loader image

Transformação Digital: 46% dos líderes aumentarão orçamento para esta nova realidade

16 fev 2022 | Soluções

Há anos se discute os impactos da transformação digital nas organizações e a importância de acompanhar as tendências do mercado. 

A pandemia, entretanto, tem acelerado significativamente este processo. Para se ter uma ideia, um estudo conduzido pela KPMG apontou que 46% dos líderes asseguram o aumento do orçamento estratégico para essa nova realidade nos próximos 12 meses.

Diante desse cenário, é fundamental se atentar para as tendências que surgem e conferir em que estágio se encontra a sua empresa. 

Pensando nisso, e buscando o desenvolvimento do seu negócio, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir este conteúdo!

Como a pandemia acelerou a transformação digital?

A pandemia surgiu como um problema repentino para a maioria das organizações. Para conter o avanço do número de infectados, muitas empresas se viram obrigadas a fechar as portas, suspender as atividades e encontrar maneiras de continuar no mercado. 

Isto, é claro, testou os limites dos atuais modelos de negócio e forçou a incorporação de processos mais flexíveis. O investimento em tecnologia, diante desse cenário, se tornou indispensável para a continuidade das atividades. 

Não é sem motivo que muitos profissionais migraram para o regime de trabalho home office, enquanto os consumidores buscaram suporte digital. 

Só no primeiro ano de pandemia, o e-commerce cresceu cerca de 68%, impulsionando 20,2 milhões de usuários a comprarem pela Internet pela primeira vez e 150 mil lojas a adotarem as plataformas digitais como estratégia de vendas.

Este processo, é claro, continua em andamento, enquanto as organizações aceleram a transformação digital para acompanhar o comportamento dos consumidores, reduzir custos, aumentar a receita, otimizar processos e manter funcionários e fornecedores conectados.

Quais são as oportunidades para as empresas?

Apesar dos avanços significativos no que se refere à tecnologia, é verdade que as empresas ainda estão em fase de adaptação de seus processos para esta nova realidade. E a tendência é que, quem melhor adaptar seu modelo de negócio, consiga um amplo público consumidor, agora mais exigente e criterioso.

Não é por acaso que 46% dos líderes aumentarão o orçamento estratégico para a transformação digital, conforme aponta a pesquisa da KPMG. 

Dos entrevistados, 27% esperam, ao menos, manter os gastos nos níveis atuais. O estudo demonstra como os gestores têm enxergado este momento como oportunidade para transformar as experiências e expectativas dos consumidores. 

Conforme as atividades de mercado são retomadas, líderes passam a redefinir suas prioridades e estratégias para manter-se no mercado e crescer no longo prazo. 

Dos empreendedores procurados para o levantamento da pesquisa, 71% reconheceram que os esforços de automação e os novos modelos de trabalho, impulsionados especialmente pela IA, já colocaram o negócio à frente de onde esperava estar.  

Qual o papel dos CIOs nesse contexto?

O Chief Information Officer (CIO) ou, em português, Diretor de Tecnologia da Informação, tem sido apontado como liderança protagonista na empresa, especialmente no pós-pandemia.

Isto, é claro, se deve à forma como a tecnologia se tornou fundamental para as organizações durante o fechamento da economia. 

Para o futuro, espera-se que o diretor da área de TI assuma função estratégica na automação de processos, na agilidade operacional e na transformação de toda a cadeia de fornecimento. 

Isso sem contar a participação cada vez mais indispensável na tomada de decisões na empresa, a partir das análises e descobertas baseadas em dados. 

Outra função estratégica reside na condução de um modelo de negócios ambientalmente sustentável, pauta que tem recebido grande destaque nos últimos anos e atribuído credibilidade no mercado.

A partir da tecnologia, afinal, é possível otimizar recursos e aproveitar a sua máxima capacidade operacional. Entre as tecnologias promissoras que, nesse sentido, devem receber investimento por parte dos CIOs, estão: Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Conexão 5G.

Como se preparar para a transformação digital?

Confira agora algumas dicas para atender às novas demandas do mercado e se preparar para o cenário de transformação digital!

Repense o seu negócio

Em primeiro lugar, é preciso compreender que as mudanças trazidas pela transformação digital são estruturais, e não apenas operacionais. 

Em outras palavras, a incorporação de tecnologias demandará dos líderes um exercício de reflexão sobre as rupturas que surgirão em todos os setores e processos e quais as estratégias que precisam ser traçadas.

Tenha um planejamento estratégico

Ao afetar a própria estrutura do negócio, a transformação digital também propõe aos líderes uma nova forma de gestão empresarial.

Será preciso, afinal, repensar a mentalidade institucional em todos os níveis hierárquicos, além de prever as etapas de incorporação dessas tecnologias, elaborar o orçamento disponível para as mudanças, entre outros aspectos. 

Invista na mudança cultural

Assim como os líderes, os colaboradores também precisarão mudar padrões de comportamento, adaptar-se à novas formas de interação com a equipe e o público e promover a inovação no ambiente empresarial. 

Isto, é claro, demanda esforços no sentido de promover uma mudança de valores que alinhe o trabalho da equipe.

Esteja atento às tendências do mercado

Por último, não deixe de estudar o mercado, no sentido de conferir as melhores tecnologias conforme o segmento e as necessidades da sua empresa. 

Observar tendências e contar com boas parcerias, nesse sentido, pode ser importante para investir em ferramentas que trazem ganhos efetivos para o seu negócio.

Sem dúvidas, a transformação digital é, cada vez mais, o núcleo estratégico de qualquer empresa que deseja se desenvolver no mercado. Para tanto, é preciso que os líderes se atentem a alguns fatores. 

Além do orçamento, que tem sido revisto por inúmeros empreendedores, é fundamental repensar todo o modelo de negócio, adaptando o planejamento empresarial e promovendo mudanças culturais que sustentem essa nova estrutura.

É preciso, ainda, contar com boas parcerias que orientem sobre as melhores soluções. A InovTI, por exemplo, é uma empresa especialista em Cloud e Datacenter e oferece recursos importantes para a transformação digital da sua empresa. 

Com ampla experiência, a instituição trabalha para oferecer opções seguras e confiáveis aos parceiros, sempre conferindo as necessidades específicas da organização.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como se preparar para a transformação digital, entre em contato com a nossa equipe e confira as melhores soluções da InovTI para o seu negócio!

Cloud Computing