud, a Cloud Core proporciona, ainda, 100% no controle e gerenciamento da sua cloud, sendo seus principais benefícios:

  • Sob demanda (On-Demand): Com uma solução totalmente sob demanda, é possível otimizar os investimentos em infraestrutura (incluindo software, manutenção e implementação de servidores, por exemplo).

  • Segurança: Compliant com o framework NIST, com a Cloud Core você pode investir mais tempo no desenvolvimento do business e deixar a segurança da informação conosco.

  • Otimização de infra: permite também o agrupamento dos recursos necessários acordados com a sua necessidade na Cloud, como cloud pública (Azure, AWS, Google, Oracle) e cloud privada.

  • Rápida elasticidade ou expansão: agilidade na disponibilidade dos recursos da computação em nuvem, assim como a sua adaptação.

  • Serviço mensurado: facilidade no controle da sua nuvem e otimização de recursos

Além disso, a partir da nossa solução você é capaz de implementar planos efetivos de recuperação quando o assunto é falha ou desastre com maior disponibilidade e baixa latência.

Se a sua empresa possui um desafio para migração para nuvem ou precisa de maior maleabilidade e controle na gestão multi-cloud, sem abrir mão da segurança?

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre a jornada Cloud Core, pelo nosso site https://inovti.com.br ou pelo e-mail atendimento@inovti.com.br .