loader image

Quais as funcionalidades de uma Cloud Computing para tratamento de dados?

11 ago 2022 | Cloud, Soluções

A necessidade em aprimoramento e investimento em tecnologia para segurança das informações é algo comum em todas as organizações que utilizam Cloud Computing ou pretendem migrar.

Para garantir que milhares de milhões de dados que são processados diariamente em todo o mundo estejam seguros, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) prevê a obrigação legal para tratamento dos dados e até multa em caso de vazamento.

Mas, antes de entrar neste assunto, gostaríamos de saber: você sabe o que é segurança na nuvem? De modo geral, trata-se de um conjunto de ações que garantem que o tratamento dos dados, sejam protegidos de ações ciberataques causadas por quebra de confidencialidade e entre outros.

Assim como tudo na web, voltamos a reforçar que segurança é um assunto primordial quando aplicado à Cloud Computing. Por isso, confira o artigo completo onde separamos informações fundamentais para aprofundar mais no assunto.

Conheça os benefícios do Cloud Computing para tratamento de dados

A Cloud Computing traz consigo grandes benefícios para a organização, como economia de recursos com equipamentos, treinamentos e, claro, a segurança, que por sua vez é o principal agente motivador da migração, que atrai cada vez mais o interesse dos executivos ou tomadores de decisão, segundo estudo do IDC.

A Cloud Computing, detêm funcionalidades específicas que asseguram os níveis aceitáveis de segurança, através de normas, padrões, auditorias e ferramentas provenientes da solução, como:

  • Criptografia;
  • Token;
  • Multi-factor Authentication (MFA);
  • Identity and Access Management (IAM) é um Gerenciamento de Acesso e Identidade;
  • Auditorias: Certificação ISO 27001; ISAE 3402; SSAE 16; SAS 70;
  • PCI DSS (Padrão de segurança de dados) do Setor de pagamento (PCI);
  • SysTrust: tipo de serviço de garantia desenvolvido em conjunto pelo Instituto Americano de Contadores Públicos
  • Certificados (AICPA) e o Instituto Canadense de Revisores Oficiais de Contas (CICA).

Vale destacar que um plano bem executado de migração para nuvem, utilizando as funcionalidades mencionadas acima asseguradas pela Lei Geral de Proteção de Dados, pode se tornar um forte aliado para a empresa que busca por uma solução sob demanda.

Para irmos mais a fundo no quesito benefícios para as organizações. Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), os provedores de Cloud devem ter 5 características essenciais que certamente, vão te trazer mais confiança, sendo elas:

1- Serviço sob demanda;

2- Acesso à rede;

3- Pool compartilhado de recursos computacionais;

4- Elasticidade rápida;

5- Serviço mensurado;

Dentre as características mencionadas, recomendamos conhecer a Cloud Core, uma solução da inov.TI. A 1ª Cloud 100% Híbrida do Mercado atende a todos os requisitos listados pelo NIST e ainda promove todas as funcionalidades quando o assunto é segurança em nuvem.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!