loader image

Quais são as vantagens de optar pelo serviço de Colocation?

24 jun 2021 | Soluções

Também conhecido como Housing, o Colocation é uma das grandes tendências para a TI nos próximos anos. Isso porque, permite às empresas alugarem toda a infraestrutura de Data Center de que precisam para suas operações.

Assim, aquelas que desejam aumentar suas atividades, mas não têm, atualmente, capacidade para isso, podem viabilizar a tercerização deste serviço. Muitos negócios já apostam em Colocation.

Por esse motivo, vamos mostrar as principais vantagens em trazer essa possibilidade para seu negócio. Boa leitura e tire suas dúvidas.

Redução de custos

Um dos primeiros pontos que podemos listar como vantajoso para optar pelo Colocation diz respeito à redução de custos para seu negócio. Afinal, em primeiro lugar, a empresa não precisa realizar a aquisição de equipamentos e espaços físicos para esse fim.

Além disso, os custos com manutenções também podem ser elevados. Assim, ao optar pela locação, esse investimento fica por parte da empresa responsável. Você paga apenas pelo custo do serviço.

Ficam a cargo da prestadora do serviço custos como:

  • – manutenção do espaço físico;
  • – geradores de energia;
  • – chaves de transferência;
  • – climatização de precisão;
  • – largura de banda;
  • – segurança;
  • – aquisição ou locação direta do espaço físico, entre outros.

Essas questões podem sair muito caras para seu negócio no momento, inviabilizando o processo. Dessa forma, o valor que poderia ser investido fica à disposição para ser utilizado no core business da empresa.

Segurança

O Colocation é considerado um dos modelos de negócios mais seguros para a terceirização de infraestrutura de Data Centers. Isso porque, as prestadoras do serviço, por estar dedicadas a isso, investem pesado para oferecer a proteção necessária para seus dados.

Assim, elas aplicam medidas para garantir disponibilidade constante deles no dia a dia. Com isso, problemas como sobrecargas, gargalos no tráfego, entre outros, não derrubam os serviços do seu negócio.

A responsável pelo serviço monitora constantemente questões, como:

  • – energia elétrica (e uso de geradores, caso algo falhe);
  • – segurança física do espaço, a fim de evitar problemas com roubos, furtos e desastres (inundações, desmoronamentos, incêndios, entre outros);
  • – monitoramento de acesso e tráfego de dados;
  • – adoção de planos de disaster recovery;
  • – ambientes climatizados, evitando superaquecimento dos equipamentos.

Suporte constante

Outra vantagem é que a empresa é responsável por manter o suporte constante dos serviços oferecidos. Dessa forma, em caso de problemas que possam colocar em xeque as funcionalidades para seu negócio, a fornecedora buscará solucionar a questão rapidamente.

As melhores fornecedoras de Colocation trabalham com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, não se preocupe. Mesmo que ocorram indisponibilidades, elas serão solucionadas prontamente.

Redundância

A redundância é fundamental para quem está em busca de um serviço de qualidade. Isso porque por meio dela, aplicam-se uma série de camadas de proteção que auxiliam em maior segurança, tanto física quanto lógica.

Por exemplo, para evitar que o Data Center fique fora do ar, as responsáveis pelo serviço utilizam equipamentos para garantir maior eficiência energética, e implementam geradores de energia, linhas de transmissão próprias, nobreaks, entre outras medidas importantes.

O mesmo vale para infraestrutura lógica. Assim, dificilmente seu Data Center estará fora do ar e será possível garantir maior eficiência no uso do serviço. Por exemplo, é normal que ocorra uma série de sistemas de backup.

Dessa forma, caso seja preciso, pode-se recorrer a esses locais para recuperar informações e manter os serviços funcionando. Ou seja, sua empresa não tem prejuízos.

Escalabilidade

Uma das maiores dificuldades para os gestores, no que diz respeito a montar um Data Center, é planejar sua expansão a longo prazo. Isso envolve custos com equipamentos, manutenções, espaço físico, entre outros.

Por meio do Colocation, é possível realizar esse processo de forma escalável, ou seja, você expande o consumo de Data Center de acordo com a demanda. Esse é um ponto ótimo em comparação com o modelo convencional.

Isso porque, em alguns casos, há um aumento considerável de demanda, tornando impossível contornar a situação rapidamente. Nesses casos, podem ocorrer dois problemas:

  • – prejuízo no serviço, o que atrapalha a experiência do cliente;
  • – necessidade de aquisição de novos hardwares rapidamente, representando  um gasto não esperado para o momento.

Assim, é possível proporcionar uma experiência diferenciada, até mesmo, para o seu negócio, que poderá lidar melhor com as situações sem maiores problemas. Dessa forma, você pagará apenas pelo o que for utilizado.

Reposição de hardware mais ágil

Se você trabalha com Data Center físico, sabe o quanto é problemático quando ocorre um problema com hardware no servidor interno, não é mesmo? Ao optar pelo Colocation, você tirará esse peso da sua empresa.

Por ser um negócio especializado em Data Centers, já tem as peças de reposição no estoque. Assim, a troca é feita imediatamente, sem maiores problemas e sem comprometer a disponibilidade do servidor para sua empresa.

Também, por estarmos falando em uma especializada, ela trabalha com bons fornecedores, o que garante maior qualidade nos equipamentos utilizados. Muito bom, não é mesmo?

A inovTI é especialista no assunto e pode auxiliar na adoção do Colocation em sua empresa. Oferecemos, por exemplo:

  • – controle de acesso;
  • – espaço no rack disponibilizado em Us;
  • -monitoramento e correção de falhas 365 dias por ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • – links redundantes de acesso, garantindo disponibilidade contínua;
  • – fonte de energia elétrica ininterrupta, permitindo o acesso contínuo, sem indisponibilidade;
  • – certificações importantes na área (ISO 27000, TierIII Facility e Design);
  • – climatização do espaço, evitando paradas por superaquecimento;
  • – Data Center de classe mundial, com segurança física e lógica.

Colocation está muito próximo de uma lógica de outsourcing de TI. Ele tem sido cada vez mais utilizado pelos gestores como uma forma de focar mais o core business do negócio. Por isso, se você deseja trazer a empresa para uma nova era, com um pensamento enxuto e eficiente, garantindo uma melhor experiência para o cliente, é importante implementar esse serviço. E, claro, com um bom fornecedor ao seu lado.

Oferecemos o melhor para o seu negócio. Saiba mais sobre o nosso serviço e tire suas dúvidas.


Cloud Computing